quarta-feira, 6 de julho de 2016

Ações dos Centros de Educação Ambiental no primeiro semestre atingem diferentes públicos


A Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) desenvolve trabalhos de conscientização por meio de Educação Ambiental realizado durante o ano. Os Centros de Educação Ambiental (CEAs) são referência na disseminação de práticas sustentáveis na Capital e tem como objetivo transmitir conhecimentos sobre conservação e preservação do meio ambiente. 

Para reforçar a luta contra ações que degradam a natureza, o CEA Florestinha organizou, no início do mês de junho, uma programação que contou com apresentação de vídeos, palestras, teatro e oficinas sobre práticas sustentáveis. Durante a semana de preservação ambiental, mais de 120 alunos de escolas públicas da Capital e integrantes do projeto Florestinha plantaram mudas de árvores e fizeram trilha ecológica.

Dentre as atividades ocorridas ainda no primeiro semestre, o CEA Polônes destacou-se com a implementação de composteira com cerca de 100 participantes entre jovens, crianças e idosos. Essa composteira irá gerar o substrato que será transformado em adubo orgânico visando minimizar, de maneira sustentável, os impactos ambientais e diminuir o volume de resíduos sólidos na cidade. 

Já no CEA Imbirussú, no mês de junho, 70 alunos das escolas Profª Clarinda Mendes de Aquino e Coronel Sebastião Lima assistiram à palestra educativa sobre prevenção de acidentes aéreos, ocasionados pelo uso constante de canetas a laser, pipas, balões e resíduos sólidos. Durante a palestra, os técnicos da Semadur e da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) destacaram a necessidade de conscientização quanto às conseqüências dos restos de lixo que atrai pássaros em torno da região do aeroporto, provocando prejuízos físicos às aeronaves e risco a tripulação. 

Além dos resíduos sólidos, destacaram o uso de canetas a laser que dificultam a visão dos pilotos, podendo assim ocasionar acidentes aéreos. A expectativa é de que, com estes conhecimentos, os alunos transmitam as informações a suas famílias.

Em 24 de junho, no CEA Anhanduí ocorreu a formação dos professores sobre Áreas de Preservação Permanentes (APPs), com cerca de 45 professores da Escola Municipal de Tempo Integral Ana Lucia de Oliveira Batista. Ocorreram debates sobre a Reserva Legal e participaram de trilha ecológica. A formação desses professores irá contribuir para uma educação prática nas salas de aulas onde lecionam.

Estes Centros de Educação Ambiental proporcionam aos visitantes contato direto com o meio ambiente, por meio de atividades lúdicas e dispõem de estruturas completas como espaço multiuso, trilha ecológica, centro de convivência, auditório, entre outros espaços.

Serviço: As instituições interessadas em agendar visitas orientadas nos CEAs, poderão entrar em contato com a Semadur, por meio da Divisão de Políticas Sustentáveis e Educação Ambiental (DFPE) pelo telefone 3314-3294.

Nenhum comentário:

Postar um comentário