sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Curso de capacitação do projeto Manancial Vivo

Primeiro dia de curso, ministrado por  professor da UFV

Mayara da Quinta

O curso de capacitação técnica para implantação de terraços, organizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), começou ontem (27) e vai até o sábado (29) e é ministrado pelo mestrando da Universidade Federal de Viçosa, Antônio Calazans Reis, no auditório do Centro de Educação Ambiental Polonês.

A capacitação tem a participação de alunos e professores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul que atuam em parceria com o projeto Manancial Vivo, além da equipe da Semadur envolvida no programa, incluindo os coordenadores Marcos Andrey Alves Meira e Ivan Pedro Martins.

“Esperamos que esta iniciativa venha efetivamente contribuir na preservação da bacia do guariroba.” – especifica Marcos Andrey Meira.

A intenção é que com este curso de detalhamento da implantação de terraços se possa entender a importância da conservação do solo das áreas de proteção ambiental do Guariroba e Lajeado, inseridos no programa Manancial Vivo, que visa recuperar as bacias hidrográficas de Campo Grande iniciando os trabalhos com estas duas por serem importantes mananciais de abastecimento público do município.

O curso demonstra a importância dos terraços, que são espécies de obstáculos constituídos por canais e faixas de terra feitos para preservar o curso das águas e o solo.  Os participantes aprenderão o passo a passo da metodologia envolvida até a implantação dos diversos tipos de terraços.  

O professor Antônio Calazans Reis tratou da importância dos terraços e demonstrou seus benefícios ambientais. ”Os terraços atuam com o controle da erosão e evitam com que o solo desprendido, fertilizantes, sedimentos e agroquímicos, atinjam os mananciais. Evitando a contaminação das águas, o assoreamento e favorecendo a infiltração da água no solo.” – explicou.  

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Semadur promove visita à referenciais em gestão de resíduos

Equipe de Campo Grande junto à Geralda, presidente da Asmare (ao centro)
Mayara da Quinta

Dos dias 18 a 20 de outubro a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Campo Grande (Semadur) promoveu uma série de visitas técnicas à referenciais em coleta seletiva e gestão de resíduos. Os locais percorridos incluíam associações, cooperativas de catadores e o Centro Mineiro de Referência de Resíduos (CRR), todos em Minas Gerais.

O presidente da Associação dos Trabalhadores em Materiais Recicláveis no Aterro Sanitário de Mato Grosso do Sul (Atmaras), Daniel Arguelho Obelar e outros dois integrantes da associação, participaram  das visitas técnicas junto aos representantes da Semadur Julio Lima Vera e Denise Gálico Marroni Name. Também participaram das visitas, Ivan Neiva Junior, da Fundação Social de Trabalho (Funsat), e a assistente social da Agência Municipal de Habitação (EMHA), Maria Helena Bughi Pinto.

O grupo foi conhecer o trabalho de catação de materiais recicláveis em galpões de triagem, organizado por associações e cooperativas com trabalho já consolidado, e assim saber as dificuldades e benefícios da profissionalização dos catadores.

Na terça-feira (18) a equipe visitou as cooperativas de Belo Horizonte, Cooperleste e Coopersoli. No segundo seguiram para a associação Asmare e ao Centro Mineiro de Referência de Resíduos (CMRR) que é um núcleo integrador das ações de gestão dos resíduos que visa estimular reflexão e ações de cidadania com projetos diversos e parcerias. Para concluir a viagem no dia 20 a comitiva foi à cidade de Itauna em visita à associação Ascaruna.

As associações e cooperativas visitadas recebem materiais recicláveis de diversas formas, tanto pela coleta porta a porta quanto pelo trabalho individual com catadores e até parceria com shoppings e empresas.

O arquiteto da Semadur, Julio Lima Vera salientou que “Os benefícios visualizados ultrapassam o trabalho do catador. Eles se apegam no reconhecimento do catador como cidadão.”

O exemplo visto na cidade de Itauna é muito semelhante ao de Campo Grande. Lá houve a desativação do aterro e hoje a associação dos catadores funciona de maneira organizada e completa. No local a maior reclamação dos catadores foi em relação aos rejeitos orgânicos que vem misturado no material reciclável.

Com a observação direta, relatos e conversas nas associações e cooperativas ficou evidente à comitiva de Campo Grande que o trabalho de conscientização com a população é o diferencial e pode ser exercido diretamente pelos catadores que tem voz ativa na sociedade.

“A recepção dos representantes da associação de Mato Grosso do Sul foi muito positiva, eles demonstraram interesse e questionavam a todo momento.” – relata Julio Lima Vera.

A demonstração da força que uma associação ou cooperativa ficou evidente com a viagem que teve como diretriz e maior ensinamento o fato de que o trabalho dos catadores deve ser voltado à comunidade e ao meio ambiente, reafirmando a importância da profissão.  

“Todos foram claros em dizer que financeiramente no inicio foi difícil, mas que tiveram um ganho na questão de preservação da integridade moral. Ninguém começou pela questão ambiental, mas hoje eles tem esta percepção e se sentem prestigiados com isto.” – relata Denise Name da Semadur.

Resíduos da Construção Civil

No dia 21 o arquiteto da Semadur, Julio Lima Vera esteve na usina de triagem e britagem de resíduos da construção em Belo Horizonte.

No local, um aterro desativado com uma cobertura recebe os materiais e faz a triagem.
Após a separação do metal, todo rejeito recebido como tijolos, pedras e areia, passam por uma grande máquina que faz um processo chamado britagem, onde é possível separar os materiais em tamanhos e que depois terão destinações diversas.

A usina transforma os rejeitos recebidos e bancos, tijolos, sarjetas e caixas de drenagem além da ‘brita corrida’ que é utilizada na pavimentação.

Com a política nacional de resíduos sólidos, Campo Grande busca em exemplos concretos como estes, formas de adaptação e organização de projetos de gestão de resíduos sólidos que ajam de forma direta e efetiva na preservação do meio ambiente.


segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Coleta Seletiva em exposição

Foto: Mayara da Quinta
 Mayara da Quinta


Dos dias 19 a 22 de outubro a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) participou da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, que neste ano teve como temática: “Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de Riscos”.

A Semadur expôs em seu stand no evento o programa de Coleta Seletiva de Campo Grande. Lá as pessoas puderam tirar dúvidas e entender o programa através de diversos materiais de apoio. O software que foi desenvolvido para observar o trajeto dos caminhões coletores em tempo real também esteve em exposição.


sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Projeto de preservação da água no município é apresentado pela Semadur e Agência Nacional de Águas na Câmara Municipal

Lairtes Chaves e Mayara da Quinta


O Superintendente da ANA, Humberto Gonçalves.
Foto: Lairtes Chaves
 Na manhã de 20 de outubro, em sessão ordinária da Câmara Municipal de Campo Grande, representantes da Agência Nacional de Águas (ANA) apresentaram material de referência sobre a preservação das águas na cidade destacando a atuação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), com o projeto Manancial Limpo.

Segundo o superintendente de implementação de projetos da ANA, Humberto Gonçalves:

“A Secretaria, vem desenvolvendo de maneira exemplar aos nossos olhos suas ações. Campo Grande tem sua maior fonte de água potável a bacia do Guariroba, cerca de 70% ou mais da água da cidade vem dessa bacia. Sensibilizados pela Semadur, nos dispomos a atuar na preservação dessas águas, como forma de conservar um bem da cidade”, afirma.

Representantes da ANA apresentam projeto aos vereadores.
Foto: Lairtes Chaves
A visita dos representantes da Agência foi um convite do presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, Vereador Marcelo Bluma (PV), e ao Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento e Urbano, Marcos Antonio de Moura Cristaldo.

O gerente de uso sustentável da água e do solo, Devanir Garcia, apresentou aos vereadores o Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais, que consiste em promover serviços de recuperação ambiental em regiões de captação de água para o abastecimento público. 

