sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Fórum Municipal Lixo e Cidadania apresenta propostas de trabalho


A 5º Reunião Ordinária do Fórum Municipal Lixo e Cidadania (FMLC), foi realizada na tarde do dia 26 de setembro, no Centro de Educação Ambiental Leonor Reginato Santini – CEA Polonês, onde foram tratados assuntos pertinentes a pauta proposta pelo Fórum, bem como a exposição das propostas iniciais dos trabalhos que serão desenvolvidos pelos integrantes das comissões permanentes e temporária.

Para o coodenador geral do FMLC, Alex Bachega, o Fórum é um espaço onde instituições, poder público  e sociedade podem debater juntos propostas para a adequada gestão e manejo dos resíduos sólidos urbanos, havendo a participação de todos os envolvidos na cadeia produtiva e em especial dos catadores “O Fórum é dinâmico e em constante processo de implementação de assuntos. É importante incentivarmos mais instituições e cooperativas a participarem” salientou.

Através do Fórum é possível auxiliar na formalização e legalização da situação de muitos catadores. Um dos representantes do Movimento Nacional dos Catadores, Carlos Augusto Mangieri, esteve presente na reunião e expôs sua opinião de apoio ao espaço que o FMLC abre aos catadores, incentivando a organização e o fortalecimento desses trabalhadores.

Relação das comissões e suas propostas de trabalho apresentadas:

Comissão Social
Identificar os catadores de materiais recicláveis, em especial, da região do lixão;
Solicitar o cadastro dos catadores junto às associações representativas;
Fazer gestão junto às Secretaria Municipais e Fundação Social do Trabalho para: Realização do Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal; Qualificação para os catadores e famílias; Encaminhamento ao mercado de trabalho; Oportunizar crédito para abertura de micro empresa; Encaminhar crianças, adolescentes, jovens, mulheres e idosos para os serviços sócioeducativos nas unidades da SAS (CRAS, UNIDAS, CECAPRO E OUTRAS);
Apoiar a Associação dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis dos Aterros Sanitários de MS (ATMARAS) nas ações de esporte, lazer e cultura.

Comissão de projetos
Criação de diretrizes para viabilização dos projetos expostos pelas demais comissões, a comissão de projeto estará aberta a receber propostas das demais comissões no intuito de elaborar os projetos idealizados pelas mesmas;
Estudar a possibilidade de criação de um projeto visando a integração de empresas beneficiadoras de resíduos sólidos junto ao “PRODES”;
Estudar a viabilidade de implantação de projeto relacionado ao aproveitamento energético do lixão do município de Campo Grande MS;
VC’S – Estudo de projeto voluntário de coleta seletiva.

Comissão de coleta seletiva
Realizar o levantamento dos projetos, programas e ações públicas e privadas de Coleta Seletiva implementadas no município de Campo Grande/MS.

Comissão de educação ambiental
Contatar os membros da Comissão, apresentar o documento de ações e elaborar um cronograma de desenvolvimento.

Comissão da Cadeia Produtiva dos Resíduos Sólidos
Acompanhamento da aplicabilidade da Lei nº 4864, de 7 de julho de 2010 “Gestão dos Resíduos da Construção Civil e Institui o Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil de Acordo com o Previsto na Resolução CONAMA nº 307/2002, no Âmbito de Campo Grande-MS e da Outras Providências”;
Entendimento do Decreto nº 11.797, de 9 de abril de 2012 “Plano Municipal de Saneamento Básico – Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Município de Campo Grande” em relação a Lei nº 4864, de 7 de julho de 2010 e a Lei nº 4952, de 28 de junho de 2011 “Institui a Política Municipal de Resíduos Sólidos do Município de Campo Grande-MS”;
Conhecer a “Bolsa de Resíduos” da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul – FIEMS e verificar a possível interação com os demais setores.

