quinta-feira, 25 de abril de 2013

Campo Grande participa de Encontro de Secretários de Meio Ambiente e Fórum Internacional de Mudanças Climáticas



O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Odimar Luís Marcon, participou no dia 22 de abril do 2º Encontro de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras, realizado em Porto Alegre, no Hotel Sheraton. O Encontro foi realizado na data em que é comemorado o Dia da Terra e teve como principais discussões a sustentabilidade e as mudanças climáticas das cidades de baixa emissão de carbono.

O Evento reuniu titulares e técnicos de 25 capitais do país
Para o secretário Marcon o evento é muito importante, pois além da troca de experiências bem sucedidas entre as cidades, também é um momento onde os secretários têm a oportunidade de se reunirem para uma aproximação maior entre os municípios e suas secretarias municipais do Meio Ambiente, “Aqui podemos interagir e compartilhar práticas ambientais que trazem resultados efetivos. Também somos apresentados as mais diversas realidades e experiências de ações voltadas a preservação ambiental, assim temos a oportunidade de aprender e também expor nossas práticas. A questão ambiental merece total atenção dos governos e a ações concretas de sustentabilidade devem estar presentes nas administrações municipais”, enfatizou Marcon.

No final do evento foi formalizada a Carta de Porto Alegre, um documento com as propostas dos municípios para garantir a preservação ambiental, o desenvolvimento sustentável e a redução das emissões de gases de efeito estufa. Na Carta todos os secretários municipais de Meio Ambiente das Capitais brasileiras interagem e pactuam ações concretas declarando em síntese, a necessidade de avançar na integração do processo de governança para sustentabilidade, implementação de projetos e planos de ação locais para o fomento do conhecimento cientifico e a transparência de tecnologias para o desenvolvimento sustentável e a criação de indicadores de sustentabilidade e de um sistema de metas e produção de relatórios de sustentabilidade.

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, relatou que os municípios precisam ser protagonistas das políticas públicas que acontecem no país, e que as suas ações devem ser ponderadas sempre com o foco na sustentabilidade. “Eu uso como exemplo o transporte coletivo. É inadmissível nós ainda pensarmos nos carros como forma de se locomover nas cidades. Nós temos que investir é no transporte coletivo, com veículos e combustíveis menos poluentes, de melhor qualidade e com tarifas mais baixas. Os incentivos têm que ser para essas ações, essas iniciativas”, afirmou Fortunati.

Fórum Internacional de Mudanças Climáticas das Cidades de Baixo Carbono

O secretário Marcon também participou no dia 23 do 2º Fórum Internacional de Mudanças Climáticas das Cidades de Baixo Carobono. O Fórum reúne autoridades nacionais e internacionais e foi promovido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre (Smam) e pelo Instituto Latino Americano de Desenvolvimento Econômico e Social (Ilades).

O presidente do Ilades, Marcino Rodrigues, que também coordena o Fórum, afirmou em sua fala, que o objetivo do encontro é promover um debate qualificado, sem questões de ordem ideológica, mas sim em um plano técnico.

Os eventos, organizados pela Work - Consultoria e Projetos em Gestão da Qualidade e Meio Ambiente, têm o apoio institucional do Governo Federal, Ministério do Meio Ambiente, Ministério das Cidades, Governo do Estado do Rio do Grande do Sul / Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul / ECOJUS, Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro / Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Embaixada Britânica em Brasília, United States Consulate General de São Paulo, Fepam, Ajuris, Escola Superior da Magistratura, OAB RS, Copp / UFRJ, PGQP, Câmara Brasil Alemanha Porto Alegre, Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Qualidade RS, Instituto Ethos e Ellera Comunicação Gráfica. O patrocínio é da Fundação Konrad Adenauer Stiftung, Viação Ouro e Prata/Catsul, Celulose Riograndense, Sulgás, Multiplan, Procempa e Oi


Katia Tavares
DRT/MS 325
Com informações da Prefeitura de Porto Alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário