terça-feira, 10 de junho de 2014

Prêmio Marco Verde encerra XIV Semana do Meio Ambiente de Dourados

           Na última sexta-feira, 6, no auditório da Unigran, ocorreu a solenidade de entrega do Prêmio Marco Verde 2014, evento que encerrou a XIV Semana de Meio Ambiente e XVII Eco Dourados. Foram outorgados oito troféus a pessoas físicas e jurídicas que se destacaram com inciativas referentes à preservação ambiental, ao longo do ano passado.




          Foram homenageados Adiles do Amaral Torres do Jornal O Progresso, Douramotors Veículos Ltda., Douraser Prestadora de Serviços de Limpeza e Conservação Ltda., Ciro Takashi Miguita, Escola Municipal Aurora Pedroso de Camargo, Marcos Coelho Cardoso (Sanesul), César Augusto Scheid (Inflex) e Nilce da Silva Alves Resumo.



          Além das premiações concedidas, com a entrega de certificados e troféus, houve mesa redonda com o tema “Tecnologias Ambientais, produção e consumo sustentáveis”, proferida pelo arquiteto Julio Lima Vera, da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), de Campo Grande, tendo o professor titular da UEMS, Laércio Carvalho, como mediador.

 Julio Veras, Arquiteto da Semadur, explica sobre sustentabilidade e o projeto Casa Sustentável
         Veras desenvolveu o renomado projeto da Casa Sustentável, que faz parte do Centro de Educação Ambiental (CEA), da prefeitura de Campo Grande. A iniciativa trabalhou com itens que produzem impacto mínimo ao meio ambiente. “O projeto foi elaborado com a preocupação fundamental de utilizar o maior número possível de materiais sustentáveis e está na ativa desde 2011, recebendo visitas de estudantes e interessados”, afirmou o arquiteto.

         Veras detalhou sobre os itens que foram incluídos no desenvolvimento do projeto, desde o concreto ecológico feito com raspas de pneus destinados à reciclagem, tijolos produzidos a partir de resíduos de demolição, janelas desenvolvidas com vidros feitos de descarte, tintas e massas de revestimento reaproveitados de granulados minerais e rejeitos de marmorarias que resulta em economia de 70% na alvenaria, entre outros itens.

         “É preciso repensar urgentemente um modelo inteligente de construção de imóveis, seja casas ou escritórios, que considerem uma menor agressão ao meio ambiente, com um aproveitamento inteligente de materiais sustentáveis, como forma de preservarmos nossa saúde e integração com o meio ambiente”, finalizou Veras.


       O evento contou com a presença do prefeito Murilo Zauith, do preseidente do Imam, Rogério Yuri Kintschev, ambientalistas, estudantes e demais convidados.

Fonte: UEMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário