quarta-feira, 13 de abril de 2016

Prefeitura amplia Coleta Seletiva para mais 33 bairros da Capital

A Prefeitura de Campo Grande, em cumprimento a um plano pré-estabelecido e ao desejo manifestado por diversas cooperativas de catadores de resíduos residenciais urbanos, ampliou a coleta seletiva de resíduos sólidos domiciliares para mais 33 bairros da região urbana. Com essa medida, estão contemplados por esse atendimento aproximadamente 105 mil residências, em mais de 300 loteamentos urbanos em cerca de 47 bairros dos 74 instituídos nas regiões da cidade.

O serviço porta a porta é realizado por veículos coletores percorrendo os bairros, em horários e dias específicos, até duas vezes por semana, segundo um cronograma estabelecido e divulgado pela própria empresa.

Por meio da coleta seletiva de resíduos são recolhidos materiais recicláveis como papéis, plásticos, vidros e metais. Para tanto, é preciso que os moradores dos bairros atendidos pela coleta acondicionem os este tipo de lixos em sacolas plásticas específicas (preferencialmente verdes), deixando-as à vista na calçada, nos pontos da coleta regular dos dejetos domésticos.

Cooperativas organizadas de catadores de resíduos sólidos urbanos receberão os resultados de tais coletas, realizando a seleção do material reciclável na Usina de Triagem de Resíduos (UTR), instalada no bairro Dom Antônio Barbosa.

Por meio da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), a administração continuará, paralelamente, a expandir seu processo de educação ambiental, orientando crianças, jovens e adultos para a manutenção de um ambiente urbano saudável e sustentável, priorizando os hábitos da separação seletiva de resíduos residenciais recicláveis.

É importante que a população esteja consciente quanto a sua responsabilidade no consumo sustentável e na aquisição de novos hábitos para a preservação e melhoria do meio ambiente. Essa nova cultura urbana é parte das determinações prescritas na Lei Federal 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Para conhecer e conferir as regiões e setores que atendidos pela coleta seletiva, acesse o site da Prefeitura Municipal de Campo Grande, no link http://www.pmcg.ms.gov.br/Semadur basta clicar na localidade desejada para acessar a informação sobre os dias e horários em que o veículo da concessionária estará circulando no bairro.
 
 Joana Lima MTE/ MS 154

Nenhum comentário:

Postar um comentário