Comissão Temporária e específica de acompanhamento da transição dos catadores do lixão para a Usina de Processamento de Lixo (UPL)
Realizar cadastro dos trabalhadores para verificar quem de fato são os trabalhadores do lixão hoje. Como fazer isso? e Quem vai fazer? (ONG, Empresa ou Poder Público?);
Os trabalhadores / catadores que não aderiram a COOPERMARAS, Quem são eles? – como forma de atendimento imediato está sendo oferecida à inserção nos Cursos do PRONATEC – Programa Nacional de Acesso Técnico ao Ensino Técnico e Emprego por meio das Unidades da SAS o CECAPRO e o CRAS no território de proximidade ao lixão e onde moram os catadores. Os cursos são ministrados pelo SENAI e SENAC;
O CECAPRO está com três turmas abertas que iniciam a partir do dia 01/10/21012. Os cursos oferecidos são: Pedreiro, Pintor de Obras e Costureiro Industrial. A SAS cede o espaço e o SENAI está se deslocando para atender esta demanda no território.

Ao final das apresentações, foram explanadas as considerações dos presentes referente aos temas de trabalho escolhidos e apresentados pelas comissões.



Katia Tavares
Mtb/MS 352

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Catadores já trabalham em local adequado


O Jornal do SBT/MS, no dia 17 de stembro, realizou matéria com os ex-catadores de materiais recicláveis, mostrando que eles já estão trabalhando em nova estrutura, deste modo sendo inseridos no correto processo e destinação de materiais reciclados na estrutura de coleta seletiva de lixo que está sendo implantada em Campo Grande.





segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Distribuição de mudas encerra com sucesso Semana da Árvore de 2012


Para encerrar com chave de ouro as comemorações da Semana da Árvore, no domingo, 23 de setembro, houve a distribuição de 60 mil mudas à população, que compareceu maciçamente com conscientização recebeu sua muda. A distribuição aconteceu em seis pontos da cidade, contemplando assim todas as regiões.

No ponto da avenida Guri Marques com a avenida Interlagos, as irmãs Hadassa, 8 anos e Rebecca, 7 anos, eram voluntárias na distribuição das árvores e contaram onde pretendiam plantar a muda que também receberam. “Vou plantar em casa. Temos um jardim e minha avó sempre fala pra eu regar as plantas e minha irmã também ajuda”, contou Hadassa. Ester, também voluntária na distribuição e mãe das meninas, pontuou a importância das filhas participarem desde novas de eventos em prol do meio ambiente “Elas já cultivam plantas em casa, aprendem na escola sobre educação ambiental e nada melhor que participar da distribuição. Assim, elas praticam o que aprenderam sobre a importância de preservar o meio ambiente para um futuro melhor para todos”.




No ponto de distribuição localizado no Trevo Imbirussu, o casal formado por Sabrina e Eric levou a pequena Letícia, de quatro anos, para buscar mudinhas “É uma excelente ideia da Prefeitura a distribuição das mudas, incentivando assim a população a plantar e cuidar. A Letícia acordou cedo e veio feliz aqui hoje buscar as mudinhas que nós vamos ajudar ela a plantar”, explicou o pai.

No mesmo local, Renata, 34 anos, levou o filho para buscar uma muda e considerou o evento de grande valia para Campo Grande. “É importante ações como estas, mas ainda sinto falta de mais ações desse tipo na cidade”, pois considera que a distribuição e o plantio de árvore contribuem para manter o planeta mais verde.



O voluntário Oliveira, 39 anos, coordenador regional dos Desbravadores Central Leste, mobilizou os jovens que participam dos Desbravadores e lembrou que no domingo anterior, dia 16, quando ocorreu o plantio no Parque Municipal Cônsul Assaf, o grupo contou com 80 jovens voluntários que foram responsáveis pelo plantio de 1.190 mudas.


Consciente da importância do meio ambiente, o bombeiro militar, sargento Ramirez conta que foi ao evento com a intenção de buscar mudas e dividir entre os membros do batalhão. “As mudas irão florescer e enfeitar nossas casas”, afirmou o sargento.




Na avenida Afonso Pena com a rua 13 de Maio, muitas pessoas estavam desde cedo esperando o início da distribuição. Rafael, 12 anos, do grupo de Escoteiros Padre Heitor Castoldi, foi voluntário na distribuição e lembrou das ações de que sempre participa “Hoje é um dia muito legal, estou ajudando a distribuir árvores. Eu sempre participei de eventos de plantio. Minha família incentiva e o grupo de escoteiros também ensina sobre a importância da preservação do meio ambiente”, contou Rafael.

