terça-feira, 24 de setembro de 2013

Campanha Planta Campo Grande estimula plantio de mudas no Dia da Árvore


Foto: Vanessa Albuquerque
 A campanha “Planta Campo Grande” realizada pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, neste último domingo (22), distribuiu à população mais de 500 mudas nos altos da Avenida Afonso Pena e Praça das Águas. O evento promovido pela Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), fez parte da programação em comemoração ao Dia da Árvore e contou com o apoio da Rádio Blink, União dos Escoteiros do Brasil (UEB-MS) e universitários. As mudas foram distribuídas gratuitamente.

Durante o Evento, juntamente com o apoio da população, houve o plantio de 80 árvores das mais variadas espécies de Ipê. A campanha visa incentivar o plantio e a preservação de árvores, bem como, expor à população os benefícios das árvores na composição do meio ambiente, abordando a temática da qualidade de vida nas cidades e conscientizando a todos da responsabilidade socioambiental no processo de arborização do município.

Foto: Vanessa Albuquerque
Ainda no domingo, em outro ponto da Avenida Afonso Pena, próximo à Igreja Perpétuo Socorro, foi realizado o plantio de árvores da espécie Guapuruvu. A medida tem a finalidade de compensar a perda da vegetação suprimida do Paço Municipal. Mariana Lima, que esteve presente na distribuição de mudas, relatou que o incentivo de preservar e compensar a natureza com novas árvores são repassados aos seus filhos por eles e também pela escola, "Eu e o meu marido incentivamos os nossos filhos com o plantio de mudas de árvores em nosso sítio e em nossa casa, o que acaba se tornando uma grande brincadeira para eles".

Tamilyn Muramatso, estudante do curso superior Construção de Edifícios, afirma que ações como essas são muito importantes e necessárias para que tenhamos uma bela paisagem em nossa capital. As árvores proporcionam
um ar mais puro à cidade, e, assim, respirar em Campo Grande se torna cada vez melhor", comenta.

Foto: Vanessa Albuquerque
Já Fabiano Mariano, engenheiro agrônomo, estava caminhando quando viu o início do plantio e decidiu interromper sua caminhada para plantar uma muda e ajudar o meio ambiente "Foi a primeira vez que eu realmente plantei uma árvore de coração, já havia plantado outras vezes, mas dessa vez me tocou. Assim podemos preservar ainda mais o nosso meio ambiente e garantir mais sombra para quem faz caminhadas por aqui". Esta ação também foi marcante para Vander Soares que, acompanhado de sua filha de 4 anos, participou pela primeira vez de um evento voltado à preservação ambiental "Adoramos a iniciativa e ficamos sabendo pela rádio Blink e viemos fazer a nossa parte".

Foto: Vanessa Albuquerque

O locutor Johnny Love compareceu ao evento e também levou a sua filha para participar. "Eu fico preocupado com o que vai ser do nosso mundo daqui, por exemplo, 120 anos, quando os tataranetos da minha filha estiverem maiores e não tiverem isso que temos nos dias de hoje. É muito legal ver as crianças querendo plantar e participar de ações como essas", concluiu.

A população compareceu ao evento, demonstrando sua sensibilização e preocupação com o meio ambiente e com o futuro do planeta. Essas ações contam com parceiros como a Rádio Blink, ONG Pratique Ecologia, Rede Comper, União dos Escoteiros do Brasil (UEB-MS), Faculdade Unigran Capital, Lions Clube, Secretaria Municipal de Educação (Semed) e universitários que praticam a responsabilidade socioambiental e acreditam que com a participação ativa da população Campo Grande prosseguirá como a capital mais arborizada do Brasil.

Histórico – O dia 21 de setembro é a data em que se comemora o Dia da árvore no Brasil, desde 1965. O período prenuncia a chegada da primavera, em 22 de setembro.

Foto: Vanessa Albuquerque
Foto: Vanessa Albuquerque
Benefícios da arborização
Além da manutenção da vida no planeta, as árvores protegem o solo, nascentes de rios, lagoas e lagos; preservam a vida silvestre; produzem oxigênio; filtram a poluição e aumentam a umidade do ar; absorvem até 70% da água da chuva reduzindo o risco de enchentes; servem de berçário para diversos animais; auxiliam na redução da temperatura; absorvem o barulho; oferecem também o aspecto funcional com a produção de móveis, utensílios domésticos, esculturas, embarcações e etc. Sendo assim, inúmeros os benefícios que as árvores oferecem para a vida de todos.


Foto: Vanessa Albuquerque
Foto: Vanessa Albuquerque
Foto: Vanessa Albuquerque
Foto: Vanessa Albuquerque
Foto: Vanessa Albuquerque
Foto: Vanessa Albuquerque
Foto: Vanessa Albuquerque
Foto: Vanessa Albuquerque
Foto: Vanessa Albuquerque

Vanessa Albuquerque

Nenhum comentário:

Postar um comentário