quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Manejo em coqueiro garante segurança de filhotes de araras no Parque Linear do Segredo

Na manhã desta quarta-feira (21.09), um ninho com dois filhotes de araras, situados na região do Parque Linear do Segredo (Avenida Heráclito Figueiredo, quase em frente à Ong Ecoplantar), passaram por um manejo diferente. A Prefeitura, Instituto Arara Azul, Corpo de Bombeiros, Exército, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) e Agetran foram mobilizados em uma operação para eliminar o risco de acidente no local de reprodução da arara-canindé.

A ação teve como objetivo de retirar a cinta metálica que liga os dois coqueiros e que  abrigam um ninho de araras com dois filhotes com aproximadamente uma semana de vida e que pesam menos de 50 gramas. A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) também está envolvida e organizará o tráfego no local.

A fiscal de meio ambiente da Semadur, Karina Sandim disse que após o rebaixamento do ninho e retirada da cinda de ferro dos coqueiros os filhotes serão monitorados. “Nos próximos 80 dias os crescimento dos filhotes serão observados e monitoras pelas biólogas. Quando eles ficarem independentes e começarem a voar, os dois pés de coqueiros serão cortados definitivamente”.

A chefe de Fiscalização da Divisão de Áreas Verdes, Posturas e Meio Ambiente, da Semadur, Maria Luiza Rolim ficou satisfeita com a operação que envolveu o Corpo de Bombeiros, Agetran, Exército Brasileiro e a equipe do Instituto Arara Azul. “Foi um trabalho em equipe que resultou na preservação do ninho das araras e também dará mais segurança para que passar próximo aos pés de coqueiros”, frisou.

De acordo com a presidente do Instituto Arara Azul e professora dos programas de mestrado e doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Uniderp, Neiva Guedes, o acessório de ferro – com cerca 10 quilos - foi instalado pelo poder público para auxiliar no crescimento das palmeiras transplantadas para a região há alguns anos. “As árvores acabaram secando, o que atraiu as araras. Porém, com o desgaste causado pelo tempo e os fenômenos naturais, a parte superior dos troncos ficou oca o que aumenta as chances de rompimento há qualquer momento. Tal acidente provocaria a queda da cinta metálica, podendo matar as aves e causar um dano à população que trafega no local,” esclarece a bióloga.

Antes da remoção do objeto, uma bióloga do instituto foi içada pelo caminhão do Corpo de Bombeiros para retirar os dois filhotes dos ninhos que passaram por avaliação de saúde, pesagem e medição no local. Em seguida, os troncos de coqueiros  receberam manejo ambiental para garantir mais segurança aos animais.

Além do Projeto Arara Azul, reconhecido internacionalmente, o Instituto desenvolve o Projeto Aves Urbanas – Araras na Cidade, que realiza o monitoramento e manejo de araras - principalmente da espécie Arara-canindé, comuns no céu de Campo Grande.  Coordenada pela bióloga e doutoranda da Uniderp, Larissa Tinoco Barbosa, a iniciativa ainda contou com o apoio da Toyota, que disponibiliza veículos para o trabalho de campo. No último ciclo de reprodução, de julho de 2015 a fevereiro de 2016, o Instituto Arara Azul cadastrou 20 novos ninhos, totalizando mais de 60 abrigos reprodutivos acompanhados na capital.

                                                                                                                Emídio Denardi/ Assessoria PMCG/Semadur







Nenhum comentário:

Postar um comentário