terça-feira, 8 de outubro de 2013

Semadur distribui mudas, panfletos educativos e realiza plantio



No último sábado (05.10) a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) realizou a distribuição de 250 mudas frutíferas, no Parque Ayrton Senna e apoiou o plantio de 40 árvores no canteiro da Avenida Afonso Pena.


A Prefeitura realiza estas ações visando promover a Educação Ambiental através da conscientização popular por entender que a comunidade é o principal autor na mudança de atitudes por meio de ações concretas. Assim a administração pública municipal avança rumo à consolidação de políticas sustentáveis e de uma Educação Ambiental ampla e participativa. Que resulte sempre no bem comum para as pessoas e para o meio ambiente.

Durante a distribuição das mudas frutíferas muitas crianças estiveram presentes e foram retirar a sua muda. Os colegas João Pedro Leite, 9 anos, Maycon Sousa, 10 anos e Murilo Vinícius Paes, 9 anos, ganharam mudas de acerola e pitanga, todos relataram que nunca plantaram uma árvore e que esta seria a primeira experiência “Eu vou plantar essa árvore na minha casa. Nunca plantei, essa será a primeira de muitas outras que quero plantar” relatou João Pedro.

A bióloga, Cleonice Ribeiro de Souza, compareceu ao evento, ganhou uma muda frutífera e enfatizou a importância em promover essas distribuições “É importante oferecer mudas à população que muitas vezes não tem como adquiri-las. O lado ruim é que por muitas vezes a comunidade não reconhece o valor dessas ações, que resultam no benefício de todos”, destacou.

Já o plantio de 40 árvores da espécie Ipê de flores amarela, rocha, branca e rosa foi realizado no canteiro central da Avenida Afonso Pena em parceria com a Rede de Farmácias Pague Menos. Para a Semadur esta ação teve como finalidade sensibilizar e estimular a conscientização das empresas quanto a sua responsabilidade socioambiental no processo de arborização do município além de incentivar o plantio de árvores.

Para o diretor do Departamento de Políticas e Sustentabilidade Ambiental da Semadur, Raimundo
Moreira de Araújo, essas parcerias devem servir de exemplo para demais empresas “O poder público deve buscar articulação com a comunidade e empresas pois todos juntos teremos mais força para atingir nosso objetivo que é a preservação do meio ambiente e a conscientização ambiental. Aguarda que mais empresas tornem-se defensoras do meio ambiente e nos procurem para a promoção de mais ações como esta”, ressaltou Raimundo. Lorena Nogueira Alves, gerente regional da Rede de Farmácias Pague Menos, enfatizou o trabalho socioambiental realizado pela rede e a importância do plantio “Todos queremos um planeta melhor para nós e para as futuras gerações, e para isso estamos plantando essa sementinha da mudança promovendo esse plantio e buscando envolver não só nossos funcionários como também nossos clientes nessas ações” enfatizou.
Capital mais arborizada

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) Campo Grande é a capital brasileira
mais arborizada do Brasil, com 96%, ou seja, de cada 100 residências 96 são arborizadas. Na capital além de muitas espécies nativas e exóticas são encontradas uma enorme quantidade de árvores frutíferas plantadas em calçadas e quintais, o que aproximam inúmeras aves que fazem a alegria dos campo-grandenses.

Katia Tavares
DRT/MS 325
 


 












 






Nenhum comentário:

Postar um comentário