quinta-feira, 28 de junho de 2012

Prefeitura vai instalar hoje 15 lixeiras ecológicas na Orla Morena


A Prefeitura de Campo Grande vai instalar 15 lixeiras ecológicas na Orla Morena. A solenidade de implantação das novas lixeiras será nesta quinta-feira (28.06), às 19h30. As lixeiras fazem parte da continuidade à implantação da política de resíduos sólidos em Campo Grande, no bojo da qual estão a coleta seletiva e educação ambiental, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur).

O novo modelo de lixeira ecológica é produzida a partir do composto extraído da borracha de pneus. O pneu que antes ia para o lixo como material inservível, agora, substitui a pedra de concreto. Inicialmente, a Prefeitura vai produzir 100 lixeiras, que serão instaladas até o fim do ano.

O titular da Semadur, Marcos Cristaldo aponta as vantagens das novas lixeiras. “Elas possuem mais durabilidade. Com esta ação, estamos incentivando a neutralização de matérias, no caso os pneus. As lixeiras são resistentes à depredação e reduzem a extração da pedra que é matéria prima do solo”, argumenta.

Cristaldo ainda informou que a Prefeitura está buscando novas alternativas para construir as lixeiras com outros materiais recicláveis. “Nós já estamos estudando construir novas lixeiras a partir do novo agregado, que é o Resíduo da Construção Civil (RCC). Com este material, pretendemos substituir a areia. Esta é mais uma forma de preservamos o meio ambiente”, comenta.

Segundo o secretário, as novas lixeiras serão colocadas em locais de passeio público, onde há grande concentração de pessoas. “De imediato, já pensamos em colocar lixeiras na Praça Ary Coelho, que passa por revitalização, altos da Avenida Afonso Pena, Paço Municipal, na Central de Atendimento do Cidadão (CAC). O mais importante disso tudo é que estamos dando inicio a uma política ambiental correta, de produzir e implantar lixeira a partir de materiais recicláveis”, frisa Marcos Cristaldo.

Fonte: Emidio Denardi MTB/MS 488
CG Notícias
Foto: Casimiro Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário