segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Prefeitura e Águas Guariroba assinam hoje parceria para reativar Programa Córrego Limpo

               A Águas Guariroba e a Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), firmam nesta segunda-feira, dia 11, um termo de cooperação mútua que visa à conservação dos mananciais da Capital. Com a parceria, serão retomadas as atividades do programa “Córrego Limpo, Cidade Viva”. A solenidade de assinatura do convênio será às 9h, em frente ao Centro de Educação Ambiental do Polonês, na avenida Nelly Martins.

               O evento faz parte das comemorações pelos 115 anos de Campo Grande. De acordo com a Semadur, a cidade possui 33 córregos, além do Rio Anhanduí. O programa “Córrego Limpo, Cidade Viva” visa criar uma rede de monitoramento e divulgação da qualidade da água dos córregos, intensificar a fiscalização às fontes de poluição e promover ações de educação ambiental.

                   Uma das principais ações do programa é o monitoramento do índice da qualidade da água dos mananciais em 80 pontos estratégicos nas bacias do Anhanduí, Bálsamo, Bandeira, Botas-Coqueiro, Gameleira, Imbirussu, Lageado, Lagoa, Prosa e Segredo. Periodicamente, a equipe da Águas Guariroba realiza coletas e análises das amostras de água no laboratório da Estação de Tratamento de Esgoto Los Angeles. São verificados nove parâmetros: PH, turbidez, oxigênio dissolvido, nitrogênio total, fósforo, sólidos totais, temperatura, coliformes e DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio).

                 Os resultados são encaminhados à Secretaria de Meio Ambiente, responsável por realizar o cálculo do Índice de Qualidade da Água e a classificação em ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo. As informações são divulgadas para toda a população em placas às margens dos córregos e no site (www.capital.ms.gov.br/meioambiente). O objetivo é chamar a atenção e sensibilizar os cidadãos da importância da participação de todos na conservação dos mananciais da cidade.

                 Outro foco do Córrego Limpo é o combate às principais fontes de poluição, como o lançamento de esgoto clandestino nos córregos e utilização de fossas irregulares. Por meio do convênio, a Águas Guariroba dará apoio às ações de fiscalização, que serão intensificadas pela Semadur neste segundo semestre. Em Campo Grande, o esgotamento sanitário chega a 73% da população. Porém, muitos moradores ainda não utilizam o serviço, mesmo sendo obrigatória a conexão ao sistema público de coleta e tratamento de esgoto disponível, de acordo com a Lei Federal 11.445/07.

Ambiente Limpo

              A Capital está localizada sobre os aquíferos Caiuá, Serra Geral e Guarani – este último considerado uma das maiores reservas subterrâneas de água doce planeta. Para evitar a contaminação e melhorar a qualidade dá água subterrânea da cidade, a Semadur intensificará fiscalização ao uso de indevido de poços para abastecimento. Para isso, foi criado o programa “Ambiente Limpo”, que também será lançado na segunda-feira. O objetivo é proteger esses mananciais subterrâneos, que representam uma importante reserva de água para o futuro.

Fonte: Colaboração Assessoria Águas

Nenhum comentário:

Postar um comentário