quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Valorização do catador


Projeto social visa diminuir preconceito da profissão

Participantes em visita a Casa Sustentável                Foto:  Suely Brasil       
O trabalho social feito com catadores do empreendimento José Teruel Filho, Bairro Dom Antônio Barbosa, tratou do detalhamento do programa de coleta seletiva da capital. No residencial, vivem 231 famílias, nas quais foram listados cerca de 70 catadores e 12 participaram do curso, segundo levantamento feito pela MP Assessoria e Consultoria em projetos sociais, terceirizada da Agência Municipal de Habitação de Campo Grande (Emha), responsável pela ação.

  
A atividade aconteceu de 20 a 22 de setembro. Houve uma capacitação psicológica objetivando promover o resgate da cidadania e a valorização do trabalho do catador, na tentativa de amenizar o preconceito sobre profissão.


No último dia, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano promoveu visita ao Centro de Educação Ambiental Polonês (CEA). Os 35 participantes puderam conhecer o CEA e sua Casa Sustentável. Os escritores Heitor Simões e Mara Calvis palestraram na visita com o intuito de ensinar aos catadores a agregar valor aos resíduos e utilizar de forma artesanal os materiais recicláveis. O Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marcos Antônio Moura Cristaldo detalhou aos presentes a importância da profissão do catador para o sucesso da coleta seletiva de Campo Grande


“A repercussão foi muito positiva” – afirma a coordenadora do projeto, Silvana Novaes. Os trabalhos sociais continuarão agora, relacionados à educação sanitária e ambiental, sempre repassando informações a respeito do programa de coleta seletiva aos moradores. 
Mayara da Quinta

Nenhum comentário:

Postar um comentário