quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Semadur distribui mudas de árvores frutíferas em celebração ao Dia da Árvore na Capital

Em seguimento à programação de celebração do Dia da Árvore (21.09), a Divisão de Fiscalização e Política Sustentável e Educação Ambiental da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) realizou Educação Ambiental Itinerante e distribuição de mudas de árvores frutíferas na Ocupação da Orla Ferroviária.
No local foram distribuídas a população cerca de 100 mudas de árvores frutíferas como goiaba, carambola, acerola, pitanga e mudas da árvore popularmente conhecida como “dama da noite” cultivadas no viveiro municipal.

A ação tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o Dia da Árvore, orientar por meio de técnicos ambientais o plantio correto de árvores frutíferas e estabelecer uma conscientização na comunidade sobre os benefícios que as arvores proporcionam como qualidade do ar e do clima.

Segundo João Fahed, secretário adjunto municipal da Semadur, iniciativas em celebração ao Dia da árvore aproximam os munícipes de ações ambientais que visam a preservação e conservação do ambiente arborizado da cidade. “São inúmeros os benefícios da arborização ao meio ambiente, à paisagem e ao homem”, afirma.

Para Henriqueta de Souza, 49 anos, funcionária pública, a ação é importante para a valorização da arborização na capital. “Acredito que essa distribuição de mudas cria um costume nas pessoas em realizar o plantio, a Prefeitura disponibilizando mudas gratuitas nos auxilia até na paisagem da cidade, fica muito mais bonita. Eu estou levando esta muda para plantar onde trabalho”, afima.

De acordo com Sidney Lemos, 43 anos, historiador, a Educação Ambiental Itinerante demonstra às pessoas como a Semadur atua. “É preciso que a comunidade conheça o trabalho ambiental da Prefeitura, além de incentivar a população a cuidar e plantar, também ajuda na alimentação de espécies de pássaros, sendo árvores frutíferas”, destaca.

Participaram da Ocupação da Orla técnicos da Semadur, Fundac (Fundação Municipal de Cultura), Sedesc (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência, Tecnologia e Agronegócio), patrulheiros Ambientais da Guarda Civil Municipal e universitários de Engenharia Ambiental e Sanitária da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco).

A Ocupação segue durante a semana com participação de diversas secretarias municipais e a Semadur retornará com atividades de Educação Ambiental na próxima quarta-feira (28), a partir das 18h entre a Avenida Mato Grosso e Avenida Calógeras.


Joana Lima DRT/MS 1540







Nenhum comentário:

Postar um comentário