sábado, 30 de julho de 2016

Técnicos da Semadur participam de 4º Seminário Internacional de Acessibilidade em Curitiba



Técnicos do departamento de Controle Urbanístico e de Posturas da Semadur (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) participaram em Curitiba, no Paraná, do 4º Seminário Internacional de Acessibilidade: Uma Responsabilidade Profissional realizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia no Instituto de Engenharia do Paraná. O Seminário, que começou na última quarta-feira (28.06), teve como tema principal a Inovação Tecnológica Aplicada à Acessibilidade, além de discussões sobre gestão pública e boas práticas, legislação, saúde, acessibilidade e mobilidade urbana.

De acordo com os técnicos Miguel de Oliveira e Regina Célia de Alencar, os conteúdos apresentados irão auxiliar diretamente na atuação das atividades da Semadur. A Secretaria  é o órgão responsável pela fiscalização de projetos de acessibilidade em imóveis públicos e privados, e de práticas irregulares, por exemplo, calçadas sem a utilização de rampas, piso tátil, faixas de serviço e de imóveis públicos e privados.

Segundo o diretor do departamento de Controle Urbanístico e de Posturas da Semadur, Miguel de Oliveira, a participação da secretaria no seminário internacional é de extrema relevância nas ações que a Prefeitura de Campo Grande realiza. Miguel comenta que a acessibilidade deve ser tratada como um investimento tanto pelo poder público quanto pela iniciativa privada, principalmente considerando o alto número de pessoas que necessitam desse processo na rotina diária.

“No Brasil, temos por volta de 45 milhões de pessoas portadoras de algum tipo de necessidade especial e essas precisam ser atendidas no acesso ao transporte, nas calçadas, nos empreendimentos, nas lojas e por isso, temos o potencial de demanda que deve ser explorado se considerarmos, por exemplo, a necessidade de adaptações”, afirma.

Para a supervisora em acessibilidade da Semadur, Regina Célia de Alencar, as discussões são importantes para troca de ideias, de conhecimento de projetos e de soluções. “As cidades devem se preocupar cada vez mais com a acessibilidade. Este assunto deve ser ampliado para que toda a população tenha as informações corretas e as coloquem em prática”, destaca.

No primeiro dia do evento, Na quarta-feira (29), o evento iniciou-se com mesa redonda para discussão sobre acessibilidade pública com representantes jurídicos. Já no período vespertino o seminário teve continuidade com mesa redonda sobre tecnologias inclusivas, especialmente o projeto de óculos inteligentes para deficientes visuais, houve também debates e abertura ao público quanto a questionamentos sobre os assuntos abordados.

O Seminário encerrou na manhã desta quinta-feira (30.06), com a palestra do administrador do Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva, Roque Cruz que destacou a importância de todos os órgãos e instituições em promover ações práticas e divulgar maneiras de facilitar a qualidade de vida das pessoas que necessitam da acessibilidade.

Fonte/Autor: Joana Lima MTE-MS 1540, com SCS

Nenhum comentário:

Postar um comentário