Ao fundo, Devanir Garcia da ANA. Em primeiro plano o
Secretário Cristaldo fala com a Ver. Magali Picarelli sobre
o projeto. Foto: Lairtes Chaves
“É importante formular uma legislação para perpetuar as ações de preservação além das gestões através dos pagamentos de serviços ambientais, a exemplo da lei que tramita nacionalmente. Nessa proposta, encaminhamos a partir de um esforço muito grande do Secretário o projeto Produtor de Água”, argumenta Garcia.

O projeto Manancial Vivo, gerido e originário da Semadur, segue as diretrizes do projeto nacional e tem recursos alocados da Agência Nacional de Águas, da Água Brasil e do Ministério Público.

Os vereadores se mostraram favoráveis a implementação de políticas de preservação da água no município, e se colocaram a disposição do executivo para viabilizar as ações.


Comissão de Meio Ambiente

Secretário Marcos Cristaldo e o Gerente da ANA Devanir
Garcia. Foto: Lairtes Chaves
No período da tarde Cristaldo e os coordenadores do projeto “Manancial Vivo” Marcos Andrey Alves Meira e Ivan Pedro Martins estiveram em reunião com a Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Campo Grande, os representantes e o superintendente da Agência Nacional de Águas, Ricardo Medeiros de Andrade.

Na ocasião, o programa que tem como foco o estímulo ao pagamento por serviços ambientais dentro de propriedades rurais, visando a preservação dos recursos hídricos, foi detalhado aos presentes. O programa da Semadur, Manancial Vivo, é focado na proteção ambiental dos mananciais de maior importância para o abastecimento público: Guariroba e Lageado.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Secretário de Meio Ambiente em palestra na UFMS

Foto: Paula dos Santos

 Mayara da Quinta

O Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marcos Antônio Moura Cristaldo, participou ontem da IV Semana de Engenharia Ambiental. Com a temática ‘planejamento urbano e meio ambiente’, Cristaldo detalhou aos presentes todos os programas da secretaria que buscam aliar o crescimento urbano com a preservação do meio ambiente, através do planejamento estratégico.

O evento vai até o dia 22 e as atividades acontecem no auditório do Laboratório de Análises Clínicas da UFMS (LAC).

Para mais informações acesse:
http://ivsemeaufms.blogspot.com/



quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Semadur apresenta programa Manancial Vivo na Câmara


Imagem: Divulgação
O programa Manancial Vivo da Secretaria de Meio ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) será apresentado aos vereadores em sessão ordinária da Câmara Municipal de Campo Grande, amanhã (20), 9h30m. O projeto segue as diretrizes do programa nacional Produtor de Água, da Agência Nacional de Águas (Ana).

Os representantes da Agência Nacional de Águas, Devanir Garcia e Humberto Cardoso Gonçalves, juntamente aos coordenadores do “Manancial Vivo”, Marcos Andrey Alves Meira e Ivan Pedro Martins terão ainda nesta quinta-feira (20) reunião com a Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal às 15h. Na ocasião haverá exposição detalhada do programa aos integrantes da comissão, além de alunos e professores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul que atuam em parceria no projeto.

“O programa Manancial Vivo visa estabilizar a degradação ambiental e conservar as bacias através da adequação ambiental de propriedades rurais.” – afirma o coordenador do programa, Marcos Andrey Alves Meira.

Na sexta-feira (21), o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marcos Antônio Moura Cristaldo terá reunião com os representantes e o prefeito Nelson Trad Filho para debater as implicações e possíveis legislações relacionadas ao programa.

Manancial Vivo  

O Programa Manancial Vivo é uma experiência piloto de Pagamentos por Serviços Ambientais realizada nas Áreas de Proteção Ambiental do GUARIROBA e LAJEADO localizadas respectivamente no município de Campo Grande.
       As Bacias Hidrográficas do Guariroba e Lajeado foram escolhidas por serem importantes mananciais de abastecimento público do município de Campo Grande.
       O Programa Manancial Vivo segue as diretrizes e conceitos do Programa Produtor de Água, desenvolvido pela ANA, que é um programa voluntário de restauração do potencial hídrico e do controle da poluição difusa no meio rural. Prevê pagamentos aos produtores rurais que, por meio de práticas e manejos conservacionistas e de melhoria da distribuição da cobertura florestal na paisagem, contribuam para o aumento da infiltração de água e para o abatimento efetivo da erosão, sedimentação e incremento de biodiversidade. Proprietários rurais que já vêm adotando tais práticas nas bacias atendidas pelo “Programa Manancial Vivo” também poderão receber incentivos – pagamentos - se mantiverem seus comprometimento com essas práticas.
       Os Pagamentos por Serviços Ambientais aos proprietários rurais serão baseados na realização e manutenção das práticas recomendadas pelos técnicos do projeto “Programa Manancial Vivo”. O programa disponibiliza, gratuitamente, equipe técnica para elaboração dos Projetos e assistência técnica para a execução de todos os projetos que atendam os objetivos do “Programa Manancial Vivo”. As práticas e manejos recomendados pela equipe técnica poderão ser subsidiados pelas entidades responsáveis pelo “Programa Manancial Vivo”.

Mayara da Quinta/DLMA 

Engenheiros da SEMADUR recebem medalha legislativa

Lairtes Chaves

Miguel, Marcos e Juliana, respectivamente. Foto: Lairtes Chaves
Ontem à noite, foram entregues na Câmara Municipal de Campo Grande as medalhas de mérito legislativo Euclydes Oliveira para profissionais do CREA-MS. Da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, três personagens constituíram a lista de homenageados: o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e engenheiro civil, Marcos Antônio de Moura Cristaldo, a chefe da Divisão de Políticas Sustentáveis e Educação Ambiental e engenheira agrônoma, Juliana Casadei e, o engenheiro e Fiscal de Posturas, Miguel de Oliveira Rocha.

Outras personalidades da prefeitura de Campo Grande se destacaram dentre os engenheiros da capital, como o Secretário de Transporte e Infraestrutura João Antônio De Marco, a diretora do Planurb Marta Lucia Martinez e, o Secretário de Planejamento e Finaças Paulo Nahas.

A premiação surgiu do projeto de lei do vereador Marcelo Bluma (PV) e acontece anualmente, visando reconhecer os serviços prestados pelos engenheiros à sociedade campo-grandense.

Euclydes Oliveira, saudoso engenheiro que dá nome a medalha, foi um dos principais profissionais do setor do estado de Mato Grosso do Sul, atuando no cálculo estrutural e na construção de importantes obras como o Maracanã, pontes que ligam São Paulo a Uberlândia, além do Estádio Morenão e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Coleta Seletiva na Semana de Ciência e Tecnológica

Imagem: Divulgação
 A Secretaria de Meio ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), terá um stand do programa de Coleta Seletiva na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul. O evento tem como temática as “Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de Riscos” e é organizado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac).

A Semana acontece de 19 à 22 de outubro, no Armazém Cultural, das 8h às 21h. Segundo a organização nesta edição serão propostas ações “Que resultarão em maior difusão da ciência, tecnologia e inovação com ênfase na preservação ambiental e seu impacto positivo nas mudanças climáticas e desastres naturais”.

 No stand da Semadur, o programa de Coleta Seletiva de campo Grande será detalhado com diversos materiais de apoio. A população poderá se interar e tirar as dúvidas sobre a coleta. Haverá ainda demonstração do software que permite observar o trajeto dos caminhões coletores em tempo real, evidenciando a transparência e organização da Coleta Seletiva.

 Para outras informações sobre o evento ligue (67) 3318 4062, ou mande e-mail para: assect@semac.ms.gov.br

Mayara da Quinta

Semadur participa da Semana de Engenharia Ambiental


Imagem: Divulgação
Em sua quarta edição a Semana de Engenharia Ambiental tem neste ano a temática “Cidades Inteligentes: Sustentabilidade e eficiência”. Realizada por acadêmicos do curso de engenharia ambiental da UFMS a semana terá palestras, oficinas, visitas técnicas e mini-cursos com o objetivo de promover a permuta de conhecimento entre estudantes, profissionais da área, pesquisadores e outras parcelas da sociedade.

