sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Aprender a coletar


Semadur realiza atividades de detalhamento da Coleta Seletiva

Mayara da Quinta

Eng. Antônio Carlos em palestra
Para detalhar o programa da coleta seletiva, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) realiza um trabalho de orientação da implantação da coleta na capital, para mostrar resultados e tirar as dúvidas da população.

O projeto que começou no mês de agosto inclui palestras, reuniões e visitas técnicas ministradas pelos representantes da Semadur, Eng. Suely Brasil e  Eng. Antônio Carlos Sampaio. Após dois meses já foram realizadas 37 atividades que seguem indeterminadamente até a consolidação da coleta seletiva em todo município.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Valorização do catador


Projeto social visa diminuir preconceito da profissão

Participantes em visita a Casa Sustentável                Foto:  Suely Brasil       
O trabalho social feito com catadores do empreendimento José Teruel Filho, Bairro Dom Antônio Barbosa, tratou do detalhamento do programa de coleta seletiva da capital. No residencial, vivem 231 famílias, nas quais foram listados cerca de 70 catadores e 12 participaram do curso, segundo levantamento feito pela MP Assessoria e Consultoria em projetos sociais, terceirizada da Agência Municipal de Habitação de Campo Grande (Emha), responsável pela ação.

  
A atividade aconteceu de 20 a 22 de setembro. Houve uma capacitação psicológica objetivando promover o resgate da cidadania e a valorização do trabalho do catador, na tentativa de amenizar o preconceito sobre profissão.


No último dia, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano promoveu visita ao Centro de Educação Ambiental Polonês (CEA). Os 35 participantes puderam conhecer o CEA e sua Casa Sustentável. Os escritores Heitor Simões e Mara Calvis palestraram na visita com o intuito de ensinar aos catadores a agregar valor aos resíduos e utilizar de forma artesanal os materiais recicláveis. O Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marcos Antônio Moura Cristaldo detalhou aos presentes a importância da profissão do catador para o sucesso da coleta seletiva de Campo Grande


“A repercussão foi muito positiva” – afirma a coordenadora do projeto, Silvana Novaes. Os trabalhos sociais continuarão agora, relacionados à educação sanitária e ambiental, sempre repassando informações a respeito do programa de coleta seletiva aos moradores. 
Mayara da Quinta

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Viveiro Flora do Cerrado comemora um ano produzindo 400 mil mudas por ano


Lairtes Chaves

Marcos Cristaldo visita o viveiro
Ainda nas comemorações da Semana da Árvore e do lançamento do Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU) pelo prefeito Nelson Trad Filho, o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Marcos Antônio de Moura Cristaldo, fiscalizou as atividades do Viveiro Flora do Cerrado, que completou seu primeiro aniversário no último dia 21.

Atualmente, com uma produção de 400 mil e, capacidade para até 1 milhão de mudas de árvores de diversas espécies por ano, o local cultiva plantas nativas da região, além de frutíferas. Com essa capacidade de produção, o berçário de plantas torna-se ferramenta essencial para alcançar a meta de 1 milhão de árvores plantadas nos próximos 10 anos, com a média de uma árvore por habitante considerando o crescimento da cidade.

Em seu primeiro aniversário, o Flora do Cerrado presenteou a cidade com cerca de 20 mil mudas de árvores, doadas em diversos locais, como parte do projeto Fruta no Quintal, que além de garantir as delícias frutíferas nas casas também agiu como incentivo a garantir o espaço de absorção das águas da chuva nas casas.

                                                                   Fotos: Lairtes Chaves
Um dos únicos do país, pertencentes ao setor público e com tal capacidade de produção, o viveiro se torna garantia do crescimento das áreas verdes e do desenvolvimento sustentável da capital.

“Nossa intenção é incentivar o crescimento da cidade, ampliando também as áreas verdes. Uma das maiores vitórias é o nosso Plano de Arborização Urbana sancionado pelo Prefeito Nelson Trad que com certeza veio pra garantir o meio ambiente para as gerações futuras”, afirmou Cristaldo na sua visita ao Viveiro.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Plantio de mudas no Parque Cônsul Assaf Trad


Secretário do Meio Ambiente em plantio no parque
 Da Assessoria

Para recuperar o entorno das lagoas do Parque Municipal Cônsul Assaf Trad a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano age em parceria com a Polícia Militar no plantio de mudas para reflorestar a área.


A Policia Militar plantou em junho na Semana do Meio Ambiente 1.000 mudas no local. Na Semana da Árvore a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano forneceu mais 500 mudas plantadas pela PM que será responsável pelo cuidado das mesmas no parque. A parceria será mantida e o plantio de recuperação no parque será constante.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Secretário de Meio Ambiente visita escola nas Moreninhas durante Semana da Árvore

Lairtes Chaves

Alunos recebem mudas de Ipê Amarelo. Foto: Lairtes Chaves

No último dia 22, o Secretário Marcos Antonio de Moura Cristaldo visitou a Escola Municipal José Maria Messias da Silva, no bairro Moreninhas II, durante as comemorações especiais da Semana da Árvore.

O encontro aconteceu no período matutino e contou com a participação de alunos, pais, professores e membros da comunidade. A diretora Dinalva Domingos destacou os projetos e realizações da escola quanto a conscientização ambiental, agradecendo ao secretário por sua atuação.

“A Semadur sempre foi parceira da escola, e queremos contar com essa parceria cada dia mais. Que juntos possamos, escola e secretaria, transformar a realidade pela preservação do meio ambiente”, afirmou Dinalva.
Secretário Cristaldo conversa com alunos no plantio. Foto Lairtes Chaves

Após a distribuição de Ipês amarelos, do Viveiro Flora do Cerrado, doados pela Secretaria, alunos e pais acompanharam Cristaldo no plantio de mudas na parte externa da escola, ouvindo atentamente as instruções sobre o cuidado e importância das árvores.

 “Ações como a da escola, de conscientizar e ser pólo de incentivos a preservação ambiental são fundamentais para o desenvolvimento da nossa cidade. A Secretaria é parceira pra essas atividades e pra essa mudança”, encerrou Cristaldo.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Normatizações, conscientização e preservação ambiental

Foto: Denilson Secreta
Mayara da Quinta

O Plano Diretor de Arborização Urbana da Capital, o PDAU, foi sancionado hoje, 23, pelo prefeito Nelson Trad Filho junto ao Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Marcos Antônio Moura Cristaldo. A sanção aconteceu na Área de Preservação permanente do Córrego Vendas, junto ao primeiro plantio de árvores do projeto Vista o Verde, em ação conjunta da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), Blink FM102, loja K3 e ONG Planeta Pantanal.

O Plano gerou o diagnóstico da arborização na cidade, para então estabelecer diretrizes e recomendações que normatizam as questões de plantio e administram o crescimento urbano sem agredir o meio ambiente. “O plano diretor é um marco regulatório definitivo de toda arborização do município e esperamos que nos próximos 10 anos, surta efeito” – salientou Marcos Antonio Moura Cristaldo,

Foto: Denilson Secreta
Campo Grande é a terceira cidade mais arborizada do país. Hoje a proporção é de 0,3 árvore para cada habitante, e segundo o prefeito da capital, Nelson Trad Filho a intenção é alcançar 1 árvore/habitante e o plano diretor de arborização urbana colaborara neste sentido. “A intenção é conservar o verde que nossa cidade tem.” – completou o prefeito.

O projeto de reflorestamento e conscientização ambiental Vista o Verde realizou seu primeiro plantio às margens do Córrego Vendas, após sanção do PDAU. O projeto consiste em reverter a quantidade de camisetas específicas, vendidas na loja K3 Shopping Campo Grande, em mudas que serão plantadas e mantidas pela Semadur.

Os alunos da escola CNEC, da segunda e sexta série do ensino fundamental prestigiaram o plantio das primeiras mudas. A parceria da escola CNEC com a Secretaria do Meio Ambiente começou em 2009 com o projeto “Água. Sabendo usar não vai faltar.” Segundo o proprietário da rádio FM Blink102, Alex Bachega, estas foram as 100 primeiras árvores plantadas, revertidas das 100 camisetas vendidas nos dois últimos meses. 

“O importante é recompor as áreas degradadas. Nosso papel é conscientizar. Criar práticas com ações simples e eficientes, mobilizar a sociedade.” –  afirmou Hamilton Medeiros, presidente da ONG Planeta Pantanal, responsável por doar as mudas obtidas com o projeto.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dia da Árvore - Plano Diretor de Arborização está na Câmara para ser votado


Marta Benedito (Fonte: CG Notícias)

Projeto de lei complementar do Executivo que trata do Plano Diretor de Arborização Urbana de Campo Grande foi encaminhado à Câmara de Vereadores e traz algumas alterações do Plano original, que vão contribuir para definir os critérios para a arborização e poda, plantio, proteção e retirada de árvores. O Plano é considerado um instrumento na política de arborização e gestão do verde e do meio ambiente da Capital e um meio de trazer benefícios de ordem social, econômica e ambiental ao estabelecer ações de orientação, fiscalização e procedimentos para o exercício das responsabilidades com relação à arborização. 

De acordo com o secretári de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), Marcos Antonio Moura Cristaldo o Plano Diretor de Arborização facilitará as ações corretas da população e do poder público ao criar instrumentos jurídicos. O Plano reúne um conjunto de métodos e medidas adotadas para preservação, manejo e expansão das áreas arborizadas nas cidades, de acordo com as demandas técnicas e as manifestações de interesse das comunidades locais. A partir do inventário das árvores existentes nas calçadas da cidade, foram traçadas diretrizes de planejamento, implantação, conservação e administração das árvores públicas. 

Campo Grande conta, de acordo com o levantamento do sistema de geoprocessamento feito pela Semadur, com 153 mil árvores em passeios públicos e canteiros. A intenção é chegar a um milhão de árvores em 10 anos com ações de incentivo ao plantio correto, campanhas de educação ambiental e compensações ambientais. Mesmo assim, a Capital está acima da média de cobertura vegetal preconizada pela ONU (Organização das Nações Unidas), que é de 12 metros quadrados de área verde por habitante, chegando a uma média de 73 metros quadrados por habitante na área urbana. 

Compensações ambientais

O Plano Diretor traz critérios para a arborização considerando o plantio tanto pelo poder público, entidades quanto por particulares mediante concessão ou autorização levando em conta o planejamento, a implantação e o manejo que deverão observar normas técnicas estabelecidas no Guia de Arborização Urbana. As compensações ambientais também estão presentes no Plano, definindo regras para os empreendimentos imobiliários. Os loteamentos residenciais, por exemplo, deverão manter as árvores no terreno e caso não seja possível manter a totalidade, a quantidade retirada deverá ser compensada no entorno. O secretário explica que no caso de novas edificações, a liberação do habite-se ficará vinculada também ao plantio de árvore no passeio em frente ao lote.

Para receber a Licença Ambiental de Operação, o Plano Diretor prevê que os novos loteamentos e condomínios terão que apresentar à Semadur projetos de arborização para análise e aprovação em canteiros centrais, praças ou áreas verdes que deverão ser executados pelos próprios empreendedores. Os projetos deverão atender aos requisitos exigidos no Plano, sendo obrigatória a escolha de espécies recomendadas para cada região urbana da cidade e de porte compatível com o espaço disponível ao plantio. 

Proteção e poda

A proteção da arborização existente na área urbana é outra prerrogativa do Plano Diretor de Arborização que veda o corte, a poda, derrubada ou a prática de qualquer ação que possa provocar dano, alteração do desenvolvimento natural ou morte da árvore em área pública e nas propriedades privadas. Sofrerão sansões penais quem pintar, colocar cartazes, anúncios ou utilizar as árvores para apoio ou suporte de objetos. Outro aspecto de proteção está relacionado à poda, que só será permitida em situações que possam causar acidentes ou interrupção dos sistemas elétrico, de telefonia ou de outros serviços, para limpeza e retirada de galhos secos e para a recuperação de arquitetura da copa. 

A novidade do Plano fica por conta da regra de autorização de poda e supressão da árvore, que permite ao Poder Público autorizar empresas ou profissionais autônomos especializados e devidamente credenciados na Semadur a efetuar a poda ou supressão da árvore. Neste caso, de acordo com o secretário Marcos Cristaldo, esses aspectos passarão por regulamentação. “Empresas ou profissionais deverão passar por um treinamento para capacitá-los e credenciá-los”, explica.

No caso de empreendimentos imobiliários, quando a localização das árvores impedir a execução da obra e não houver possibilidade de adaptar o projeto, a Semadur poderá autorizar o seu transplante. As regras de retirada das árvores, no entanto, continuam severas. A supressão de árvores em locais públicos e lotes particulares só será autorizada mediante laudo técnico que poderá ser emitido pela Semadur, empresas ou profissionais autônomos especializados credenciados. 

A retirada de árvores poderá ser feita nas seguintes circunstâncias: quando o estado fitossanitário (doença) justificar a prática, se a árvore ou parte dela apresentar risco iminente de queda, nos casos em que a árvore esteja causando comprovados danos permanentes ao patrimônio público ou privado, no plantio irregular ou quando a propagação espontânea das espécies impossibilitarem o desenvolvimento adequado da própria árvore e das árvores vizinhas. Também poderão ser retiradas as árvores com espécies não recomendadas ou cuja propagação tenha efeitos prejudiciais para a arborização urbana.

Ações em desenvolvimento

Muitas das ações previstas no Plano de Arborização estão em pleno desenvolvimento pela prefeitura entre elas as ações de envolvimento da população com vistas à manutenção e a preservação da arborização, a criação de um viveiro e o programa de arborização considerando as características de cada região da cidade. Para isso, foram implementados o Programa Via Verde, com plantio de mudas em calçadas, o Viveiro Flora do Cerrado, que já produziu mais de 300 mil mudas nativas utilizadas na arborização urbana e a Brigada Verde, composta por técnicos que acompanham o desenvolvimento das mudas plantadas. 

O Plano prevê também ações de co-gestão com a sociedade para a implantação e manutenção da arborização. “O projeto Vista o Verde é uma delas e tem contado com o apoio da comunidade para projetos ambientais de reflorestamento da flora nativa em todas as áreas de fundo de vale que receberam melhorias estruturais como o Segredo, Cabaça, Bandeiras, Imbirussu/Serradinho, Prosa e Lagoa”, argumenta Cristaldo. 

A falta de conscientização da população ainda é um fato a ser considerado. O titular da Semadur observa que das 10 mil árvores plantadas com o projeto Via Verde, cerca de 40% delas sofreram depredação. “Ainda temos que reforçar a educação e lembrar à população que as árvores aumentam a umidade relativa do ar, dão sombra e purificam o ar, atraem aves, diminuem a poluição sonora, amenizam a temperatura e constituem um fator estético e paisagístico valorizando a qualidade de vida local”, destaca.

Prefeitura comemora Dia da árvore dando mudas de árvores frutíferas

Aline Oliveira (Fonte: CG Notícias)

Na data em que se comemora o Dia da árvore, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) realizou, desde o início desta manhã, a distribuição de diversas espécies de mudas de árvores frutíferas para a população, em dois locais: na Central de Atendimento ao Cidadão e no Centro de Educação Ambiental Polonês, totalizando 30 mil exemplares.

A distribuição de mudas faz parte do projeto “Fruta no quintal”, cujo objetivo é incentivar a população a plantar mudas frutíferas nos quintais, possibilitando a permeabilidade do solo e, desta forma, contribuindo para a contenção de águas que avançam para o passeio público e os quintais.

O servidor municipal Francisco Domingos chegou cedo na Central de Atendimento para escolher uma muda de goiabeira e explicou o porquê da escolha. “Eu e minha esposa gostamos muito de plantas e temos diversas no quintal, principalmente frutíferas. Faltava esta qualidade e, com certeza, iremos cuidar com muito carinho para que ela produza belos frutos”, comentou Domingos.

Na avenida Nelly Martins (Via Park), uma equipe da Semadur também distribuía mudas e o movimento de pessoas que paravam para pegar um exemplar era intenso. A produtora rural Mariana Pereira ficou muito satisfeita ao conseguir um exemplar de ameixeira, pois, segundo ela, a fruta traz lembranças da infância vivida no sul do país. “O sabor e o aroma da ameixa marcou muito minhas lembranças sobre a infância. Então, é nostálgico ter a oportunidade de plantar a árvore no quintal de minha casa”, emocionou-se a produtora.

A pequena Alice Buaianain de seis anos também estava contente em receber da equipe uma muda de amoreira. Questionada sobre quem iria cuidar da planta ela foi categórica: “Eu e minha irmãzinha vamos cuidar”, afirmou encantada.

De acordo com o chefe de Divisão de Fiscalização de Áreas Verdes e Posturas Ambientais está sendo realizado, ainda, o plantio de paineiras e ipês nas avenidas Via Park e Mato Grosso e existe uma programação de plantio de diversas árvores para rearborização da região central da cidade.

“Serão plantadas cerca de 500 mudas de diversas espécies, além de darmos continuidade ao projeto Vista o Verde, no qual a pessoa ao comprar uma camiseta da K3 Sportwear ganha uma árvore que será plantada na Área de Preservação Permanente (APP) do Sóter, objetivando a rearborizando as áreas de fundo de vale”, detalhou Júnior.


CEA recebe visita de mais uma escola do município

Foto: Giulianno Arruda
O Centro de Educação Ambiental Leonor Reginato Santini - CEA Polonês recebeu na tarde de hoje (21) a visita de 50 alunos do 6º e 7º ano da Escola Municipal Dr. Eduardo Olímpio Machado.

Localizada na Coophavila II, a escola desenvolve diversos projetos ambientais, incluindo a coleta seletiva, implantada desde 2010 em parceria com a Semadur, que levou o nome de "reciclando com arte".

No CEA Polonês, os alunos participaram de algumas dinâmicas relacionadas à separação e reciclagem dos resíduos sólidos, na presença do boneco Reciclão, o mascote do programa de coleta seletiva.

Hoje é dia da árvore

Foto: Denilson Secreta
No dia 21 de setembro comemora-se no Brasil o dia da árvore, e a escolha da data originou-se em razão da chegada da primavera. Antes da escolha dessa data, ocorria na última semana de março, a festa Anual das Árvores, instituída pelo presidente Castelo Branco, a partir de 1965.

A árvore ganhou um dia especial em virtude de sua importância para a vida humana e também pela data ser próxima à chegada da primavera onde as flores se abrem e dão origem a novas espécies. As árvores mantêm a umidade do ar, além disso, ajudam a diminuir a poluição, porque dissolvem o gás carbônico, durante a queima de combustível. Produzem oxigênio, mudam a direção dos ventos, firmam o solo das encostas e também as margens dos rios.

No Brasil, a árvore mais antiga é um jequitibá de 3.020 anos, localizado em Santa Rita do Passa Quatro, em São Paulo. Sua copa possui 39 metros de diâmetro, onde vivem tucanos e macacos, entre outros animais.

Em Campo Grande podem ser encontradas nas principais ruas do centro as árvores quase centenárias, plantadas em 1914 que se concentram principalmente nas avenidas Afonso Pena e Mato Grosso. Plantadas no primeiro programa de arborização para as ruas da capital realizado em 1913 quando o prefeito Dr. Arlindo de Andrade Gomes mandou trazer do Jardim Botânico no Rio de Janeiro cerca de mil mudas.

A comemoração da semana da árvore foi instituída em Campo Grande pela Lei Municipal nº. 4.457, de 18 de abril de 2007.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Capital comemora o Dia da Árvore com plantios e doação de mudas

Foto: Denilson Secreta
O Dia da Árvore, 21 de setembro, será comemorado na Capital com a distribuição de mudas de árvores frutíferas de diversas espécies do projeto Fruta no Quintal, lançado no último sábado.

A ação acontece na Central de Atendimento ao Cidadão, a partir das 8 horas, e no Centro de Educação Ambiental, CEA Polonês, a partir das 9 horas.

A tarde haverá plantio de mudas no Parque Cônsul Assaf Trad, a partir das 14 horas, e a visita de alunos da Escola Municipal Dr. Eduardo Olímpio Machado ao Centro de Educação Ambiental.

Veja a programação completa da Semana da Árvore.


Escola do Jardim Colúmbia visita o Centro de Educação Ambiental

Foto: Denilson Secreta
Alunos do 9º ano da Escola Municipal Irmã Edith Coelho Neto, localizada no Jardim Colúmbia, visitaram na manhã de hoje (20) o Centro de Educação Ambiental Leonor Reginato Santini – CEA Polonês.

Durante a visita, os alunos assistiram uma apresentação de teatro de bonecos sobre meio ambiente e participaram de brincadeiras e vivências ao ar livre. Foi oferecido um lanche saudável, composto de sanduíche natural, bolos, frutas e sucos de frutas naturais.

Cada aluno ganhou um boné do CEA, um squeeze e uma muda de árvores frutíferas do projeto Fruta no Quintal, entregues pelo personagem “Florinha”.

O prefeito Nelson Trad Filho, o Secretário de Meio Ambiente Marcos Cristaldo e a Secretária de Educação Maria Cecília Amêndola da Motta, marcaram presença nessa primeira atividade.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Atividades no Centro de Educação Ambiental começam amanhã

Foto: Lairtes Chaves
Inaugurado no último dia 30 de agosto, em comemoração aos 112 anos de Campo Grande, o Centro de Educação Ambiental Leonor Reginato Santini – CEA Polonês iniciou oficialmente o agendamento de visitas.

Nesta semana, começam as visitas regulares de escolas, com uma programação especialmente voltada para a Semana da Árvore. A primeira escola a participar das atividades é a Escola Municipal Irmã Edith Coelho Neto.

Também está agendada a visita das escolas: E.M. Dr. Eduardo Olímpio Machado, E.M. Ana Lúcia de Oliveira Batista, E.M. Lenita de Sena Nachif; além de visita de um grupo de catadores de materiais recicláveis em que será apresentado o programa de coleta seletiva.

O CEA Polonês é o primeiro centro de educação ambiental do Estado e um dos únicos do país. Idealizado, projetado e implantado pela Semadur, localiza-se na Rua Corveta, n.141, Bairro Carandá Bosque I.

Mais informações podem ser obtidas no blog do CEA Polonês (acesse aqui).

Rua Amazonas recebe plantios de árvores

Foto: Denilson Secreta (Arquivo)
Começa hoje (19) os plantios de mudas para arborização urbana nas calçadas da Rua Amazonas.

Os plantios fazem parte do projeto Via Verde que essa semana completa um ano de existência e tem por objetivo arborizar a cidade de forma planejada para, gradativamente, recompor os espaços vazios e preparar para futuramente substituir as árvores mais velhas, com risco de queda.

Para o Chefe da Divisão de Fiscalização de Áreas Verdes e Posturas Ambientais, Orsival Simões Junior, quando se trata de arborizar os passeios, é preciso considerar os diversos elementos urbanos que existem na cidade, evitando assim a concorrência das árvores com esses elementos. “Cada tipo de árvore tem uma exigência de espaço, portanto, se não for feita a correta escolha da espécie, isso pode comprometer o seu desenvolvimento e futuramente ter que ser removida”, diz Orsival.

O Secretário de Meio Ambiente Marcos Cristaldo lembra com orgulho que a cidade é uma das mais arborizadas do país e ressalta que “os moradores têm que se engajar no projeto e ajudar a cuidar desse importante patrimônio ambiental que é a arborização”.

O Projeto

Mais de 10 mil mudas de árvores já foram plantadas na cidade. Além da Rua Amazonas, as seguintes ruas já foram arborizadas:

Região Urbana do Centro
Rua José Antônio Pereira
Rua Pedro Celestino
Rua Antônio Maria Coelho (1ª etapa)
Rua Rio Grande do Sul
Rua Bahia
Rua 25 de dezembro
Rua 13 de Junho
Rua Arthur Jorge
Rua Antônio Maria Coelho (2ª etapa)
Rua Pe. João Crippa

Região Urbana do Anhanduizinho
Rua Manoel da Costa Lima
Avenida das Bandeiras
Rua Clevelândia
Rua Ana Luiza de Souza

Região Urbana do Imbirussu
Rua Náutico
Rua Sagarana
Avenida Presidente Vargas

Região Urbana do Prosa
Avenida Capital
Rua Vitório Zeolla

Região Urbana do Segredo
Rua Julia Maksoud
Rua Cotegipe
Avenida Mascarenhas de Morais

