terça-feira, 17 de setembro de 2013

Prefeitura forma primeira turma para atuar na Brigada de Incêndio

Contribuir para a preservação do meio ambiente e chamar a responsabilidade da segurança coletiva para si são os principais argumentos dos 35 guardas municipais que nesta manhã receberam os certificados de conclusão do curso que os qualifica e os capacita a atuarem, a partir desta segunda-feira (16), como as sete primeiras equipes da Brigada de Incêndio, lançada pelo prefeito Alcides Bernal (PP) no dia 9 de setembro. 

As equipes da Brigada de Incêndio estarão a partir de hoje em alerta, ligadas com o Corpo de Bombeiros por meio da frequencia de rádio, que irá acioná-las quando houver a ocorrência. Durante a cerimônia de entrega dos certificados de conclusão do curso, que teve carga horária de 48 horas, sob coordenação do Ibama e Corpo de Bombeiros, o guarda municipal Rafael Gomes Ferreira, de 26 anos, disse que mais do que atuar no combate no caso de um incêndio iniciado, o que o motivou para participar da equipe da Brigada foi a responsabilidade como cidadão.”Sempre me incomodou ver a fumaça causada pelas queimadas que fazem em terrenos. Isso, além de afetar significativamente no ar que a gente respira, coloca a segurança das pessoas em risco. Não pensei duas vezes quando fiquei sabendo da Brigada e já me coloquei como voluntário”, argumentou.

Já a guarda municipal Juliandina Caminha, de 33 anos, disse que trouxe parte da responsabilidade para si, quando decidiu se inscrever para a Brigada. “A gente vê um incêndio em um terreno ou parque e não pode fazer nada. Eu sempre tive curiosidade em saber como combater isso e agora posso fazer isso oficialmente. Claro que antes de tudo eu quero é conscientizar as pessoas dos prejuízos que atitudes como esta causam. Estou feliz pela oportunidade que está colocando o efetivo da Guarda Municipal em uma posição de reconhecimento e grande importância para a sociedade”, disse a formanda. 

Neste sentido, o coordenador Municipal de Segurança Pública e comandante da Guarda Municipal, Jonys Cabrera disse que este é apenas o primeiro passo para valorizar e dar uma função mais atuante para a Guarda Municipal. “Até então a guarda era reconhecida como pessoas que cuidam dos patrimônios públicos. Mas sabemos que podemos colaborar mais para com a sociedade. E, depois de mais de 20 anos da existência da Guarda Municipal, foi através da administração do prefeito Alcides Bernal, que teve a sensibilidade de presentear a população com essas novas atribuições para a Guarda. Sabemos da importância do trabalho dos Bombeiros e Ibama no sentido de combater os incêndios, mas que existe uma carência de pessoas para atuarem e vamos trabalhar de mãos dadas a fim de preservar vidas na Capital”, disse Jonys.

Presente à cerimônia de formatura, que aconteceu na sede da Brigada de Incêndio, o diretor de políticas públicas ambientais da Semadur, Raimundo Moreira de Araujo ressaltou que o projeto da Brigada de Incêndio vai além do combate às queimadas. “Antes de querer combater um incêndio já iniciado, nós temos a preocupação de evitar que isso aconteça. Faremos um trabalho atuante de conscientização e educação ambiental. Essas pessoas que hoje estão se formando irão multiplicar o que aprenderam e cada vez um número maior de pessoas estará ciente do perigo das queimadas, dos prejuízos para o meio ambiente. Sabemos que é cultural a prática de algumas pessoas, que a fim de limparem os terrenos colocam fogo no lixo ou nas folhas secas que caem em suas propriedades. Conscientes da legislação vigente, com informações precisas das consequências, é certo que podemos combater essa cultura tão negativa”, disse.

A cerimônia de formatura dos 35 guardas municipais contou com a presença do Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros, Francismar Viera.

Sobre a Brigada

O objetivo da Brigada de Incêndio, projeto pioneiro em Campo Grande, é atuar tanto na prevenção como no combate aos incêndios causados nos terrenos e áreas florestais da Capital. A coordenação e a programação das atividades exercidas pela unidade, cuja sede foi estabelecida no Parque Ecológico Anhanduí, ficarão a cargo da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, sob a orientação do Centro Nacional de Prevenção e combate aos Incêndios Florestais de Mato Grosso do Sul e do Corpo de Bombeiros Militar de MS.

Caberá à Prefeitura, enquanto coordenadoria de Defesa Civil coordenar a Brigada, selecionar candidatos, participar diretamente de execução de projetos e avaliação de resultados. Caberá ainda à Guarda Municipal oferecer o curso aos guardas municipais lotados nos parques municipais e unidades da prefeitura. À Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) caberá oferecer o espaço para o curso e dispor equipamentos para combate a incêndio florestal.

Ao Corpo de Bombeiros, caberá a responsabilidade de proporcionar junto ao Ibama as instruções do curso de combate ao incêndio aos brigadistas da 1ª Brigada de Incêndio e dispor de equipamentos de combate a incêndio florestal, tais como abafadores e bombas costais.


Fonte/Autor: Eliza Moreira DRT 106/MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário