sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Normatizações, conscientização e preservação ambiental

Foto: Denilson Secreta
Mayara da Quinta

O Plano Diretor de Arborização Urbana da Capital, o PDAU, foi sancionado hoje, 23, pelo prefeito Nelson Trad Filho junto ao Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Marcos Antônio Moura Cristaldo. A sanção aconteceu na Área de Preservação permanente do Córrego Vendas, junto ao primeiro plantio de árvores do projeto Vista o Verde, em ação conjunta da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), Blink FM102, loja K3 e ONG Planeta Pantanal.

O Plano gerou o diagnóstico da arborização na cidade, para então estabelecer diretrizes e recomendações que normatizam as questões de plantio e administram o crescimento urbano sem agredir o meio ambiente. “O plano diretor é um marco regulatório definitivo de toda arborização do município e esperamos que nos próximos 10 anos, surta efeito” – salientou Marcos Antonio Moura Cristaldo,

Foto: Denilson Secreta
Campo Grande é a terceira cidade mais arborizada do país. Hoje a proporção é de 0,3 árvore para cada habitante, e segundo o prefeito da capital, Nelson Trad Filho a intenção é alcançar 1 árvore/habitante e o plano diretor de arborização urbana colaborara neste sentido. “A intenção é conservar o verde que nossa cidade tem.” – completou o prefeito.

O projeto de reflorestamento e conscientização ambiental Vista o Verde realizou seu primeiro plantio às margens do Córrego Vendas, após sanção do PDAU. O projeto consiste em reverter a quantidade de camisetas específicas, vendidas na loja K3 Shopping Campo Grande, em mudas que serão plantadas e mantidas pela Semadur.

Os alunos da escola CNEC, da segunda e sexta série do ensino fundamental prestigiaram o plantio das primeiras mudas. A parceria da escola CNEC com a Secretaria do Meio Ambiente começou em 2009 com o projeto “Água. Sabendo usar não vai faltar.” Segundo o proprietário da rádio FM Blink102, Alex Bachega, estas foram as 100 primeiras árvores plantadas, revertidas das 100 camisetas vendidas nos dois últimos meses. 

“O importante é recompor as áreas degradadas. Nosso papel é conscientizar. Criar práticas com ações simples e eficientes, mobilizar a sociedade.” –  afirmou Hamilton Medeiros, presidente da ONG Planeta Pantanal, responsável por doar as mudas obtidas com o projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário