sexta-feira, 8 de julho de 2016

Prefeitura discute mobilidade urbana em 16° Encontro Regional do CB27 em Cuiabá

Para conhecer outras experiências relacionadas à mobilidade urbana, mudanças climáticas e boas práticas implantadas pelos municípios, a Semadur (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) participou nesta terça-feira (05) e quarta-feira (06) do 16° Encontro Regional do CB27 (27 capitais brasileiras) ocorrido em Cuiabá, Mato Grosso.

O evento promovido pela Prefeitura de Cuiabá e CB 27 reuniu gestores das capitais brasileiras e do Distrito Federal com a finalidade de compartilhar boas práticas de desenvolvimento socioambiental, disseminar conceitos e ações de sustentabilidade, troca de saberes em práticas sustentáveis e projetos bem sucedidos em desenvolvimento urbano sustentável aplicados em cada capital, destinação correta dos resíduos sólidos, além de temas ligados ao combate das mudanças climáticas como o aquecimento global.

Durante a reunião, gestores de Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Goiânia (GO) e Brasília (DF) apresentaram projetos sustentáveis ativos como forma de melhoria e referência a outras cidades do país, possibilitando maior preservação ambiental.

A Prefeitura de Campo Grande apresentou o Programa Municipal de Educação Ambiental, estação de captação de água pluvial, criação da Patrulha Ambiental, Programa Manancial Vivo, Programa Córrego Limpo, atividades de sustentabilidade, coleta seletiva e desenvolvimento urbano.

Representando a Prefeitura de Campo Grande, o secretario municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Rui Nunes, ressaltou a união das cidades em torno de benefícios ao clima e à urbanização, visando proporcionar qualidade de vida à população e integrando o poder público nas iniciativas socioambientais que os municípios devem realizar.

“Encontros como estes são fundamentais para que possamos trocar experiências quanto à gestão ambiental e, no tocante ao desenvolvimento urbano, podendo assim expor nossos projetos e observar o que as demais cidades estão desenvolvendo”, afirma.

Segundo a chefe de Divisão de Fiscalização e Políticas Sustentáveis e Educação Ambiental da Semadur, Cristina Piccolo, pequenas ações de sustentabilidade tornam-se ações de grande proporção quando integram as dimensões da cidadania, cultura e meio ambiente. “A interação dos órgãos públicos, empresas, ONGs e universidades em torno do protagonismo e sustentabilidade nas cidades, amplia o sentimento de pertencimento e, assim, ganha força a concretização das mudanças, pois é a cidade o local que completa nossa existência e o espaço para a sustentabilidade nascer e a partir desta evoluir”, destaca.

A Semadur promove Educação Ambiental Itinerante por meio da Divisão de Fiscalização e Políticas Sustentáveis e Educação Ambiental (DFPE), as instituições interessadas poderão entrar em contato pelo telefone 3314-3294 ou 33143290.
Fonte/Autor: SCS com Assessoria da Semadur

Nenhum comentário:

Postar um comentário