quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Integrantes do Fórum Municipal do Lixo e Cidadania finalizam documento com contribuições ao Código Municipal de Resíduos Sólidos


O Fórum Municipal do Lixo e Cidadania (FMLC) reuniu seus participantes na tarde da última quarta-feira (28.11), para a realização da Sétima Reunião Ordinária, onde os integrantes abordaram pontos importantes sobre o conteúdo do futuro Código Municipal de Resíduos Sólidos.

Os participantes do Fórum enviaram e também puderam, durante a reunião, expor suas contribuições para a elaboração do futuro Código. Após as explanações votaram sobre as questões abordadas, para enfim compilar documento oficial que será encaminhado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) e a Câmara Municipal de Campo Grande com as contribuições do FMLC.

Também foram abordados temas quanto a segregação e a correta destinação dos resíduos, a ampla divulgação à população sobre educação ambiental e a especificação da classificação dos geradores de resíduos em pequeno, médio e grande.

A coleta seletiva também foi abordada pelos integrantes, onde a preocupação apresentada foi quanto à questão de divulgar e explicar à população a definição de coleta seletiva e quais os materiais são considerados recicláveis ou não, o que é considerado resíduo seco e resíduo úmido. E até mesmo a promoção de formas de incentivar a prática da coleta seletiva nos locais ela será implantada.

Alex Bachega, coordenador geral do FMLC, destacou a importância desse Código que será implantado pelo município “O Código é um instrumento legal, que irá disciplinar e fiscalizar o gerador de resíduos. E o Fórum como entidade democrática não pode deixar de participar de questões relacionadas ao lixo decisivas ao município e a qualidade de vida da população.”

O Fórum é um espaço plural e democrático composto por pessoas, entidades governamentais, não governamentais, associações, cooperativas e representantes da iniciativa privada envolvidos direta ou indiretamente com a gestão dos resíduos. É no FMLC que ocorrem debates, são feitas proposições, articulações, apoio técnico, capacitações e sensibilização para a adequada gestão e manejo dos resíduos sólidos urbanos de Campo Grande.

As reuniões do Fórum são realizadas no auditório do Centro de Educação Ambiental Leonor Reginato Santini – CEA Polonês – localizado na rua Corveta, nº 141 – Bairro Carandá Bosque. Mais informações sobre o Fórum pelo telefone 3314-3294 ou através do email: fmlc.campograndems@gmail.com. 

 

 Katia Tavares
DRT/MS 352

Nenhum comentário:

Postar um comentário