segunda-feira, 27 de junho de 2016

Prefeitura realiza intervenções nas estradas da região da APA Guariroba


Foto: Francielle Floriano
 A Prefeitura de Campo Grande realiza intervenções nas estradas vicinais da região da APA (Área de Preservação Ambiental) do Córrego Guariroba. As ações, que fazem parte do Programa Manancial Vivo, desenvolvido pela Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), tiveram início nesta segunda-feira (27.06) em conjunto com a Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura). Com as obras, a intenção é melhorar a trafegabilidade e permitir condições de preservação e conservação do córrego Guariroba.

As obras estão em execução pela equipe de profissionais da Seintrha nas estradas vicinais CG 180 e CG 264, e vão proporcionar aos produtores locais estradas melhores. Com os serviços concluídos, as vias irão possibilitar mais agilidade e facilidade no escoamento dos produtos vindos das propriedades rurais da região. As ações estão sendo bem recebidas pelos produtores rurais. 













De acordo com os técnicos da Seintrha, o processo que afeta as estradas acontece quando a água forma curvas de níveis que são direcionadas às vias prejudicando a locomoção de veículos nas estradas. Para solucionar o problema estão sendo feitas intervenções por meio de obras físicas construindo “caixas” próximas às estradas que irão filtrar as águas pluviais no solo direcionando para o córrego Guariroba e para plantações de produtores.



O coordenador do Programa Manancial Vivo, Marcos Andrei Alves Meira, destaca que as intervenções vão melhorar as estradas atendendo não só o escoamento da produção, mas de veículos, entre eles o do transporte escolar. “Outro ponto importante das obras é que irão disciplinar as águas pluviais para o córrego Guariroba”, explicou.

Segundo o encarregado de obras, Teodoro Alex Santos, responsável pela execução das atividades, a ação da Prefeitura atende toda a região rural da APA Guariroba. Com cerca de 20 profissionais envolvidos e 10 máquinas dentre elas tratores e caminhões, as equipes executam também serviços de patrolamento e cascalhamento das vias. “Os trabalhos continuam ao longo da semana e assim que concluídos já vão contribuir para facilitar o tráfego, permitindo maior segurança a quem transita na via”, disse.

A Semadur realiza reuniões contínuas com o Conselho Gestor da APA Guariroba para que projetos sejam desenvolvidos para conservação e preservação do córrego Guariroba.






Fonte/Autor: Joana Lima MTE-MS 1540, com SCS

Nenhum comentário:

Postar um comentário