terça-feira, 10 de maio de 2016

Semadur e Semed coordenarão projetos de reaproveitamento de água pluvial em escolas municipais de Campo Grande


Como forma de beneficiar as escolas municipais de Campo Grande, o prefeito municipal Alcides Bernal estabeleceu no Diário Oficial de ontem (09), a lei n. 5.700, de 6 de maio de 2016, que dispõe sobre o reaproveitamento de água pluvial.

A Prefeitura de Campo Grande, representada pelas Secretarias Municipais de Educação (Semed) e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), desenvolve projetos como sistemas de Captação de Água da Chuva em parceria com a comunidade escolar, beneficiando melhorias como, por exemplo, a irrigação e cultivo de hortas, auxiliar na redução do uso da água potável, além de além de orientar os alunos quanto à sustentabilidade e educação ambiental.

No mesmo dia da publicação da lei a Escola Municipal Professor Fauze Scaff Gattass Filho inaugurou um sistema de captação de água da chuva para melhoria na irrigação de sua horta, onde a manutenção da mesma é feita por funcionários da escola. A lei também destaca que está autorizado firmar convênio/ parcerias com universidades, entidades privadas nacionais e estrangeiras para o desenvolvimento deste reaproveitamento de água, podendo participar do funcionamento do sistema por alunos e funcionários da rede das escolas para maior êxito do projeto.

A diretora da escola, Tânia Vital da Silva Gomes, destaca que a instalação do sistema de captação de água da chuva vem somar as atividades de educação ambiental que são desenvolvidas pela escola com orientação da Semadur “Estamos muito felizes com as ações, pois garantem a melhoria da qualidade de vida da comunidade local, além de contribui para a sobrevivência de nossa horta de alimentos”, afirma.
Para o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Rui Nunes, esta lei é fundamental para que todas as escolas municipais realizem ações como a Escola Municipal Professor Fauze Scaff Gattass Filho, servindo de exemplo para outras instituições escolares em seu desenvolvimento do sistema. “O reaproveitamento de água da chuva é uma forma de preservar esse recurso tão importante às nossas vidas, com a sanção da lei n. 5.700/16 o prefeito Alcides Bernal reafirma a preocupação da administração com o meio ambiente. Práticas como essa que inauguramos nesta escola devem ser estender as demais escolas do município”, pontua.

As despesas oriundas da execução do projeto de reaproveitamento de água pluvial serão providas de dotações orçamentárias próprias da administração municipal.


Joana Lima DRT/MS 1540










Nenhum comentário:

Postar um comentário