Levi, de 73 anos, também esteve na avenida Afonso Pena, onde ganhou uma muda e afirmou sempre participar das ações da Semana da Árvore “É maravilhosa essa ação, já busquei mudas em outras edições e hoje as árvores já estão grandes. Já plantei jabuticaba e romã, hoje estou levando para plantar na frente do meu escritório, tenho um bosque na minha chácara, gostamos e preservamos as árvores”.


Para Adriano, de 27 anos, essa distribuição é a oportunidade de ganhar mudas para plantar no assentamento onde reside “Acho muito importante o que está acontecendo hoje, se você planta, faz a sua parte, Deus ajuda você a colher em dobro”, crê Adriano.



José Roberto, 63 anos, levou o neto Matheus, 9 anos, até o ponto da avenida Mato Grosso com a rua Ceará para buscar algumas mudas e explicar a seriedade de ações para a preservação do planeta “É fundamental que cada um faça a sua parte para melhorarmos a qualidade de vida. Parabéns aos idealizadores dessa campanha, uma iniciativa que merece elogios ao poder público e aos parceiros que apoiam o meio ambiente”, ressaltou José Roberto, ao demonstrar sua felicidade em poder participar de ações voltadas ao meio ambiente.


No ponto de distribuição da avenida Júlio de Castilho com a Orla Morena, Maria Aparecida, 40 anos, voluntária na distribuição, também levou a filha Isadora, 7 anos, para ajudar na distribuição das árvores “Participar dessas ações é válido, pois quando temos a consciência da importância das árvores para o meio ambiente valorizamos e cuidamos mais. Trouxe minha filha, pois acredito ser uma ótima oportunidade para ela vivenciar a preservação e respeito a natureza, incentivando e sensibilizando com que desde cedo ela faça a sua parte”, argumentou Maria Aparecida.


Na avenida Joaquim Murtinho com a avenida Marquês de Pombal também houve distribuição, local onde o engenheiro agrônomo Neraldo, 71 anos, aproveitou para buscar sua muda e relatou que é dever de todos contribuir para um planeta saudável “Eu acredito que toda vez que se preserva o meio ambiente, o mundo torna-se cada vez melhor e mais contente. Se nós não preservamos, não deixaremos nada para os nossos filhos e nossos netos. O meio ambiente é importante para vida. Como engenheiro agrônomo, acho que eu tenho que mostrar como se constroi a tecnologia aliada ao meio ambiente. Você pode produzir conservando o meio ambiente”, frisou.

Marcos Cristaldo, secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, participou do evento distribuindo árvores, além de percorrer os pontos de distribuição incentivando o plantio “A Semana da Árvore já é uma tradição, queremos sensibilizar a população da importância do cultivo e cuidados que devemos ter com as árvores, visto que hoje Campo Grande é considerada a capital mais arborizada do país. Queremos manter e aumentar a quantidade de árvores nas residências e vias públicas. O envolvimento do poder público junto com a sociedade é fundamental para que consigamos manter a cidade em primeiro lugar no ranking das cidades mais arborizadas”, explicou Cristaldo.

O secretário também citou a importância do Plano Diretor de Arborização Urbana de Campo Grande (PDAU) para que ações como estas tenham se tornado realidade, “Nossa meta é chegar a um milhão de árvores em Campo Grande. Por isso, a importância do Viveiro Municipal Flora do Cerrado na produção de mudas para distribuição nesses eventos. Todos os programas e ações de arborização são realidade graças ao PDAU, que desde 2009 nos permite expor um diagnóstico da situação atual da arborização viária do município, possibilitando assim as diretrizes, gestão e o gerenciamento da arborização do município”.

