terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Campo Grande participou de audiência pública sobre o Plano Nacional de Resíduos Sólidos


Nos dias 31 de novembro e primeiro de dezembro foi realizada em Brasília a audiência pública nacional para aprovação das novas propostas da sociedade civil, governo, empresas e universidades para a versão preliminar do Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Campo Grande participou da audiência com a presença de representantes da Prefeitura e dos catadores de materiais recicláveis da capital.

No evento foram apresentados os resultados das cinco audiências regionais realizadas nos meses de setembro e outubro e das contribuições enviadas pela internet. O resultado das consultas públicas originou um documento que estabelece diretrizes, estratégias, cenários e metas para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos. O Plano prevê um conjunto de medidas que visam o fim dos lixões, implantação da coleta seletiva, valorização dos catadores e incentivo ao consumo consciente. Ações estas, que já foram implantadas em Campo Grande.

“O assunto foi amplamente debatido, onde ficou evidente a conscientização dos participantes e a necessidade de apresentação de novas soluções para a destinação final dos resíduos sólidos. No entanto, a população em geral ainda precisa adquirir novos hábitos de consumo.”, destacou Denise Name, diretora do Departamento de Licenciamento e Monitoramento Ambiental da Semadur, participante do evento.

Após a audiência, o documento oficial elaborado ainda será submetido aos conselhos nacionais de meio ambiente, cidades, saúde e política agrícola, onde poderá receber novas contribuições. Depois de pronto, seguirá para apreciação do Palácio do Planalto. Segundo dados oficiais a coleta seletiva de materiais recicláveis no País não ultrapassa 28% dos municípios brasileiros. Somente 392 cidades contam com estruturas para reutilização e reciclagem, mesmo assim, parte deles necessita de recuperação. Para reverter este quadro, o Plano apresenta metas regionais e propõe mecanismos de financiamento. “As recomendações das discussões foram importantes e irão contribuir para um Plano Nacional de Resíduos Sólidos consistente.”, observou Denise.

Para o diretor de Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente – MMA, Silvano Silvério, esta etapa foi importante para a elaboração do plano. "É fundamental, pois contou com a participação dos vários setores envolvidos e o plano é para todos eles", comentou. O encontro contou com a presença do secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, Nabil Bonduki, entre outros representantes do Ministério do Meio Ambiente.

Katia Tavares
DRT/MS 352

Nenhum comentário:

Postar um comentário