quarta-feira, 16 de março de 2016

Semadur inicia amanhã atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água

A mata ciliar do córrego Imbirussu (foto) receberá 100 mudas de árvores 
O Dia Mundial da Água (22.03) será celebrado pela Prefeitura de Campo Grande por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), a partir de amanhã (17.03), abrindo as atividades que ocorrerão nos dias 17, 18, e 22 de março. A iniciativa da Divisão de Fiscalização e Políticas Sustentável e Educação Ambiental (DFPE) visa promover e destacar a importância dos recursos hídricos de modo a conscientizar a comunidade à reutilização, preservação e valorização da água, como fonte de recurso natural de grande valor social, econômico e ambiental.

Programação:

Dia 17 – Quinta-feira
14h - Lançamento das Atividades/ 2016 de Extensão Universitária: Saberes em Ação em parceria com a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB);
- Oficina: Modelos de Coleta e Triagem de Resíduos e Transporte de Recicláveis
Local: CEA Polonês, localizado na Rua Corveta, n. 141, Carandá Bosque

Dia 18 – Sexta-feira
8h - Oficina “Produção de mudas e árvores” no Viveiro Municipal do Imbirussu;
- Plantio de 100 mudas na mata ciliar do Córrego Imbirussu;
- Caminhada pela trilha do Parque até o Viveiro Municipal, retorno pela trilha ecológica e passarela dos bugios em parceria com o Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB);
Local: CEA Imbirussú, localizado na Rua Amaro Castro Lima, n. 2200, Vila Popular.
14h - Atividades com alunos do Ensino Fundamental II dos 6° anos da Região do Imbirussú que serão apresentados pelos alunos do Projeto Florestinha (Teatro, Exposição de Materiais Recicláveis, entre outros);
Local: CEA Florestinha, localizado na Avenida Cônsul Assaf Tras, s/n, ao lado do Residencial Alphaville.

Dia 22 – Terça-feira
8h30 - Ato público de celebração pelo dia Mundial da Água, nas margens do Rio Anhanduí;
- Afixação de placas de sinalização ambiental no entorno do CEA Anhanduí;
- Limpeza das margens do rio Anhanduí por voluntários;
- Plantio de 120 mudas no CEA Anhanduí;
Local: CEA Anhanduí, localizado na avenida Ernesto Geisel, 3710, Guanandi II.
Apoio: Águas Guariroba, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), MRV Engenharia, Deméter Engenharia, Coletivo de Escoteiros de Campo Grande, Projeto Prêmio Finep/2010 e Escola Municipal Professor Fauze Scaff Gattass Filho.

sexta-feira, 11 de março de 2016

Semadur convida população para participar do processo de coleta seletiva


A Prefeitura de Campo Grande/ MS por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semadur) em processo de construção participativa na elaboração do Plano de Coleta Seletiva convida a comunidade Campo-Grandense a participar das Consultas públicas do Diagnóstico Situacional nas diferentes regiões urbanas:


Joana Lima DRT/MS 1540

Prefeitura institui Programa "Adote uma Lixeira"

A Prefeitura de Campo Grande por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) inicia a instituição do Programa “Adote uma lixeira” com o objetivo que a população tenha maior consciência ambiental, tornando assim Campo Grande uma cidade mais limpa, organizada e estruturada.

O Programa tem a finalidade estabelecer parcerias com empresas privadas, entidades sociais ou pessoas físicas interessadas em financiar a instalação e manutenção de lixeiras nos logradouros públicos, obtendo também direito à publicidade.

O Programa “Adote uma lixeira” trará benefícios como preservação da limpeza da Capital, melhor conservação de áreas de lazer como praças e locais públicos em geral. Também é uma forma de estimular e incentivar a reciclagem e reutilização de materiais, além de conscientizar a população campo-grandense sobre a importância conservar a higiene do meio ambiente.

A implementação das lixeiras seguirão o padrão da coleta seletiva: metal (amarelo), plástico (vermelho), papel (azul), vidro (verde), orgânico (marrom). A Lei n. 5664 de 15 de janeiro de 2016 estabelece as normas do Programa “Adote uma lixeira e pode ser consultada no DIOGRANDE.

A Semadur por meio do Departamento de Políticas e Sustentabilidade Ambiental (DPSA) coordenará as ações do Programa de forma a acompanhar e orientar as empresas privadas e/ou entidades sociais para solucionar a problemática relacionada a lixeiras disponíveis no município. Logo após a lixeira ser adotada, o responsável pela lixeira poderá divulgar o nome, logomarca da instituição, contendo a inscrição: Adotamos estas lixeiras. Sendo responsável por custos ocasionados pela instalação e manutenção da lixeira, todo o lixo depositado será recolhido por órgão do poder público ou recicladores autorizados.