Todas as ações da Semana da Árvore contaram com parceiros que acreditam que, com responsabilidade socioambiental e com a participação ativa da população, é possível fazer de Campo Grande um lugar cada vez melhor de se viver. A Semana da Árvore é uma realização da Prefeitura de Campo Grande, Alvorada Materiais de Construção e Blink 102, em parceria com a Enersul, Nautilus Engenharia, Organoeste, Engegrande, MGR Incorporações, SF Sistema de Fôrmas de Concreto, Coca-Cola Femsa, Brookfield Incorporações, Madeireira Madecal, VBC Engenharia, Ferro Center, Supermercados Comper e Camiseteria Berrante.
Assessoria Semadur

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Prefeitura entrega kits de Equipamentos de Proteção Individual a catadores


No dia 14 de setembro, na sede provisória próximo da Cidade do Ônibus, na BR 163, mais de 30 catadores receberam Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para realizarem seu trabalho com segurança, cada kit de EPI contém luvas, proteção facial como óculos, capa de chuva e uniforme. A entrega foi realizada na presença do secretário municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marcos Cristaldo, que foi conferir de perto como estão sendo realizados os trabalho no local e a satisfação dos catadores no local, enquanto terminam as obras para a entrega da Usina de Processamento de Lixo.

A empresa Financial Ambiental já disponibilizou uma parte dos materiais recicláveis recolhidos na cidade para a Cooperativa de Coleta Seletiva dos catadores, assim a empresa acredita que os catadores estão adiantados com o trabalho de separação dos materiais recicláveis, bem como já realizando a prensa dos mesmos. A Financial afirma que ainda existem mais de 40 toneladas que serão disponibilizadas aos trabalhadores.

O presidente da Associação dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis dos Aterros Sanitários de MS (Atmaras), Daniel Arguello Obelar demonstrou toda a sua gratidão pela oportunidade e apoio que a Prefeitura de Campo Grande e a empresa Financial estão oferecendo aos catadores, com um local de trabalho melhor e bem estruturado.

Ainda de acordo com Daniel, os catadores que não pensavam em sair do lixão e fazer o curso de capacitação, estão mudando de ideia ao ver os companheiros empolgados com toda a nova estrutura e a quantidade de material.

A animação e empolgação dos catadores são notáveis, os trabalhadores estão felizes e seguros com o novo modo de trabalho. 

Alessandro Ferreira, que trabalha no lixão há mais de nove anos junto com sua esposa, garante que agora eles estão tendo outra vida, e que de agora em diante isso só tende a melhorar, “O sossego de almoçar uma comidinha quente e feita na hora é bem diferente da antiga realidade, onde muitas vezes tinha que voltar para casa por que a comida já tinha azedado. Sombra, água fresca e uma boa estrutura é o que mais anima em continuar fazendo o curso de capacitação e continuar trabalhando na área”.

O cooperativismo está sendo bem trabalhado entre os catadores, assim que chegam ao local, trocam de roupa e rezam juntos “Ás 11 horas nós saímos para almoçar para que possamos continuar o trabalho unidos à tarde”, conta satisfeito Jair Soares que trabalhava há três anos individualmente no lixão.







Vanessa Albuquerque

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

População atende à convite e participa de plantio coletivo


Famílias, instituições, grupos, escolas, empresas e poder público, todos engajados na mesma ação: plantar 20 mil árvores. O local escolhido para o plantio coletivo e início das ações da Semana da Árvore foi o Parque Municipal Cônsul Assaf Trad para a recuperação da área, onde futuramente será inaugurado o Centro de Educação Ambiental Florestinha.

Segundo o Major da Polícia Militar Ambiental e coordenado do Projeto Florestinha, Ednilson Paulino Queiroz, receber esta ação no parque foi muito importante para as crianças do projeto e para toda a comunidade em torno do parque. “A interação do Projeto Florestinha, existente no local, com a comunidade sempre foi o nosso objetivo. A grande ideia do projeto é fazer com que as crianças tenham sensibilização ambiental e não fiquem nas ruas fora do horário de aula”. O Major conta que no passado a área estava em processo erosivo e hoje está sendo recuperada, e brevemente contará com a implantação de um Centro de Educação Ambiental, “Iremos oferecer à população a opção de trilha ecológica, palestras e teatros. Com as próprias crianças envolvidas no projeto ensinando sobre educação ambiental” explicou. O Projeto Florestinha completará 20 anos em novembro, e desde 2009 conta com a parceira da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Sônia Pereira de Almeida, tia do Florestinha Edmar de 10 anos, esteve presente no plantio e contou da importância do projeto e de ações como essa para as crianças “O meu sobrinho mudou muito, era briguento, e aqui aprendeu valores, melhorou a relação dele com a família, aqui ele recebe disciplina militar e hoje estamos aqui unidos para plantar e ajudar o meio ambiente”.

