sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Técnicos da Semadur participam de Curso de Recuperação de Áreas Degradadas

Técnicos ambientais da Semadur (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) participaram hoje (9), em período integral de Curso Sobre Recuperação de Áreas Degradadas promovido pela Asef/MS (Associação dos Engenheiros Florestais de Mato Grosso do Sul) no CREA/MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul).

O objetivo do encontro foi destacar aspectos históricos de recuperações de áreas ambientais degradadas, expor a aplicação das técnicas e avanços por meio da biodiversidade brasileira, explanar os princípios de restaurações ecológicas e atividades agrícolas inadequadas, reduzir a exploração da vegetação para fins domésticos em Áreas de Preservação Permanentes (APPs) e combater atividades industriais em biomas das regiões brasileiras.

O ministrante Engenheiro Florestal Prof. Dr. Maurício Balensiefer da UFPR (Universidade Federal do Paraná) iniciou o curso apresentando as principais causas de degradação de áreas como mineração e urbanização, sendo a finalidade da recuperação ser a restauração do ecossistema e a revegetação. “No Brasil há 200 milhões de solos degradados segundo o IBGE, principalmente em biomas e áreas de preservação permanentes, ocasionando assim redução de áreas naturais. É preciso que haja uma definição de normas e termos de referências, além do cumprimento da legislação específica que estabelece a recuperação dessas áreas”, destaca Maurício.

Segundo o organizador do evento, Engenheiro Florestal e Presidente da Asef/MS Sebastião da Rocha Vieira, todas as APPs da Capital estão degradadas sendo que a maioria está infringindo a legislação ambiental e o código florestal por não conter faixa de vegetação de ambos os lados dos leitos dos córregos provocando o desbarrancamento do solo para o leito. “Essas áreas mesmo não possuindo a faixa poderão ser recuperadas por meio de plantio de espécies nativas da região, melhorando a biodiversidade e contribuindo com a fauna”, afirma Sebastião.

Para o Agrônomo da Divisão de Fiscalização e Monitoramento Ambiental da Semadur Sérgio Luiz Ferreira Júnior, o curso é essencial para a realização do “Programa Córrego Limpo” que a secretaria desenvolve como preservação e conservação de córregos. “Todo o nosso trabalho é voltado para a conservação e recuperação das áreas, neste curso absorvemos experiências de práticas em outros estados e levantamos todas as dificuldades das áreas para solucioná-las, já que acompanhamos de perto as situações”, afirma.





Joana Lima DRT/MS 1540

Nenhum comentário:

Postar um comentário