terça-feira, 8 de maio de 2012

Prefeitura apoia projeto que visa mudar realidade dos catadores em Campo Grande


O dia 1° de maio além de ser uma homenagem ao trabalhador, neste ano tornou-se ainda mais importante para os catadores de Mato Grosso do Sul com a realização do I Encontro Estadual dos Catadores de Materiais Recicláveis e com o lançamento do programa CataForte.

O prefeito Nelson Trad Filho esteve presente no evento reforçando o apoio que a administração municipal vem oferecendo aos catadores “A Prefeitura irá oferecer a infraestrutura da Usina de Processamento de Lixo (UPL) e juntamente com o programa “Coleta Seletiva” os catadores terão melhor estrutura para trabalhar com dignidade, pois muitos desses trabalhadores enfrentam uma realidade muito difícil. Com esses auxílios poderão mudar sua história”, esclareceu Nelsinho.

Durante o evento o secretário municipal de meio ambiente e desenvolvimento urbano, Marcos Cristaldo, apresentou aos catadores as ações que estão sendo realizadas pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) “Tudo começou no município com o programa Coleta Seletiva e a Política Municipal de Resíduos Sólidos, a vigência de ambos induz a sociedade a exercer a política ambiental”, explicou Marcos.

Este I Encontro objetivou fortalecer as ações de trabalho e de incentivo destinadas aos catadores, onde foi feito o lançamento do projeto CataForte-MS, um programa que pretende mobilizar os catadores e estimular sua organização em cooperativas e associações, fortalecendo sua autonomia para gerenciar e trabalhar nos diferentes processos da cadeia produtiva da reciclagem. Os catadores inscritos no projeto irão receber aulas sobre meio ambiente, legislação política de resíduos sólidos, autogestão, planejamento, cadeias produtivas, logística, coleta seletiva, associativismo e cooperativismo.

Promovendo também a retirada desses trabalhadores do aterro sanitário oferecendo qualificação para trabalhar na UPL. A Usina está em fase de construção e irá abrigar os catadores em um local adequado para a recepção, triagem e comercialização dos materiais recicláveis recolhidos na Capital.

“O catador é a ponta da cadeia, é a pessoa que está a campo trabalhando e o projeto CataForte pretende valorizar este trabalhador. É justamente a peça chave que estava faltando para que nós pudéssemos concluir nosso projeto de gerenciamento de resíduos com sucesso”, contou o secretário de meio ambiente em entrevista.

O projeto é desenvolvido pelo Governo Federal através da Secretaria Nacional da Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego em parceria com a Fundação Banco do Brasil e conta com o apoio do Movimento Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis. Em Mato Grosso do Sul o CataForte-MS terá como parceiros a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) por intermédio da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP), Instituto Esperança, Ong Economia Solidária, Preservação Ambiental e Desenvolvimento Social (Espads), Associação dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis dos Aterros Sanitários de Mato Grosso do Sul (ATMARAS) e Prefeitura Municipal de Campo Grande.

A sede escolhida para I Encontro foi a Associação dos Moradores do Bairro Coophavila II. O projeto em sua primeira fase pretende beneficiar aproximadamente 250 catadores.

Visita a Semadur

No dia seguinte ao evento o secretário Marcos Cristaldo recebeu para reunião em seu gabinete Carlos Cavalcante, do Movimento Nacional dos Catadores, Daniel Obelar e Gilda Macedo, da ATMARAS, Afonso Kimura e Sérgio Aveiro que fazem parte do projeto CataForte-MS, Marcia Castro e Romi Fischer da Fundação Banco do Brasil. Nesta reunião foi reafirmado o apoio oferecido pela Prefeitura aos catadores e expostos os trabalhos realizados pela Semadur relacionados diretamente ao tema.

Representando o poder público municipal na reunião estavam além do secretário Marcos Cristaldo, Denise Name, diretora do Departamento de Licenciamento e Monitoramento Ambiental e Juliana Casadei, chefe da Divisão de Fiscalização de Políticas Sustentáveis e Educação Ambiental.
Katia Tavares
DRT/MS 352

Nenhum comentário:

Postar um comentário