quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Prefeitura comemora Dia da árvore dando mudas de árvores frutíferas

Aline Oliveira (Fonte: CG Notícias)

Na data em que se comemora o Dia da árvore, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) realizou, desde o início desta manhã, a distribuição de diversas espécies de mudas de árvores frutíferas para a população, em dois locais: na Central de Atendimento ao Cidadão e no Centro de Educação Ambiental Polonês, totalizando 30 mil exemplares.

A distribuição de mudas faz parte do projeto “Fruta no quintal”, cujo objetivo é incentivar a população a plantar mudas frutíferas nos quintais, possibilitando a permeabilidade do solo e, desta forma, contribuindo para a contenção de águas que avançam para o passeio público e os quintais.

O servidor municipal Francisco Domingos chegou cedo na Central de Atendimento para escolher uma muda de goiabeira e explicou o porquê da escolha. “Eu e minha esposa gostamos muito de plantas e temos diversas no quintal, principalmente frutíferas. Faltava esta qualidade e, com certeza, iremos cuidar com muito carinho para que ela produza belos frutos”, comentou Domingos.

Na avenida Nelly Martins (Via Park), uma equipe da Semadur também distribuía mudas e o movimento de pessoas que paravam para pegar um exemplar era intenso. A produtora rural Mariana Pereira ficou muito satisfeita ao conseguir um exemplar de ameixeira, pois, segundo ela, a fruta traz lembranças da infância vivida no sul do país. “O sabor e o aroma da ameixa marcou muito minhas lembranças sobre a infância. Então, é nostálgico ter a oportunidade de plantar a árvore no quintal de minha casa”, emocionou-se a produtora.

A pequena Alice Buaianain de seis anos também estava contente em receber da equipe uma muda de amoreira. Questionada sobre quem iria cuidar da planta ela foi categórica: “Eu e minha irmãzinha vamos cuidar”, afirmou encantada.

De acordo com o chefe de Divisão de Fiscalização de Áreas Verdes e Posturas Ambientais está sendo realizado, ainda, o plantio de paineiras e ipês nas avenidas Via Park e Mato Grosso e existe uma programação de plantio de diversas árvores para rearborização da região central da cidade.

“Serão plantadas cerca de 500 mudas de diversas espécies, além de darmos continuidade ao projeto Vista o Verde, no qual a pessoa ao comprar uma camiseta da K3 Sportwear ganha uma árvore que será plantada na Área de Preservação Permanente (APP) do Sóter, objetivando a rearborizando as áreas de fundo de vale”, detalhou Júnior.


Nenhum comentário:

Postar um comentário