terça-feira, 4 de outubro de 2011

Penitenciária Federal de Campo Grande implanta coleta seletiva


 Mayara da Quinta
Penintenciária Federal de CG recebe visita da Semadur
A equipe de orientação para implantação da Coleta Seletiva da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), visitou no dia 4 a Penitenciária Federal de Campo Grande. No Brasil existem quatro presídios federais, o da capital será o primeiro a ter o sistema de coleta seletiva.
“A coleta solidária é um programa do governo federal. Na nossa gestão regional instauramos a coleta seletiva aqui e todo resíduo gerado será destinado a uma cooperativa, contribuindo ambiental e socialmente” – afirmou Joana Pires Gonçalves, secretária da comissão de implantação da coleta solidária no presídio.

A palestra do representante da Semadur, Eng. Antônio Carlos da Silva Sampaio, durou cerca de 1 hora e meia e contou com 35 participantes, entre agentes e funcionários.

O engenheiro salientou os prejuízos causados pelo lixo para conscientizar o público, antes de explicar o passo a passo para coletar seletivamente. Evidenciou que os resíduos mal administrados podem atrair vetores como mosquitos e moscas que transmitem doenças ou ainda ratos e baratas. Outro fator preocupante é a possível atração de urubus que podem causar acidentes aéreos.

“Precisamos cuidar do nosso lixo e dar um destino adequado. Seja em casa, no trabalho ou no lazer.” – afirmou Antônio Carlos Sampaio.

Os 4Rs da conscientização ambiental foram relembrados no evento. Repensar, Reduzir, Reutilizar e finalmente Reciclar são as dicas para mudança de comportamento e consequente respeito com a natureza. “Existem pequenas atitudes, ao mudar nosso comportamento, diminuímos o lixo gerado.” - disse o representante da Semadur.

Reciclar é transformar

“A indústria da reciclagem está crescendo cada dia mais, mas para isto é preciso a separação correta dos materiais.” – Com esta fala o palestrante começou a exemplificar a separação correta dos resíduos recicláveis em suas respectivas lixeiras e ainda demonstrou formas de compostagem para os materiais orgânicos (restos de comida, folhas, cascas de frutas).

Para finalizar, citou as vantagens da coleta seletiva e posterior reciclagem dos materiais. A destinação correta dos materiais gera: economia de matéria prima e energia elétrica, diminuição do lixo nas ruas e de alagamentos, redução dos impactos ambientais, aumento da vida útil dos aterros, melhoria da qualidade de vida e saúde publica além do constante incentivo ao crescimento da indústria de reciclagem.

A reciclagem de 1kg alumínio economiza 95% da energia que seria usada na produção. Com 1 tonelada de papel reciclado a economia é de 64%, na reciclagem do vidro 50% e na do plástico mais de 50% de energia é economizada, sem considerar o fator que o plástico para ser gerado libera muitos resíduos perigosos, por ser um derivado de petróleo.

“Temos que fazer a nossa parte, pois somos nós que geramos o lixo.” – finalizou o Eng. Antônio Carlos Sampaio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário