quinta-feira, 19 de maio de 2016

Semadur prorroga inscrições de Workshop da Coleta Seletiva

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), recebe as inscrições para o 1º Workshop: Apresentação de Propostas de Soluções para Coleta Seletiva e Resíduos Recicláveis até dia 31 de maio de 2016, sendo o mesmo previsto para realização em junho.
O objetivo do evento é captar propostas para tal assunto, ampliando a constituição da sociedade civil municipal sobre a temática.  O Workshop pretende absorver ideias para melhor aproveitamento de conteúdo para aperfeiçoamento e execução da Coleta Seletiva, devendo as propostas conter embasamento técnico, legal, orçamentário, além de passarem por um processo simplificado de seleção para a validação da inscrição pelo Grupo Intersetorial de Trabalho do Plano de Coleta Seletiva.
Para efetuar a inscrição os interessados em apresentar propostas deverão inscrever-se via encaminhamento de formulário de inscrição a ser enviado no endereço eletrônico propostas.semadur@gmail.com e/ou entregue pessoalmente na Divisão de Fiscalização e Política Sustentável e Educação Ambiental até a data de 31/05/2016.
Após a finalização das inscrições será definida a agenda do evento e delimitação do tempo de apresentação que cada participante terá disponível, sendo os mesmos comunicados via e-mail.  Com a agenda definida que será disponibilizada no site do Plano de Coleta Seletiva e no site da Prefeitura Municipal de Campo Grande, contendo o cronograma com data e local do evento.

São convidados para inscrição do evento Universidades, Secretarias Municipais, Representantes de Bairros, Representantes dos Conselhos Regionais, Cooperativas, Associações de Catadores, Empresas atuantes na área de Coleta Seletiva, entre outros.
Serviço: Para maiores informações entrar em contato com a Divisão de Fiscalização e Política Sustentável e Educação Ambiental (localizada na Rua Mal Rondon, 2655 – Centro, terceiro andar, sala 308), 3314-3290/ 3314-3294

Joana Lima DRT/MS 1540


quinta-feira, 12 de maio de 2016

Educação Ambiental Itinerante leva temas como sustentabilidade à alunos

Como parte de ações ambientais desenvolvidas pelo Programa Municipal de Meio Ambiente, técnicos da Divisão de Fiscalização e Políticas Sustentáveis e Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), realizou nos períodos matutino e noturno da última quarta-feira (11), palestras educativas na Escola Estadual Prof. Otaviano Gonçalves da Silveira Júnior.

As ações ambientais foram ministrada pelo Geógrafo Osmar Bastos, contendo temas referentes à coleta seletiva de resíduos sólidos, importância da preservação de áreas verdes do meio ambiente, uso consciente da água potável e energia.
A finalidade das atividades é levar conhecimentos relativos a assuntos que beneficiam o meio em que vivem ocasionando a melhoria da preservação da natureza e conscientizar os estudantes quanto a práticas sustentáveis que auxiliem a escola.
Participaram das palestras educativas cerca de 150 alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, destacando que a escola desenvolve um trabalho de coleta seletiva interna em prol da comunidade escolar.
Para o diretor Reinaldo José Schmidt ações de educação ambiental visam à melhoria da estrutura escolar, além de desenvolver novos aprendizados “As ações trazem vários benefícios a escola, como ensinar aos alunos a importância da coleta seletiva que já é aplicada no nosso ambiente escolar e também lembrá-los do asseio e cuidados que devem ser tomados”, explica.
Segundo a Professora de Língua Portuguesa Carolina Echeverria, estes conhecimentos adquiridos em relação à educação ambiental fornecem entendimento aos estudantes quanto à maneira de conduzir atitudes sustentáveis “Eles levam todo o aprendizado para seus lares, pois muitas vezes os pais não possuem informações corretas quanto à preservação, conservação dos locais e reutilização dos materiais”, afirma.
O aluno Celso Neves, 1° ano acredita que assuntos como estes também devem ser debatidos em sala de aula “É muito importante que nós aprendamos sobre estes temas, pois melhora a nossa visão sobre a sustentabilidade e o que devemos fazer para melhorar o planeta”, ressalta.
A Divisão de Fiscalização e Políticas Sustentáveis e Educação Ambiental da Semadur realiza trabalho de Educação Ambiental Itinerante de forma a levar conhecimentos de preservação ambiental às escolas, ceinfs, comunidades em geral, instituições e universidades em seus Centros de Educação Ambiental e nos bairros da Capital.
Serviço: Para mais informações entrar em contato com a Divisão localizada na rua Mal. Rondon, 2655 – Centro, terceiro andar, sala 308. Fones: 3314-3290/ 3314-3294.


