sexta-feira, 15 de março de 2013

Prefeitura promoverá ações para celebrar o Dia Mundial da Água

Dia 22 de Março é celebrado o Dia Mundial da Água. A data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) com o objetivo de chamar a atenção para a importância da água e da gestão sustentável dos recursos hídricos. Visando conscientizar a população, empresas e órgãos públicos na busca de soluções e participação em iniciativas que garantam quantidade e qualidade de água para todos, a Prefeitura Municipal de Campo Grande, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), promoverá a Semana da Água.

Nesta semana terão início várias ações alusivas à data, voltados a educação ambiental e a conscientização para o uso racional da água. Os eventos comemorativos serão realizados entre os dias 18 e 22 de março, com palestras e eventos voltados a toda população. Alguns desses eventos terão continuidade ao longo do mês.
Confira a programação da Semana da Água 2013:
18 de Março

Plantio de mudas às margens do córrego

O plantio de mudas na beira de córregos é de suma importância para a cobertura natural do solo evitando assim o assoreamento. Para incentivar atitudes como essa e a preservação dos leitos dos córregos urbanos, será realizado plantio de 540 mudas por alunos da Escola Profª. Danda Nunes, às 08 horas, no Centro de Educação Ambiental Leonor Reginato Santini – CEA Polonês, situado às margens do córrego Sóter.

19 de Março

Palestra em empresas

Será realizada palestra sobre “Os cuidados com a água em nosso município”, apresentada por técnicos da Semadur. Também serão apresentados os resultados dos programas ambientais Córrego Limpo e Manancial Vivo, desenvolvidos pela Prefeitura através da Semadur, para os funcionários da empresa Coca-Cola Femsa, às 08 horas. Estes programas são voltados para a preservação dos recursos hídricos na Capital.

20 de Março

Palestra nas Universidades

Será iniciado um ciclo de palestras que abordará os temas “Área permeável e a legislação”. A primeira palestra do ciclo será realizada para os acadêmicos de Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica Dom Bosco, no período matutino a partir das 07h30 e no período noturno a partir das 19h30. A palestra para os futuros profissionais abordará a Lei Complementar n.7405 e suas atualizações, que dispõe sobre o uso e ocupação do solo.

21 de Março

Combate ao desperdício

As três Secretarias Municipais presentes no prédio da Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), através de seus secretários, às 08 horas, darão inicio a ações educativas e de mobilização de seus funcionários para obter maior economia de água nos órgão públicos municipais, resultando em consumo consciente e responsável da água. O Prefeito assinará uma ordem de serviço para a limpeza de caixas d’água dos prédios públicos municipais.

No evento será realizada apresentação da Banda da Guarda Municipal e teatro interpretado pelos jovens do Projeto Florestinha.

22 de Março

Limpeza da Lagoa Itatiaia

Celebrando no Dia Mundial da Água, será realizada limpeza da Lagoa Itatiaia, às 13 horas, que também contará com a participação dos Florestinhas. A Lagoa Itatiaia é um afloramento d’água natural que se intensifica nas épocas em que os índices pluviométricos são mais elevados. A lagoa serve de pouso para aves migratórias como garças, marrecos, pássaros pretos entre outros, considerada um cartão postal da cidade.

Projeto Florestinha

De 18 a 22 de Março, das 13h30 às 16h30, os jovens do projeto Florestinha estarão recebendo alunos para trabalhos de educação ambiental com o tema “Uso da Água” no Parque Cônsul Assaf Trad – CEA Florestinha.

Para Odimar Luis Marcon, secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, esta Semana da Água é um instrumento para a educação ambiental que, aliada a ações concretas por parte da população, só poderá resultar em benefício para todos e para o meio ambiente “Temos que conscientizar a população, oferecer mecanismos para a realização satisfatória tanto da educação ambiental como dos projetos e programas desenvolvidos pela administração pública que beneficiam o meio ambiente.” O secretário ainda destaca a importância de preservação dos recursos hídricos “O bem-estar das futuras gerações depende de como lidamos hoje com nossos recursos hídricos. É imprescindível agir para sua preservação. Uma vez que a qualidade da água reflete diretamente na saúde de toda a população.”

 Katia Tavares

DRT/MS 325

Nenhum comentário:

Postar um comentário