quarta-feira, 4 de abril de 2012

MS realiza Fórum de Educação Ambiental em agosto

                                 
O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), Secretaria de Estado de Educação (SED), a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA-MS) realizarão, nos dias 7, 8 e 9 de agosto, o Fórum de Educação Ambiental de Mato Grosso do Sul e a Oficina Estadual para a Construção da Política de Educação Ambiental.

O Fórum tem como objetivo promover a interlocução de agentes para a consolidação de instrumentos e políticas voltadas para a educação ambiental no estado.

Um evento inédito no Estado, o Fórum será um espaço para a realização de conferências, mesas-redondas, minicursos e oficinas, bem como divulgação de livros e publicações, visando fortalecer as políticas públicas de educação ambiental no Mato Grosso do Sul e a troca de experiências entre os participantes.

Os temas abordados serão: educação ambiental e práticas sustentáveis, educação ambiental formal e não formal e gestão ambiental e políticas públicas. Será feita a divulgação de trabalhos por meio de apresentações orais, painéis e relatos de experiência, além de proporcionar um espaço para exposição de ações e produtos socioambientais e a publicação de anais do evento em formato digital para distribuir aos participantes do evento.

O evento será encerrado com a realização da Oficina Estadual para a Construção da Política de Educação Ambiental, espaço único de debate a nível estadual. A política consiste em um projeto de lei que norteará todas as ações de educação ambiental no estado, tanto em espaços escolarizados como espaços não escolarizados. Esse texto está sendo construído de forma participativa desde 2009 e a sua participação garantirá que a lei reflita as reais necessidades de Mato Grosso do Sul. A oficina será gratuita e aberta a todos os interessados e a inscrição será por meio do site do evento.

De relevância nacional e internacional, a educação ambiental tem norteado diversas ações de governo, buscando minimizar os impactos ambientais através da sensibilização e da educação. Em ambiente escolar, temas envolvendo a preservação, sustentabilidade e a destinação correta de resíduos sólidos vêm alcançando destaque entre crianças e adolescentes.

O fórum reproduz todas as ações e programas desenvolvidos no Estado, abrangendo entidades, instituições, universidades, governo e população. Diante da importância do tema, desafios e preocupações ambientais serão contemplados no evento, tendo como base os fundamentos, os objetivos e as diretrizes gerais da Política Nacional de Educação Ambiental.

A organização do evento conta com comissões técnicas que estão distribuídas em Comissão de Organização e Articulação; de Programação Técnica e Cultura; de Captação e Gerenciamento de Recursos; Científica; e a de Mobilização e Divulgação.

Os interessados em ministrar oficinas e minicursos referentes ao tema, devem se inscrever por meio do endereço eletrônico https://sites.google.com/site/forumeams/ através do campo “Oficinas e Minicursos”. As propostas serão selecionadas pela comissão de programação do evento. No endereço também estão disponíveis a programação do Fórum e um espaço para divulgação de obras literárias.

Colaboram com o evento as empresas Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), Ônix Geração de Energia S/A, Central Mídia Comunicação Estratégia e Editora Alvorada.

Contatos: Eliane ou Auristela - Unidade de Educação Ambiental (Imasul): 3318-6076 ou 3318-6077; Major Queiroz – Polícia Militar Ambiental (PMA) - 3314-4920 e 99057763; Flavio (SED) 3318 2332 – Shirley (SED) 3318 2372.

Nenhum comentário:

Postar um comentário