segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Mais de 200 voluntários participam de ações do Projeto de Restauração na Bacia do Guariroba



Mais de 200 voluntários participaram no último sábado (07.12), na Fazenda Saltinho, do plantio de mais de 1.600 mudas de árvores na região da Bacia do Guariroba. O plantio, coordenado pela  Semadur (Secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) integra as atividades desenvolvidas pelo Projeto de Restauração Ambiental na Bacia do Guariroba que visa a conscientização dos produtores locais para a preservação dos recursos hídricos. Na ocasião, foi celebrado o Dia do Voluntariado, homenageando os voluntários presentes e incentivando as pessoas a se engajarem às causas relacionadas à preservação ambiental. A ação faz parte do Programa Água Brasil com parcerias da Agência Nacional de Águas (ANA), Fundação Banco do Brasil, WWF-Brasil e apoio da Prefeitura Municipal de Campo Grande.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Odimar Luís Marcon destacou a importância do trabalho realizado pelos voluntários e da recuperação ambiental da Bacia do Guariroba “O voluntariado realiza seu trabalho com alegria e sentimos da parte de todos os presentes a alegria. Essa iniciativa deve ser valorizada e não poderia deixar de agradecer a participação de todos”, disse o secretário a público presente. 

Segundo o titular da Semadur, a restauração da bacia é necessária para a correção de ações de desmatamento ou manejo inadequado, ações que por algumas vezes podem ter sido praticadas pela falta de conhecimento das pessoas. “Por isso a importância de transmitir e praticar esses conhecimentos relacionados à preservação, o que resultará em benefícios ao meio ambiente e consequentemente qualidade de vida a população”, destacou.

O gerente do setor de gestão de pessoas do Banco do Brasil, Pedro Cintra, ressaltou que um trabalho de preservação ambiental não terá a abrangência e o êxito esperados sem o engajamento da sociedade “Não existe a possibilidade de ações de preservação sem a participação da sociedade. Por isso, incentivamos e apoiamos o voluntariado” afirmou Marcon. 

Representando o Sindicato Rural de Campo Grande, Ramão Jardim, enfatizou a importância do programa Produtor de Águas que incentiva a recuperação das bacias hidrográficas. “Todos nós devemos fazer a nossa parte. Uma forma disso é nos unindo com parcerias como, por exemplo, o Programa que devem ser estabelecidas, resultando em benefícios tanto para o meio rural quanto ao meio urbano” demonstrou.

O diretor do departamento de Políticas e Sustentabilidade Ambiental da Semadur, Raimundo Moreira de Araújo, salientou a disponibilidade de cada um em reservar um pouco do seu tempo para o trabalho voluntário auxiliando no plantio. “Nos deslocamos de nossas residências, reservamos parte do nosso período de descanso para trabalhar em prol da recuperação da Bacia do Guariroba, região distante da cidade, isso demonstra o compromisso da sociedade. O agradecimento foi estendido ao proprietário da Fazenda Saltinho que acolheu e forneceu a estrutura necessária para a realização das ações na Bacia responsável por mais da metade do abastecimento da população campo-grandense.

Plantio

Nilce Rodrigues Pereira, 67 anos, participou do plantio entusiasmada. “Essa ação é uma maravilha, seria excelente para o meio ambiente se cada um fizesse a sua parte. Deste modo, em pouco tempo já estaríamos recuperando toda essa área desmatada”. Sumiko Watanabe, 73 anos, destacou a importância da vida na natureza. “Esta ação é muito boa, estamos plantando vida, essas árvores serão novas vidas para a natureza”.

As amigas e escoteiras Yasmin Martins, 8 anos e Ester Farias, 7 anos, também participaram do plantio e contaram que era a primeira vez que plantavam uma árvore. “Gostei muito de participar, o meio ambiente é importante para todos”, contou Yasmin.

Já Guilherme Martins, 12 anos, contou ser veterano em plantios. “Já plantei outra árvore e quero continuar plantando para ajudar a preservação da nossa natureza”. Já Carlos Eduardo, 8 anos, explicou porque estava plantando. “Essas árvores são importantes para o nosso futuro e da natureza”.

Participaram do evento proprietários rurais da região, alunos e educadores da Escola Municipal Professor Vanderlei Rosa, grupos de escoteiros, Olavo Bilac, Pedra Viva e Mário Dilson, grupo de idosos do Centro de Convivência do Idoso Vovó Ziza, voluntários do projeto, servidores da Semadur, Câmara Municipal de Campo Grande, Fórum de Meio Ambiente Desenvolvimento Sustentável de Mato Grosso do Sul (FORMADS), Comissão de Meio Ambiente da OAB/MS, Associação Francisco Anselmo para Conservação da Natureza (FUCONAMS).

Katia Tavares
DRT-MS/325

Nenhum comentário:

Postar um comentário