quarta-feira, 26 de novembro de 2014

CEA Imbirussu recebe alunos e desenvolve ações voltadas à educação socioambiental

Foto: Katia Tavares
Alunos do 3º e 9º anos da Escola Municipal Fauze Scaff Gattass Filho visitaram, na última semana, o Centro de Educação Ambiental Odilza Fernandes Bittar - CEA Imbirussu. Além das atividades voltadas à Educação Ambiental e a realização da trilha ecológica, também participaram de palestra com representantes da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e do 3º Batalhão de Aviação do Exército (BAvEx). Na ocasião foram apresentadas aos alunos orientações sobre prevenção de acidentes aéreos e os danos provocados por objetos estranhos ao ambiente.   

Deste modo, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), por meio dos seus Centros de Educação Ambiental (CEA), formaliza mais uma parceria voltada à educação socioambiental com desenvolvimento de métodos e estratégias de educação e intervenção no ambiente urbano, visando minimizar os riscos de acidentes aéreos.

Durante sua apresentação, o Major do 3º Batalhão de Aviação do Exército (BAvEx), Hamilton Cavalcante, ressaltou a importância em conscientizar a população quanto aos acidentes que podem ser ocasionados pelo uso indevido de uma série de objetos como, por exemplo, balões, pipas, linhas com cerol, raios lasers e até mesmo o descarte incorreto de resíduos que podem atrair aves. “Esta é uma excelente iniciativa, pois é importante conscientizar, principalmente esses alunos que residem próximo ao aeroporto, que atividades como soltar pipas, apontar raio laser para o alto podem causar grandes riscos para a aviação” explanou. Palestraram também representantes da Infraero.  No encontro foram distribuídos materiais didáticos voltados a Educação Ambiental.

Percepções
A professora Talita Maksoud acompanhou seus alunos durante a visita e realçou a importância em conscientizar e demonstrar os objetos e os perigos e, até mesmo, os acidentes que eles podem ocasionar “É importantíssimo os alunos estarem cientes e entenderem o objetivo da palestra que é conscientizá-los, pois eles moram e estudam em um bairro próximo ao aeroporto e estão acostumados a soltar pipas, inclusive muitos com cerol ou linha chilena. Após esta apresentação tenho certeza que eles irão informar seus pais e amigos, até mesmo por ser proibido e muito perigoso, podem levar inclusive a morte”, destacou.

Para a aluna Maria Aparecida Moreira, 9 anos, a palestra mostrou como ajudar os pilotos de avião. “A palestra me ensinou a colaborar com os pilotos. Vou explicar para minha família também como podemos ajudá-los e que meus amigos não devem soltar balões e pipas, muito menos brincar com aqueles lasers que atrapalham os aviões”, afirmou. Já o aluno Fabrício ressaltou que pôde conhecer mais sobre os aviões. “Gostei porque me ajudou a conhecer mais sobre os aviões e o perigo que é se um deles cair. Com pequenas atitudes podemos preservar muitas vidas”, ressaltou, ciente da importância de suas ações com relação a realidade à sua volta.

Este evento foi o primeiro de uma série que, a partir de então, realizará trabalho com esse mesmo conteúdo por meio dos demais CEA de Campo Grande. Além deste trabalho, a Semadur comporá em 2015 com a Infraero uma iniciativa de Educação Ambiental Itinerante.

Katia Tavares DRT/MS 325

Nenhum comentário:

Postar um comentário