O evento que acontece dos dias 19 a 22 de outubro terá duas atividades relacionadas à Semadur. Amanhã (19) a programação inclui uma visita técnica na Casa Sustentável do Centro de Educação Ambiental Polonês, com a orientação da representante da Semadur, Eng. Suely Brasil.

Ainda na quarta-feira às 15h, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marcos Antônio Moura Cristaldo fará palestra sobre planejamento urbano e meio ambiente. As atividades do evento acontecem no auditório do Laboratório de Análises Clínicas da UFMS (LAC).

Para saber mais sobre o evento acesse: http://ivsemeaufms.blogspot.com/

Mayara da Quinta

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Semadur é tema de artigo científico em congresso nacional de Jornalismo Ambiental

Lairtes Chaves

Com o artigo “Divulgação das Políticas Ambientais de Campo Grande nas Mídias Digitais Web: Um Estudo de caso de Assessoria de Comunicação”, os acadêmicos Mayara da Quinta e Lairtes Chaves, realizarão durante o Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental, uma apresentação oral sobre as atividades de pesquisa realizadas durante as atividades de estágio na Secretaria.

O Encontro de Pesquisadores faz parte da programação do IV Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental, que acontece de 17 a 19 de novembro e deve reunir sob a paisagem do Rio de Janeiro na PUC-Rio, jornalistas, assessores e pesquisadores de todo o país, visando o fomento a sustentabilidade nos produtos noticiosos e a preparação para a Conferência Rio+20, a mais importante sobre meio ambiente do mundo, que deve acontecer em 2012.

No trabalho, os estagiários realizam um estudo de caso analítico da divulgação dos projetos e programas da Secretaria, como forma de propagação das políticas ambientais do município e de conscientização. A pesquisa, se baseia na experimentação e observação direta realizada durante as atividades do estágio em jornalismo na Divisão de Fiscalização de Políticas Sustentáveis e Educação Ambiental (DFPE).

O artigo é orientado pela Professora Doutora Greicy Mara França, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Projeto Via Verde avança mais uma fase no plantio de árvores

Foto: Carla Batistoti
Lairtes Chaves

Hoje, 17, Campo Grande comemorou o avanço de mais um de seus projetos que visam à construção de uma cidade sustentável. O Projeto Via Verde terminou o plantio de árvores nas ruas Amazonas e São Paulo e já está em andamento o plantio na rua Pernambuco, vias de grande fluxo de pessoas na capital.

O plantio de árvores no passeio público pelo projeto, está de acordo e faz parte do Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU), sancionado no último dia 23 de setembro. A meta da Semadur é que até 2012, Campo Grande alcance uma árvore em passeio público para cada habitante.

Comitiva da Capital vai a BH conhecer cooperativas de resíduos sólidos

Foto: Casimiro Silva
Aline Oliveira (Fonte: CGNotícias)


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) selecionou três representantes da associação dos catadores de lixo do lixão para participarem de uma viagem de trabalho a cidade de Belo Horizonte (MG), entre os dias 16 e 20 de outubro próximos. O objetivo é conhecerem e obterem informações detalhadas de como formar e administrar uma cooperativa, visto que na capital mineira funcionam as melhores iniciativas de cooperativismo voltado ao setor de resíduos sólidos.

Do Departamento de Licenciamento e Monitoramento Ambiental da Semadur, farão parte da comitiva, a diretora Denise Name e o arquiteto Júlio Lima Vera; da Agência Municipal de Habitação (Emha), a assistente social Maria Helena Bughi; pela Fundação Social do Trabalho (Funsat), o diretor do Credigente, Ivan Neiva e o chefe do Gabinete do Prefeito, Edson Makimori. “Esta interação dos representantes dos catadores será importante para que possam se organizar e trabalhar na Unidade de Processamento de Lixo que está em construção ao lado do aterro”, explicou o titular da Semadur.

Cristaldo informou que o primeiro local visitado pelo grupo será o Centro Mineiro de Referência de Resíduos, onde irão obter informações que poderão ser repassadas para os outros catadores de Campo Grande. “Temos que entender que estamos passando por uma fase transitória, que vai do período de construção da UPL até o seu pleno funcionamento. Ainda faremos o cadastramento dos profissionais que atuam diariamente no aterro, que hoje atingem um número aproximado de 250”, argumentou.