Região Urbana do Bandeira
Rua José Nogueira Vieira
Rua Fraiburgo
Rua Spipe Calarge

Região Urbana do Lagoa
Rua Albert Sabin
Rua Brilhante

Também está com plantios programados a Avenida Três Barras, Rua Rio da Prata, Loteamento Guanandi, Rua São Paulo e Pernambuco.

domingo, 18 de setembro de 2011

Programação completa da Semana da Árvore


17 de setembro (sábado)
- Lançamento do projeto Fruta no Quintal e doação de mudas, por volta das 11 horas, nos terminais General Osório, Júlio de Castilho e Morenão

21 de setembro (quarta-feira)
- Distribuição de mudas na Central de Atendimento ao Cidadão, às 8 horas
- Distribuição de mudas no Centro de Educação Ambiental, às 9 horas
- Plantio de mudas no Parque Cônsul Assaf Trad, a partir das 14 horas

23 de setembro (sexta-feira)
Plantio de mudas do Projeto Vista o Verde na área de preservação permanente do Córrego Vendas

19 a 23 de setembro
- Plantios de árvores no canteiro central da avenida Mato Grosso e Via Park
- Plantios de árvores do projeto Via Verde na rua Amazonas
- Início das atividades do Centro de Educação Ambiental Polonês

sábado, 17 de setembro de 2011

Prefeitura lança Projeto Fruta no Quintal e abre a Semana da Árvore

Prefeito Nelson Trad Filho
Foto: Denilson Secreta

Todo o sabor e o frescor das frutas ao dispor do campo-grandense em suas próprias casas. Tornar isso possível é a finalidade do projeto “Fruta no Quintal”, lançado hoje (17.09), pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.

Secretários municipais Rudel Trindade (Agetran) e
Marcos Cristaldo (Semadur)
O objetivo do projeto é incrementar a arborização da cidade com espécies frutíferas, que são fontes de vitaminas, carboidratos, fibras e minerais para a alimentação humana, e alimento para a avifauna da cidade. Além disso, as árvores são importantes para amenizar o efeito estufa no meio urbano e absorvem a poluição atmosférica, sonora e visual.

Para iniciar o projeto e marcar a celebração da Semana da Árvore, nove mil mudas de árvores frutíferas foram doadas nos terminais Morenão, Julio de Castilhos e General Osório, em uma ação conjunta entre a Semadur e a Agetran.

Todas as mudas foram produzidas no Viveiro Flora do Cerrado, inaugurado no dia da árvore do ano passado, e gerido pela Divisão de Áreas Verdes e Posturas Ambientais da Semadur.

Confira aqui algumas fotos da doação de mudas no Terminal Gal. Osório.

Programa de Coleta Seletiva é apresentado aos conselheiros do Imbirussu

Reunião do Conselho Regional do Imbirussu
No mês de setembro o programa de Coleta Seletiva tem sido apresentado e discutido nas reuniões dos Conselhos Regionais das Regiões Urbanas de Campo Grande, que possui ampla representação e participação comunitária.

No último dia 15, os engenheiros Antônio Carlos Silva Sampaio e Suely Brasil Leite participaram da reunião mensal do Imbirussu, apresentando e colhendo as sugestões dos conselheiros.

O programa de Coleta Seletiva está sendo gradativamente implantado no município, com 02 ecopontos ativos, locais de entrega voluntária e coleta porta a porta com caminhão específico.

Reunião do Conselho Regional do Centro
Além do Imbirussu, a equipe técnica da Semadur já esteve presente nas reuniões do Anhanduizinho (01.09), Segredo (05.09), Centro (06.09) e Bandeira (13.09).

Deverão também receber a apresentação o Conselho do Lagoa e Prosa nos próximos dias 19 e 20 respectivamente.

As reuniões fazem parte de uma série de mobilizações e atividades de educação ambiental para a coleta seletiva.

O agendamento de palestras pode ser feito pelo telefone (67) 3314-3294.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Campo Grande comemora Semana da Árvore



Mayara da Quinta

Em comemoração ao Dia da Árvore, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), preparou uma série de ações durante a Semana da Árvore, que neste ano trará o lançamento do projeto "Fruta no Quintal", tema das ações comemorativas, que contempla educação ambiental e sustentabilidade, valorizando as árvores frutíferas que tem grande importância, na alimentação de agentes polinizadores e dos seres humanos.

Em 1965, no dia 24 de fevereiro, foi oficializado pelo governo federal que o dia 21 de setembro se tornaria o Dia da Árvore, marcando um novo ciclo para o meio ambiente. Este dia foi escolhido por ser uma data de prenúncio da primavera e período quando os índios iniciavam o plantio seguindo o calendário lunar.

As frutas são fontes de vitaminas, carboidratos, fibras e minerais e auxiliam a alimentação saudável. As espécies a serem distribuídas são: goiaba, amora, ameixa, carambola, acerola e pitanga.

As ações começam no sábado do dia 17, quando a Semadur junto à Agetran promovem doação de mudas nos terminais General Osório, Julio de Castilho e Morenão.

Para comemorar o Dia da Árvore, no dia 21 haverá distribuição de mudas na Central de Atendimento ao Cidadão, localizada na Rua Cândido Mariano n.2655, e no Centro de Educação Ambiental, na Avenida Via Park, próximo à rotatória da Av. Mato Grosso.

Haverá ainda plantio no parque Cônsul Assaf Trad, às 14 horas, promovido pela Polícia Militar junto a Semadur.

A FM Blink 109 e a ONG Planeta Pantanal em parceria com a Semadur realizam o primeiro plantio de mudas do projeto Vista o Verde, dia 23, que acontecerá na Área de Preservação Permanente do córrego Vendas.

Durante a Semana da Árvore acontecem também plantios de árvores ao longo da Avenida Mato Grosso e Via Park. O projeto Via Verde também plantará árvores na Rua Amazonas. A semana será contemplada pelas ações no Centro de Educação Ambiental Leonor Reginato Santini - CEA Polonês, recém inaugurado e que inicia as atividades recebendo suas primeiras visitas de escolas.

Orsival Simões Junior, Chefe da Divisão de Áreas Verdes e Posturas Ambientais da Semadur, ao tratar da importância das atividades na Semana da Árvore, afirmou que "estas pequenas atitudes retratam um pouco das nossas intenções a longo prazo. A Semana da Árvore precisa ser lembrada e cultivada assim como as ações de conscientização ambiental e sustentabilidade que o Programa de Arborização Urbana e outros tantos da Semadur têm empregado".

Serviço

A Semana da Árvore na capital é organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e acontece entre os dias 17 a 23 de setembro.

Palestra na Escola Paulo Freire

Foto: Mariana Medeiros
Mayara da Quinta

O Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) Marcos Antônio Moura Cristaldo proferiu palestra para o 9º ano da Escola Paulo Freire no dia 14 de setembro.

Cristaldo tirou as dúvidas dos alunos e explicou passo a passo a coleta seletiva, informou como separar o lixo seco do úmido e dos resíduos perigosos. O secretário presenteou a escola com um quadro contendo o mapa hidrográfico da cidade e os alunos com cartilhas de arborização urbana e mudas de acerola.

Estavam presentes no evento o Promotor de Justiça de Meio Ambiente, Alexandre Raslan, e o representante da Águas Guariroba, Willian Carvalho, que respondeu às questões do público sobre reaproveitamento e qualidade da água.

Confira aqui algumas fotos da palestra.

Plano Nacional de Resíduos: Campo Grande sedia a primeira audiência pública

 
Foto: Denilson Secreta

Nos últimos dias 13 e 14, Campo Grande foi palco da 1ª Audiência Pública do Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) – Região Centro-Oeste, uma discussão que trouxe representantes dos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.

Foi apresentada a Proposta Preliminar do Plano Nacional de Resíduos Sólidos que subsidiou as discussões em grupos temáticos.

O evento foi organizado pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o Governo do Estado e da prefeitura da Capital.

Participou do evento o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Eng. Marcos Antônio Moura Cristaldo, além de diversos representantes do corpo técnico da Semadur.

Acesse aqui a versão preliminar, para consulta pública, do Plano.