sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Semadur incentiva exemplos de sustentabilidade


Na manhã de ontem (22), o Centro de Educação Ambiental Leonor Reginato Santini (CEA Polonês) recebeu a visita dos alunos do sétimo ano da Escola Municipal Professora Danda Nunes. Os alunos foram recepcionados por técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), que acompanharam os visitantes durante todo o tempo em que estiveram no local.

Durante a visita, os alunos conheceram a casa sustentável. Edificada no CEA Polonês, o imóvel é um exemplo de produção limpa, utilizando produtos ecológicos em quase todos os itens construtivos. A construção da casa teve como objetivo difundir as tecnologias sustentáveis alternativas para a população e o setor da construção civil, demonstrando as possibilidades de melhorias e ganhos ambientais a partir da adoção dessas tecnologias.

A estudante Sthefany Ramires, 13 anos, em sua primeira visita a um Centro de Educação Ambiental, destacou a casa sustentável como uma grande novidade. “Achei tudo muito interessante, diferente do que eu conhecia. Morar numa casa assim parece ser bem legal, além de ajudar o meio ambiente”. Já Vitor Hugo Brandão, 13 anos, apontou a casa sustentável como um local interessante. “Visitando a casa, aprendemos sobre reaproveitamento de materiais e até mesmo da água. É importante preservar nossos recursos naturais”.

Os alunos visitaram o CEA Polonês acompanhados do professor e coordenador de Ciências, Daniel Rocha do Espírito Santo. O professor reafirmou que essas experiências práticas sobre educação ambiental são importantes para o aprendizado “O despertar do conhecimento voltado à educação ambiental é fundamental para as futuras gerações e para as realizações pessoais de cada um, uma vez que todos têm responsabilidade na preservação do meio ambiente”.

Os alunos também apreciaram a exposição fotográfica que está acontecendo no local, onde estão expostos 47 registros fotográficos que narram a história de ruas, prédios e momentos que marcaram o desenvolvimento de Campo Grande. As fotografias fazem parte do acervo do Arquivo Histórico de Campo Grande (Arca).

No final da visita, a coordenadora do Arca, Leda Ferreira, sorteou dois kit’s com publicações do arquivo para os alunos que visitaram o CEA Polonês e presenteou a escola com um álbum fotográfico produzido pelo Arca.

Katia Tavares
MTB/MS 352

Nenhum comentário:

Postar um comentário