O catador Daniel Arguello Obelar acredita que, além de conhecimento o funcionamento de uma cooperativa de resíduos, ainda há a vantagem de aprender com os erros dos mais experientes. “Além dos casos de sucesso, saberemos o que fizeram de errado e ganhamos tempo para nos aperfeiçoar. Atualmente, eu trabalho com a reciclagem entregando ao comprador o produto já prensado e estou sempre procurando informações atuais sobre minha fonte de renda”, ressaltou.

Durante a reunião, o secretário reforçou o compromisso da Prefeitura em montar uma estrutura que funcione em sua totalidade. Para isso, também vai contar com a ajuda de parceiros de instituições públicas e privadas da Capital. “Daremos todo suporte aos catadores cadastrados que forem atuar na UPL, por isso é interessante qualificar quem se dedica apenas ao trabalho como catador. Algumas pessoas fazem isso como um bico. Então, temos que priorizar as capacitações a quem se dedica integralmente”, advertiu Cristaldo.

Obelar disse que sua maior curiosidade é aprender a trabalhar com cobre de maneira correta e segura, pois soube que o plástico que o envolve é bastante tóxico quando aquecido. “Quero saber com o pessoal de Belo Horizonte como se faz o tratamento e a separação do cobre”, revelou o catador.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Educação Ambiental Itinerante da Semadur é destaque em entrevista da TV UFMS

Lairtes Chaves

Eng. Suely Brasil, da Educação Ambiental
Itinerante da SEMADUR. Foto: Lairtes Chaves
Ontem, sete, a engenheira Suely Brasil, técnica da Divisão de Fiscalização de Políticas Sustentáveis e Educação Ambiental, participou de uma entrevista em estúdio na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

O programa, que deve ir ao ar até novembro deste ano, tratou sobre as ações de Educação Ambiental Itinerante realizadas pela secretaria.

A engenheira, falou sobre as visitas a escolas, órgãos públicos e instituições, explicando sobre o Programa de Coleta Seletiva, os projetos de arborização e os objetivos da educação ambiental.

“Os resultados dessa educação ambiental é muito rápida. Principalmente quanto a coleta seletiva. Vemos em números a quantidade de resíduos  destinados a reciclagem”, afirma Suely.

Para receber as palestras e ações, e receber informações sobre a Educação Ambiental Itinerante, pode ligar para 3314-3294 ou enviar e-mail para comunicacaosemadur.pmcg@gmail.com.

Semadur recebe visita

Alunas em reunião com o Eng. Antônio Carlos Sampaio
A Escola Estadual Orcírio Thiago de Oliveira veio hoje à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) com a presença de 4 alunas do terceiro ano do ensino Médio e a Professora Juliana Rodrigues dos Santos.

A turma de terceiro ano tem um projeto dentro da escola que trabalha com o conceito da reciclagem, coletando materiais recicláveis e encaminhando ao projeto internacional "Terracycle" onde cada embalagem enviada pelo correio à empresa recebe R$0,02.

As alunas contam que tentam coletar o máximo de materiais possíveis e quando o número de embalagens já é suficiente encaminham ao Terracyle.

Em visita, o grupo esteve em reunião com o Eng. Antônio Carlos Silva Sampaio que detalhou o programa de Coleta Seletiva e respondeu a questionamentos sobre os reais benefícios da reciclagem. "O objetivo principal é social e ambiental" - afirmou o engenheiro ao explicar que a reciclagem diminui o uso dos recursos naturais, a quantidade de resíduos nos aterros e de energia elétrica, entre outros benefícios.

"Hoje estima-se que oito bilhões de reais são jogados fora no Brasil com os resíduos recicláveis que são misturados no lixão." - interou Antônio Carlos Sampaio.