O termo de compromisso firmado entre as instituições que adotarão as lixeiras terá validade de 12 meses, podendo ser renovado pelo mesmo período quanto ao interesse da Administração Pública.

Serviço: As instituições interessadas na participação do Programa “Adote uma lixeira” podem entrar em contato com a Semadur, no Departamento de Políticas e Sustentabilidade Ambiental localizado na Central de Atendimento ao Cidadão ou pelo telefone 3314-3294.
Joana Lima DRT/MS 1540

segunda-feira, 7 de março de 2016

Semadur distribui mudas de Crotalárias aos alunos da Escola Municipal Professor Plínio Mendes dos Santos

A Prefeitura de Campo Grande, representada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) na luta contra o mosquito Aedes Aegypti, distribuiu na manhã desta segunda-feira (7), aos alunos da Escola Municipal Professor Plínio Mendes dos Santos, 300 mudas de crotalária (Crotalaria juncae) para levar aos moradores da região. As mudas foram produzidas no viveiro municipal Flora do Cerrado, administrado pela Semadur.

A planta de origem indiana atrai a libélula, considerada um predador natural do Aedes aegypti, pode auxiliar no controle biológico no combate ao mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e o zika vírus.

A Escola Professor Plínio Mendes desenvolve a Gincana “Todos juntos contra a dengue”, de forma a conscientizar os alunos que estas ações são importantes para a saúde pública, aproximadamente 450 alunos do 6º ao 9º ano participam das atividades, sendo divididos em grupos. No período matutino 235 alunos distribuem mudas nas residências e 212 alunos no período vespertino, acompanhados por professores responsáveis, agentes de saúde e agentes da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AGETRAN).

Segundo a diretora da Escola Municipal Plínio Mendes, Rosangela Cristina Ferreira Lino, normalmente são realizadas atividades de combate a doenças com os alunos “Esta gincana têm por objetivo a prevenção de epidemias, devido à grande incidência de casos de dengue, zika vírus nos alunos e na comunidade. Estamos realizando esta ação para que todos os bairros da proximidade, também tenha a saúde como o bem maior. Explicamos aos alunos que é de extrema relevância a preservação do meio ambiente, além de aumentar o grau de aprendizagem de prevenção às doenças ocasionadas pelo mosquito Aedes Aegypti”, afirma.

Para a professora Andreza Sales Ferreira, 31 anos, que acompanha os alunos na entrega das mudas nas residências, o trabalho é o de construir atitudes práticas de prevenção “Somos todos multiplicadores, temos que conquistar uma mudança de atitude, se cada um fizer a sua parte os casos de doenças diminuirão, vamos com os alunos de casa em casa com a finalidade de acabar com os focos do mosquito”, destaca.

O aluno Gabriel Guedes, 13 anos, do 8º ano, explica aos moradores como a ferramenta feita de garrafa pet contendo água, arroz ou alimento para gatos pode contribuir juntamente com a muda de crotalária para a localização e combate do mosquito “Eu explico as pessoas que nessa armadilha de garrafa pet pode localizar o mosquito e a com o plantio da muda as pessoas podem fiscalizar seus quintais”, afirma. Já para o aluno Paulo dos Anjos, 13 anos, 8º ano, com a conscientização da população não haverá reprodução do mosquito “Nós vamos ao local de foco e entregamos às pessoas a forma correta de eliminar o mosquito, aprendemos na sala de aula como utilizar e explicamos nas casas”, conclui.

O secretário adjunto municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, João Fahed, explica que esta é uma maneira de eliminar o mosquito para que não ocasione doenças que prejudiquem a saúde da população “A importância de ações como esta é despertar em cada segmento da sociedade juntamente com órgãos públicos, a motivação de participar de forma atuante, tendo a consciência de que para cada um é imprescindível fazer a sua parte. Somente o poder público atuando isoladamente ou a sociedade vice versa não atingiremos o objetivo, temos como gestores a obrigação de organizar e promover planos de trabalho, mas sem a participação da comunidade não teremos êxito. Quando os alunos estão envolvidos em atividades como esta, na sua fase de formação cultural e educacional isto toma uma proporção extraordinária, pois estamos tratando da geração futura que caberá a condução dos destinos da sociedade como um todo”, destaca.

A Semadur explica que para a produção das mudas está reutilizando copos descartáveis, deste modo, auxiliando na sustentabilidade do meio ambiente.

Joana Lima DRT/MS 1540