quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Secretário participa de reunião com catadores de materiais recicláveis no Parque Lageado


O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marcos Cristaldo, participou na manhã desta quarta-feira (08.08) de reunião com a Associação dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis dos Aterros Sanitários de MS (Atmaras), no parque Lageado e representantes da Agência Municipal de Habitação (Emha), Instituto Esperança, Fórum Municipal Lixo e Cidadania (FMLC), Arquidiocese de Campo Grande, Gráfica Alvorada e Projeto Asas do Futuro.

A reunião foi idealizada pela Atmaras com o objetivo de convocar parceiros para o fortalecimento da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis dos Aterros Sanitários (Coopermaras) criada pela Atmaras. Neste encontro foram discutidas as futuras ações e demandas da cooperativa, sua constituição, termos de parceria e criação de uma rede de voluntariado, bem como, o estabelecimento de convênios com entidades públicas, realização de campanhas nas escolas e com população da região.

Os representantes da Atmaras, Daniel Obellar e Gilda Macedo, contaram as experiências obtidas em viagens para outras cidades que já realizam um trabalho de cooperativismo voltado a coleta e separação de materiais recicláveis, onde puderam aprender novos conhecimentos para aplicarem na Coopermaras. Também expuseram a realidade atual de seus associados e a necessidade de uma maior mobilização, tanto dos catadores como do poder público, para apoiar o desenvolvimento da cooperativa que irá beneficiar as famílias que vivem em torno do lixão.

Marcos Cristaldo, representando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), destacou em sua apresentação as ações que já estão sendo realizadas pelo município, “Com a finalização da construção da Usina de Processamento de Lixo (UPL), os cooperados poderão trabalhar em um local adequado, com todo o aporte necessário.” Em sua explanação, o secretário explicou a importância em capacitar todos os trabalhadores “Para operar as máquinas de grande porte, que estarão na UPL, é necessário que os cooperados se capacitem, e o município está à disposição para apoiar todos os envolvidos no processo".

O secretário enfatizou a necessidade da criação de uma agenda conjunta, onde deverão ser elencados todos os projetos que já estão sendo desenvolvidos e aqueles que necessitam de aporte para a sua realização “Devemos unir esforços e trabalhos para que possamos avançar. Estou aqui hoje para sermos parceiros, nossa equipe de técnicos da Semadur está à disposição para auxiliar os catadores e a Atmaras”.

O presidente do FMCL, recém-eleito, Alex Bachega, esteve presente na reunião e também colocou o espaço do Fórum à disposição dos catadores “O Fórum é um local aberto para auxiliar a Atmaras e uma ótima oportunidade para expor o trabalho da associação e o futuro trabalho da cooperativa. O importante neste momento é os catadores estabelecerem suas prioridades para o bom andamento dos trabalhos”, concluiu Alex.

Os representantes dos órgãos que estavam na reunião fizeram uma breve apresentação do trabalho e apoio que pretendem realizar em apoio a efetivação criação e trabalho da Coopermaras.

Na data da reunião, a Atmaras comemorou dois anos de sua fundação.

Katia Tavares
DRT/MS 352

Nenhum comentário:

Postar um comentário