quarta-feira, 22 de junho de 2016

1º Workshop de apresentação de propostas da coleta seletiva reúne diferentes experiências da área

     

       
Com o objetivo de absorver ideias e experiências de trabalhos relacionados à coleta seletiva em Campo Grande, cerca de 80 participantes da área apresentaram propostas na tarde da última terça-feira (21), durante o “1º Workshop: apresentação de propostas de soluções para coleta seletiva e resíduos recicláveis”, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), no auditório da UNIGRAN Capital.


O Workshop iniciou-se com mesa redonda mediada pelo secretario municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Rui Nunes representando o prefeito de Campo Grande Alcides Bernal, a diretora-presidente da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agereg), Ritva Vieira e a defensora pública Olga Cardoso de Matos.

Segundo Rui Nunes, são essenciais atividades que articulem o trabalho com materiais recicláveis, proporcionando assim a conservação do meio ambiente. “Todo o trabalho desenvolvido pela Divisão de Fiscalização e Políticas Sustentáveis e Educação Ambiental da Semadur tem a finalidade de desenvolver melhorias futuras da coleta seletiva que está ativa atualmente”, afirma.

Durante o evento foram apresentadas propostas de soluções das seguintes instituições: Hospital São Julião, UNIGRAN Capital, Friocruz/MS, Revidros Comércio de Recicláveis, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Fórum Municipal do Lixo e Cidadania e Ecoplantar.

De acordo com Mário César Junqueira, Engenheiro Ambiental da Démeter Engenharia, responsável pelo diagnóstico da situação atual da Coleta Seletiva em Campo Grande, a participação da população é imprescindível para a melhoria da coleta seletiva. “É importante para as políticas públicas, o evento beneficia a população na construção de um planejamento 
eficiente para o Plano da Coleta Seletiva”, destaca.

Para a professora Dirlene Santos que estava assistindo as apresentações, a discussão e troca de experiências no assunto é benéfica a cada morador da Capital. “A iniciativa de promover o workshop é excelente, o evento surgiu da necessidade da sociedade ouvir argumentos sobre a coleta seletiva, porém não somente ouvir e sim contribuir sempre”, pontua. 

Marcos Eduardo Kirst, representante da Ecoplantar que explicou seu trabalho de auxilio no recolhimento de resíduos sólidos, parabeniza a Semadur pelo desenvolvimento do workshop e espera que mais eventos como este sejam realizados. “É fantástico, esse plano de coleta seletiva visa ajudar no plano local, pensando na cultura da cidade e auxiliando na destinação correta do lixo”, observa.

Após a apresentação de todas as propostas, houve mesa de debates como forma de compartilhar conhecimentos e atividades. Participaram do “1º workshop: apresentação de propostas de soluções para coleta seletiva e resíduos recicláveis” catadores, Agereg, Fiocruz, Sedesc, Démeter Engenharia, Hospital São Julião, UNIGRAN Capital, Revidros Comércio de Recicláveis, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Fórum Municipal do Lixo e Cidadania, Ecoplantar, Semed, TRE Sustentável, Funesp, Senai/MS, Semmu, Sesau, Solurb e IBAMA/MS.



Fonte/Autor: SCS com Assessoria da Semadur



Nenhum comentário:

Postar um comentário