segunda-feira, 18 de março de 2013

Prefeitura inicia ações da Semana da Água com plantio de mudas às margens do córrego Sóter



Foto: Vanessa Albuquerque
Com o objetivo de chamar a atenção para a importância da água e da gestão sustentável dos recursos hídricos e incentivar atitudes como a preservação dos leitos dos córregos urbanos, a Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), deu início as ações da Semana da Água, com o plantio de mudas às margens do córrego Sóter.

O plantio aconteceu no interior do Centro de Educação Ambiental Leonor Reginato Santini – CEA Polonês, realizado pelos alunos do 5º ano turmas A e B da Escola Profª. Danda Nunes. Antes do plantio, houve palestra com o tema “Mata ciliar, importância, conservação e recuperação”, proferida por Antônio Carlos da Silva Sampaio, professor e também engenheiro da Semadur. Durante sua apresentação, Antônio Carlos explicou aos alunos a importância da preservação da mata em torno dos córregos, rios e lagos para a qualidade da água.

Foto: Vanessa Albuquerque
O major da Polícia Militar Ambiental (PMA), Ednilson Queiroz, e coordenador do projeto Florestinha, esteve presente ao evento e explicou aos alunos sobre o trabalho realizado pela PMA e as atividades dos Florestinhas “A PMA tem a obrigação legal de proteger o meio ambiente. Estamos aqui hoje para falar da importância da preservação da natureza e principalmente da água. Um recurso tão necessário para a nossa vida”, o major destacou que os alunos ali presentes serão responsáveis pelo futuro do planeta, e desde hoje devem ter consciência dessa responsabilidade. O projeto Florestinha também realiza durante a semana evento alusivos a Semana da Água.

O prefeito Alcides Bernal, lembra sobre a importância da presença dos alunos e dos educadores nos plantios de mudas de árvores e ressalta que os Centros de Educação Ambiental do município estão de portas abertas a toda a população. “A Semadur está desenvolvendo um bom trabalho. Esses mecanismos oferecidos irão implementar, cada vez mais a educação ambiental que está desenvolvendo projetos e programas para garantir a qualidade de vida das pessoas”.

Foto: Vanessa Albuquerque
Após a apresentação da palestra, as crianças se direcionaram até a margem do córrego Sóter e realizaram o plantio das mudas. Thiago (9 anos) e Vitor (10 anos) nunca haviam visitado o CEA Polonês e gostaram muito do local “A gente não conhecia o CEA Polonês, estou adorando conhecer e plantar as árvores. Na minha casa eu rego todos os dias as plantas”, contou Thiago.

Nicolle (10 anos) já havia plantado uma árvore antes e hoje teve a oportunidade de novamente fazer está ação “Já tinha plantado antes, mas aqui a experiência é diferente, todo mundo plantando junto e aprendendo é mais legal”, disse Nicolle.

Luis Felipe (10 anos), contou que já plantou anteriormente três árvores, mas que hoje foi diferente “Hoje aprendi certinho como plantar e foi divertido fazer isso com os meus amigos da escola”.

Foto: Vanessa Albuquerque
Para a professora Eleir, o aprendizado na prática é o melhor método para as crianças “Nós temos os livros, porém é prazeroso para os alunos essa prática, fora da sala de aula, onde eles tem a oportunidade de praticarem o que já aprenderam na teoria”, apontou a professora Eleir que juntamente com os alunos plantou uma muda.

Todas as autoridades presentes, os técnicos da Semadur e os agentes de trânsito Cueva e Inês também participaram do plantio. A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) participou do evento apoiando no deslocamento dos alunos até o CEA Polonês.

Ao término do plantio os alunos aprenderam um pouco mais sobre a “Casa Sustentável”, edificada no CEA Polonês, considerada um exemplo na utilizando produtos ecológicos em quase todos os itens de sua construção. Todos que participaram do plantio também puderam levar para casa uma muda de acerola, uma forma de propagar os conhecimentos obtidos durante o evento.


Foto: Vanessa Albuquerque
  
Katia Tavares
DRT/MS 325

Nenhum comentário:

Postar um comentário