Joana Lima DRT/MS 1540




quarta-feira, 11 de maio de 2016

Catadores recebem certificado de qualificação do curso Pronatec Catador

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por intermédio da Fundação Social do Trabalho de Campo Grande (Funsat), Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) realizou na noite da última terça-feira (10), ato de solenidade de entrega dos certificados do curso de qualificação profissional e tecnológica denominada Pronatec Catador, modalidade reciclador.
As aulas foram ministradas no Centro de Capacitação e Formação Profissional (Cecapro), no bairro Dom Antônio Barbosa, em Campo Grande com temas como Higiene e Manipulação de Alimentos, Cooperativismo, Associativismo, Sustentabilidade, entre outros.

Esta qualificação atendeu aos catadores de materiais recicláveis, sendo realização de um conjunto de atividades desenvolvidas no contexto do cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n. 12.305/2010) que prevê uma rede de ações para promoção da qualificação profissional e tecnológica articulada com elevação de escolaridade, reconhecendo os saberes construídos de forma empírica pelos catadores de materiais recicláveis, realizando articulação com o desenvolvimento de tecnologias sociais e o fortalecimento da rede de cooperação mútua.
“O curso é elaborado para qualificar profissionalmente os catadores cumprindo a exigência do Ministério do Meio Ambiente e Ministério do Trabalho para que exerçam corretamente a profissão, adquirindo conhecimentos básicos necessária para a atividade de trabalho e para a segurança dos mesmos”, ressalta Josmar Gonçalves Barbosa, diretor-presidente da Funsat.
Para Vera Canhete, 49 anos, Recicladora que participou do curso, a importância do curso de capacitação auxilia os catadores quanto a forma de trabalho por eles exercida “Sempre trabalhei nesta área, muitas atividades não tinha conhecimento, o curso nos ajudou na melhoria da qualidade do serviço”, afirma. Já para Flávia Candelário Mendes, 34 anos, também Recicladora o certificado honra a profissão daqueles que trabalham com materiais recicláveis “Estou muito feliz e orgulhosa por ter participado do curso, indicarei a outros colegas para que se qualifiquem”, explica.

O curso faz parte de uma demanda vigente do Ministério do Meio Ambiente e Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome objetivando o atendimento na promoção de políticas voltadas aos catadores de materiais recicláveis, juntamente a com integração intersetorial com os órgãos municipais.

Joana Lima DRT/MS 1540






terça-feira, 10 de maio de 2016

Semadur e Semed coordenarão projetos de reaproveitamento de água pluvial em escolas municipais de Campo Grande


Como forma de beneficiar as escolas municipais de Campo Grande, o prefeito municipal Alcides Bernal estabeleceu no Diário Oficial de ontem (09), a lei n. 5.700, de 6 de maio de 2016, que dispõe sobre o reaproveitamento de água pluvial.

A Prefeitura de Campo Grande, representada pelas Secretarias Municipais de Educação (Semed) e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), desenvolve projetos como sistemas de Captação de Água da Chuva em parceria com a comunidade escolar, beneficiando melhorias como, por exemplo, a irrigação e cultivo de hortas, auxiliar na redução do uso da água potável, além de além de orientar os alunos quanto à sustentabilidade e educação ambiental.

No mesmo dia da publicação da lei a Escola Municipal Professor Fauze Scaff Gattass Filho inaugurou um sistema de captação de água da chuva para melhoria na irrigação de sua horta, onde a manutenção da mesma é feita por funcionários da escola. A lei também destaca que está autorizado firmar convênio/ parcerias com universidades, entidades privadas nacionais e estrangeiras para o desenvolvimento deste reaproveitamento de água, podendo participar do funcionamento do sistema por alunos e funcionários da rede das escolas para maior êxito do projeto.

A diretora da escola, Tânia Vital da Silva Gomes, destaca que a instalação do sistema de captação de água da chuva vem somar as atividades de educação ambiental que são desenvolvidas pela escola com orientação da Semadur “Estamos muito felizes com as ações, pois garantem a melhoria da qualidade de vida da comunidade local, além de contribui para a sobrevivência de nossa horta de alimentos”, afirma.
Para o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Rui Nunes, esta lei é fundamental para que todas as escolas municipais realizem ações como a Escola Municipal Professor Fauze Scaff Gattass Filho, servindo de exemplo para outras instituições escolares em seu desenvolvimento do sistema. “O reaproveitamento de água da chuva é uma forma de preservar esse recurso tão importante às nossas vidas, com a sanção da lei n. 5.700/16 o prefeito Alcides Bernal reafirma a preocupação da administração com o meio ambiente. Práticas como essa que inauguramos nesta escola devem ser estender as demais escolas do município”, pontua.

As despesas oriundas da execução do projeto de reaproveitamento de água pluvial serão providas de dotações orçamentárias próprias da administração municipal.


Joana Lima DRT/MS 1540