Para conher o projeto internacional de reciclagem adotado pela escola acesse: http://www.terracycle.net/

Mayara da Quinta

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Orientação para Coleta Seletiva

Palestra foi realizada em refeitório da Agetran
Mayara da Quinta

A visita na Agetran da equipe de orientação para implantação da coleta seletiva realizada ontem (5) teve público diversificado com a presença de  representantes de vários setores da Agetran.
Em mais uma palestra os Engenheiros Antônio Carlos Silva Sampaio e Suely Brasil, transmitiram boas práticas de acondicionamento e separação correta dos resíduos sólidos comuns e dos periogos visando a coleta seletiva e destinação adequada dos resíduos. Esta foi a quinta visita do mês de outubro.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Visita na Agetran

Reciclão é o mascote do programa de Coleta Seletiva
Equipe de conscientização ambiental e orientação para coleta seletiva faz palestra hoje na Agetran.

Após duas visitas na Penitenciária Federal e na Escola Municipal Plínio Mendes dos Santos nesta semana, hoje os palestrantes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urabno Eng. Antônio Carlos da Silva Sampaio e Eng. Suely Brasil visitam a Agetran às 14 horas.


Mayara da Quinta

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Penitenciária Federal de Campo Grande implanta coleta seletiva


 Mayara da Quinta
Penintenciária Federal de CG recebe visita da Semadur
A equipe de orientação para implantação da Coleta Seletiva da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), visitou no dia 4 a Penitenciária Federal de Campo Grande. No Brasil existem quatro presídios federais, o da capital será o primeiro a ter o sistema de coleta seletiva.
“A coleta solidária é um programa do governo federal. Na nossa gestão regional instauramos a coleta seletiva aqui e todo resíduo gerado será destinado a uma cooperativa, contribuindo ambiental e socialmente” – afirmou Joana Pires Gonçalves, secretária da comissão de implantação da coleta solidária no presídio.

A palestra do representante da Semadur, Eng. Antônio Carlos da Silva Sampaio, durou cerca de 1 hora e meia e contou com 35 participantes, entre agentes e funcionários.

O engenheiro salientou os prejuízos causados pelo lixo para conscientizar o público, antes de explicar o passo a passo para coletar seletivamente. Evidenciou que os resíduos mal administrados podem atrair vetores como mosquitos e moscas que transmitem doenças ou ainda ratos e baratas. Outro fator preocupante é a possível atração de urubus que podem causar acidentes aéreos.

“Precisamos cuidar do nosso lixo e dar um destino adequado. Seja em casa, no trabalho ou no lazer.” – afirmou Antônio Carlos Sampaio.

Os 4Rs da conscientização ambiental foram relembrados no evento. Repensar, Reduzir, Reutilizar e finalmente Reciclar são as dicas para mudança de comportamento e consequente respeito com a natureza. “Existem pequenas atitudes, ao mudar nosso comportamento, diminuímos o lixo gerado.” - disse o representante da Semadur.

Reciclar é transformar

“A indústria da reciclagem está crescendo cada dia mais, mas para isto é preciso a separação correta dos materiais.” – Com esta fala o palestrante começou a exemplificar a separação correta dos resíduos recicláveis em suas respectivas lixeiras e ainda demonstrou formas de compostagem para os materiais orgânicos (restos de comida, folhas, cascas de frutas).

Para finalizar, citou as vantagens da coleta seletiva e posterior reciclagem dos materiais. A destinação correta dos materiais gera: economia de matéria prima e energia elétrica, diminuição do lixo nas ruas e de alagamentos, redução dos impactos ambientais, aumento da vida útil dos aterros, melhoria da qualidade de vida e saúde publica além do constante incentivo ao crescimento da indústria de reciclagem.

A reciclagem de 1kg alumínio economiza 95% da energia que seria usada na produção. Com 1 tonelada de papel reciclado a economia é de 64%, na reciclagem do vidro 50% e na do plástico mais de 50% de energia é economizada, sem considerar o fator que o plástico para ser gerado libera muitos resíduos perigosos, por ser um derivado de petróleo.

“Temos que fazer a nossa parte, pois somos nós que geramos o lixo.” – finalizou o Eng. Antônio Carlos Sampaio.