terça-feira, 7 de junho de 2016

Técnicos da Semadur debatem Plano de Coleta Seletiva com servidores do Ibama




     Coleta Seletiva em Campo Grande esteve em discussão durante encontro com servidores e técnicos do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), nesta terça-feira, teve como tema central o processo coletivo e participativo da coleta seletiva. A iniciativa faz parte das ações da programação alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente. 

Durante palestra, a chefe da Divisão de Fiscalização e Políticas Sustentáveis da Semadur, Cristina Piccolo buscou sensibilizar os participantes quanto à importância do consumo sustentável e do serviço de coleta seletiva de resíduos domiciliares. Outro ponto importante foi a participação dos servidores que tiveram a oportunidade de questionar suas dúvidas e propor sugestões para melhorar ainda mais a qualidade da prestação do serviço.

“A Prefeitura de Campo Grande no processo de construção participativa do seu Plano de Coleta Seletiva tem buscado ouvir sugestões nos Conselhos Urbanos, na realização de encontros públicos de propostas e culminará esse processo com uma Conferência Municipal com ampla participação da sociedade civil prevista para outubro deste ano”, destacou Cristina.

O planejamento das ações futuras do serviço, prevendo um período de 20 anos, é uma forma de aprimorar a qualidade dos serviços prestados à população. “A intenção é construir um meio ambiente mais saudável e sustentável”, explicou.

No encontro, a Engenheira Ambiental Sanitarista, Fernanda Olivo e o Engenheiro Ambiental, Mário César Junqueira aproveitaram a ocasião para apresentar um diagnóstico da situação atual da Coleta Seletiva em Campo Grande.

Segundo o técnico responsável pela Educação Ambiental do Ibama, Vicente Mota, o tema coleta seletiva deve estar presente no dia a dia das pessoas, principalmente quando o assunto é a destinação correta dos resíduos sólidos. “No Ibana, seguimos o decreto federal que define a separação de resíduos recicláveis e destinamos os produtos às cooperativas de catadores”, afirma.

Para Luiza Lopes, servidora do Ibama, a iniciativa de tornar o assunto coleta seletiva tema de discussão é importante porque amplia o comprometimento de todos. “É uma forma incentivar a todos para a divisão do lixo e a separação dos que é reciclável. Essa consciência tem que ser nossa, das empresas e o conhecimento de como fazer é o primeiro passo para saibamos desenvolver ações práticas”, frisou

Já para Nelson Taira, técnico administrativo, a discussão sobre a coleta seletiva coordenada pela Semadur beneficia a população que aprende a forma correta de buscar meios para a correta destinação do lixo, gerando a sustentabilidade. “Acredito que a disseminação das atividades da coleta seletiva vem somar nas nossas ações diárias”, afirma.

A Semadur segue com programação de atividades, realizando na próxima quinta-feira (9), às 19h e sexta-feira (10), às 8h, o 1º Simpósio Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável: um olhar integrado, no auditório 5 da Uniderp (Inscrições gratuitas e limitadas disponíveis no site da Semadur).

Em seguida:
21/06 – Terça-feira – 13h30min
1º Workshop: Apresentação de Propostas de Soluções para Coleta Seletiva e Resíduos Recicláveis – Realização Semadur/PMCG
Local: Auditório da UNIGRAN

23/06 – Quinta-feira – 8h30min
Palestra: Coleta de Resíduos Sólidos, Detalhamento de Propostas do “Adote uma lixeira” e exposição de artesanato com materiais recicláveis– Realização Semadur/PMCG
Local: Auditório da Infraero
Fonte/Autor: Assessoria de Imprensa Semadur- Joana Lima MTE-MS 1540, com SCS

Nenhum comentário:

Postar um comentário