O prefeito Nelson Trad Filho, participou do plantio e enalteceu a importância de ações como estas, onde os resultados serão colhidos pelas gerações futuras “Estamos preparando uma cidade cada vez melhor em qualidade de vida, que bem sabemos que o verde e com ele as árvores propiciam. Quem vai colher será a geração futura e temos orgulho em promover tudo isso”, expôs o prefeito.


Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marcos Cristaldo, o domingo no Parque Cônsul Assaf Trad foi uma festa ambiental “Iniciamos as comemorações da Semana da Árvore com o plantio de 20 mil mudas, durante a semana será realizado outro grande plantio na Área de Preservação Ambiental (APA) do Guariroba, já no dia 21 (sexta-feira) a partir das 8 horas serão distribuídas mudas na Central de Atendimento ao Cidadão e no próximo domingo 60 mil mudas serão distribuídas à população em seis pontos da cidade. No período de seis meses, que compreende de setembro a março, diversas áreas serão recuperadas” explicou Marcos, que ainda ressaltou “A cidade cresce e precisa de equilíbrio ambiental, essas recuperações de áreas degradadas melhorarão significativamente o micro-clima da cidade”.

A empresa Alvorada Materiais de Construção, uma das realizadoras do evento, também levou vários funcionários para participar do plantio, segundo Fábio Ângelo, diretor-comercial da empresa, a Alvorada realiza ações voltadas ao meio ambiente há 8 anos “Temos a responsabilidade de preservar e buscar um mundo melhor, fazer com que o planeta se desenvolva de forma sustentável. Ao longo desses anos de trabalho já doamos 260 mil mudas. Desejamos que todos participem ativamente de ações como estas.”

Mário Machado, do Clube Amigos do Jipe, esteve presente no evento junto com outros membros e contou sua expectativa para a Semana da Árvore “Nosso Clube tem a finalidade de conscientização ambiental e a preservação do meio ambiente de seus membros e simpatizantes, tivemos até o reconhecimento como entidade de utilidade pública, estamos felizes de participar em ações como estas. O poder público está de parabéns, esse é um grande bem para as famílias, onde futuras gerações serão beneficiadas”.

A lobinha Tainá de 9 anos e a escoteira Thalia Rosa de 12 anos que participam do Grupo Escoteiro Mário Dilson, relatam que adoram participar de ações voltadas para a preservação e conscientização do meio ambiente. "É muito legal poder participar de ações como essas, sempre que posso participo. Faço de tudo para poder ajudar o meio ambiente", declara Thalia.

A Semana da Árvore é uma realização da Prefeitura Municipal de Campo Grande, Alvorada Materiais de Construção e Blink 102, em parceria com a Enersul, Nautilus Engenharia, Organoeste, Engegrande, MGR Incorporações, SF Sistema de Fôrmas de Concreto, Coca-Cola Femsa, Brookfield Incorporações, Madeireira Madecal, VBC Engenharia, Ferro Center, Supermercados Comper e Camiseteria Berrante.



































































































































































Katia Tavares
DRT/MS 352

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Com apoio da Prefeitura teve início desocupação do lixão


Cumprindo com o cronograma do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2010, a Prefeitura Municipal de Campo Grande iniciou o processo de desativação do lixão, implantação do aterro sanitário e da Usina de Processamento de Lixo (UPL) que será gerenciada pelos os catadores que vivem em torno do lixão e recolhem materiais recicláveis no local.

Como incentivo os catadores também receberão um Ecoponto localizado no bairro São Conrado e uma estrutura próximo a Cidade do Ônibus, disponibilizada pela Financial Ambiental, empresa conveniada com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur).

