sexta-feira, 13 de abril de 2012

Fórum Municipal Lixo e Cidadania é estratégia para encontrar soluções para resíduos na Capital


 “O maior desafio de Campo Grande é a questão da destinação correta dos resíduos gerados pelo município. Antes, eu achava que o maior desafio era a Santa Casa, depois pensei que fossem as enchentes, mas hoje afirmo que a questão dos resíduos é o maior desafio na cidade”, expôs o prefeito Nelson Trad Filho durante a cerimônia de implantação do Fórum Municipal Lixo e Cidadania – FMLC do município de Campo Grande.

A cerimônia teve início com a assinatura do Decreto n. 11.803, de 12 de dezembro de 2012, que instituiu no município, o Fórum do Lixo. O Fórum é um momento destinado a discussão, proposição, articulação, apoio técnico, capacitação e sensibilização para a adequada gestão e manejo dos resíduos sólidos.

O objetivo do Fórum Municipal Lixo e Cidadania é colaborar com o poder público, organizações ambientais e outras instâncias atuantes na elaboração e implantação da Política Municipal de Resíduos Sólidos e na articulação de apoio necessário para sua adequada gestão e manejo. Podem participar do Fórum entidades governamentais, organizações de defesa do meio ambiente, instituições de ensino e pesquisa, do setor empresarial e da sociedade civil organizada, por intermédio de representantes titulares e suplentes.

Durante a assinatura, o chefe do executivo municipal destacou o trabalho realizado em sua gestão “A administração articulou uma equipe de trabalho com envolvimento direto de oito secretarias, realizando reuniões periódicas juntamente com o Ministério Público e o Tribunal de Contas para que resulte em um edital de licitação para concorrência de empresas para tratar o lixo na capital”, afirmou.

A Prefeitura de Campo Grande avançou muito na realização da Coleta Seletiva, que já existe em alguns pontos da cidade. Nas demais regiões foram disponibilizados Locais de Entrega Voluntária, os chamados LEV’s, além de dois Ecopontos.

Após a assinatura do Decreto o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marcos Cristaldo apresentou o Plano Municipal de Saneamento Básico – Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, onde foram expostos o histórico das ações realizadas pela Prefeitura em relação aos resíduos gerados pelo município, a importância da participação de toda a sociedade nas consultas públicas promovidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), as metas e objetivos do Plano. 

O fortalecimento do Fórum deve garantir a continuidade dos trabalhos já desenvolvidos pela administração municipal na área.

Katia Tavares
DRT/MS 352

Nenhum comentário:

Postar um comentário