segunda-feira, 11 de julho de 2016

Patrulheiros Ambientais e equipes do Manancial Vivo desenvolvem ações na APA do Guariroba



Ações de conscientização para preservação do córrego Guariroba foram realizadas por patrulheiros ambientais, técnicos do Programa Manancial Vivo e agentes fiscais da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), na tarde do último sábado (9), na Área de Proteção Ambiental dos Mananciais do Córrego Guariroba (APA Guariroba).

Guardas civis municipais patrulheiros ambientais deram orientações com palestra educativa e distribuição de cartilhas sobre práticas que prejudicam o entorno da APA Guariroba como, por exemplo, atividades de balneabilidade, fogueiras em acampamentos, desmatamento, entrada de veículos nas margens do córrego. Também ressaltaram que na região da APA do Guariroba é proibido deixar resíduos sólidos, realizar acampamento e utilizar estruturas físicas ao longo do leito do córrego e das estradas vicinais. Também participaram da ação de fiscalização a Companhia de Policiamento Metropolitano e o Grupo Especializado com Apoio de Motocicletas (Gecam) da Polícia Militar.




 Segundo Marcos Andrei Alves Meira, coordenador do Programa Manancial Vivo, a Semadur desenvolve ações de educação ambiental e os patrulheiros ambientais, por meio da Guarda Civil Municipal, fortalecem as autuações nas situações de combate à degradação do meio ambiente. “Houve denúncia de atividades de frequentadores do local para entretenimento e verificamos possível degradação por conta de mau uso da área. Orientamos os motociclistas na conservação dos pontos de cruzamentos das estradas e do córrego. A ação de fiscalização foi bem-sucedida”, pontua.

De acordo Adelson Valentim, patrulheiro ambiental, ações de conscientização auxiliam no trabalho executado pelos patrulheiros. “Nós somos capacitados a atuar em casos de crime ambiental, a ação de conscientizar as pessoas beneficia diretamente em atividades de preservação do meio ambiente”, afirma.

Para Ariane Borges, estudante, 18 anos, a palestra educativa da qual participou a orientou sobre a forma de agir na conservação do córrego. “Muito interessante essa atividade de conscientização. Agora, sabemos o que se pode ou não fazer e, assim, vamos contribuir para não degradar o ecossistema”, destaca.

Capacitação
No período de seis meses cerca de 90 guardas civis municipais foram capacitados para atuarem no apoio à fiscalização e notificação de crimes ambientais. Deste total, 14 guardas civis municipais foram selecionados para a formação do Projeto Patrulheiros Ambientais para reforço e combate a infrações ambientais.

Fonte/Autor: Assessoria de Imprensa Semadur- Joana Lima MTE-MS 1540

Nenhum comentário:

Postar um comentário