No último dia 04 de setembro, foi realizada reunião na Fábrica de Gente, próximo ao Centro de Capacitação Profissional (Cecapro), com a presença do poder público municipal junto com o apoio do governo federal com os catadores da Associação dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis dos Aterros Sanitários de Mato Grosso do Sul (Atmaras) para discussão quanto ao fechamento do lixão e debate sobre a importância da criação da cooperativa nessa nova etapa. A reunião contou com a presença de representantes da Arquidiocese Padre Angenor, Casa do Futuro, Base Área de Campo Grande, Rádio Blink, Copagaz, Conselho Municipal do Meio Ambiente, Fórum Municipal do Lixo e Cidadania (FMLC), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Gráfica Alvorada, Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e do Instituto CERAMP.

Quatro órgãos municipais estão envolvidos diretamente no projeto de desativação do lixão: Semadur, Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), Fundação Social do Trabalho de Campo Grande (Funsat) e Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A empresa já acumulou cerca de 50 toneladas de materiais recicláveis que serão repassados a coleta seletiva dos catadores e distribuídos em suas novas estruturas.

O representante do FMLC, Alex Bachega, garantiu ajudar os catadores observando e acompanhando todo o processo do fechamento do lixão, trabalhando junto com eles e com o município, propondo ideias para que o projeto possa ocorrer da melhor forma possível. “O mais importante dessa transição é que os catadores, que já trabalham a longa data com esses resíduos, agora têm a oportunidade de trabalharem em formato de cooperativa.”

“É importante que os catadores façam a capacitação para trabalhar em seus futuros pontos de materiais recicláveis, participem arduamente do Fórum Municipal do Lixo, pois isso contribuirá muito na renda e na relação de trabalho entre eles” explicou a consultora da fundação Banco do Brasil, Romi Fischer, ilustrando como é necessário que eles estejam organizados e formalizados como pessoas jurídicas de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) quando estiverem instalados na nova estrutura.

Gilda Macedo, representante dos catadores afirmou que eles não querem indenização ou sacolão, e sim capacitação para continuarem trabalhando na área com dignidade e profissionalismo.

Para os catadores que não quiserem participar do novo projeto de capacitação, a segunda escolha será optar por cursos técnicos, pois a cooperativa não irá se responsabilizar por aqueles que não querem continuar atuando na área, afirmou Daniel Obellar, presidente da Atmaras.

“É preciso reforçar o direito dos catadores, para que eles se inscrevam no cadastro único do governo federal, para não perder a possibilidade de obter outros benefícios que são adquiridos por todos”, destacou Nilva Santos, da Sas.

O superintendente do trabalho, Anízio Pereira Tiago, garante que o MTE como órgão fiscalizador do projeto irá ajudar a sincronizar e fazer com que as ações aconteçam de acordo com as normas regulamentadoras, e ficou à disposição dos catadores, para a realização de consultas relativas ao assunto junto com o projeto CATAFORTE e a prefeitura de Campo Grande.

Durante o encontro o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marcos Cristaldo, relembrou que foi de comum acordo com a Atmaras, SAS, e FIEMS que os catadores desocupariam o lixão para trabalharem nas usinas, “Como dito no cronograma a desativação ocorrerá com calma e com garantias de materiais. Só poderão trabalhar nesses novos pontos catadores cooperados, com credenciamento e capacitação junto da empresa conveniada” ressaltou.

“Nessa nova etapa, os catadores deverão assumir a coleta seletiva, dividir e vender os materiais recicláveis. Com a construção da usina eles terão os recursos necessários para terem uma melhoria em suas rendas, consequentemente podendo efetuar, por exemplo, a comprar de uma casa própria”, observou Cristaldo.

Após a reunião, os catadores e todos que estavam presentes, foram convidados a conhecer as duas novas estruturas temporárias que serão utilizadas até a finalização da UPL, que será composta por galpão de aproximadamente 1500m², contendo refeitório, um prédio administrativo e uma guarita.

A partir da semana seguinte ao encontro, os catadores que estavam fazendo o curso de capacitação, já iniciarão os trabalhos na nova estrutura cedida pela prefeitura e pela empresa Financial.


























































Vanessa Albuquerque