sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Semadur realiza Formação Continuada em Arborização no CEA Anhanduí

Os benefícios e cuidados com as árvores em ambientes urbanos foi tema do Lançamento da Formação Continuada em Arborização Urbana – Normas, Limites e Possibilidades promovida pela Semadur (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), na tarde de ontem (22), no Centro de Educação Ambiental Parque Ecológico Anhanduí.

A abertura da Formação Continuada iniciou-se com apresentação do músico Paulo Góes por meio de músicas regionais conhecidas em Campo Grande.

Logo após o Prof. Dr. Cristiano Pereira da Silva, Mestre e Doutor em Agronomia/ Sistema de Produção Vegetal da UNIGRAN Capital explanou sobre ecofiosiologia vegetal na absorção de carbono e diminuição de “ilhas de calor”, fornecendo temperaturas reduzidas ao ambiente urbano.

Prof. Dr. Cristiano Pereira da Silva destacou também a importância da árvore no contexto urbano em benefícios como a redução do consumo de energia elétrica, diminuição de enxurradas, maior biodiversidade de animais, além da valorização de viveiros de mudas urbanas e a importância da poda. “O avanço da arborização no ambiente urbano pode ser fortalecido por meio de viveiros como fonte geradora. Os órgãos públicos disponibilizando mudas de árvores como a Semadur já atua, gera um direcionamento para a população que dessa forma é despertada no interesse pelo plantio”, afirma Cristiano Pereira.

Também participou da Formação Continuada a Professora Roberta de Arruda Braga Silva Especialista em Geografia, Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN Capital que ministrou palestra sobre a composição das árvores nas grandes metrópoles de maneira harmoniosa e integrada. “Ressaltamos aos participantes sobre a preservação da arborização urbana fornecendo uma paisagem natural, na conscientização das pessoas e como as árvores são essenciais na composição dos ambientes urbanos, tanto pelo aspecto estético, econômico e social”, ressalta Roberta de Arruda.

Para Maria Aparecida Estodutto, Bióloga, que participou da Formação Continuada é extremamente necessário que todos tenham acesso a informações sobre a valorização das árvores nas cidades. “Sensibilizar as pessoas da importância de conservar e preservar as árvores, conhecendo todos os benefícios para o ser humano e outros seres vivos bem como o planejamento adequado para arborizar uma cidade com espécies adequadas”, afirma.

Íris Braga Justo, 22 anos, estudante de Engenharia Civil acredita que as informações irão auxiliá-la em sua futura profissão. “O ramo da construção civil está bem avançado, mas também temos que valorizar a arborização, pois as árvores têm muitas funções na melhoria da qualidade de vida de todos nós”, afirma.

Participaram da Formação Continuada em Arborização Urbana – Normas, Limites e Possibilidades técnicos ambientais da Divisão de Áreas Verdes e Posturas Ambientais e da Divisão de Fiscalização e Política Sustentável e Educação Ambiental da Semadur, patrulheiros ambientais da Guarda Civil Municipal, técnicos da Semju (Secretaria Municipal da Juventude) e acadêmicos da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco).


Joana Lima DRT/MS 1540




Nenhum comentário:

Postar um comentário