sábado, 30 de julho de 2016

Projeto Reciclarte impulsiona geração de renda para mulheres

A integração entre as secretarias municipais de Educação (Semed), de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), de Políticas para as Mulheres (Semmu) e de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia e Agronegócio (Sedesc) possibilitou a realização do projeto “Reciclarte – Mulheres que reciclam com arte”. O projeto é voltado à formação continuada de mulheres e à inclusão social em temas referentes a artesanato, geração de renda, empreendedorismo, beleza, sustentabilidade e violência contra a mulher. O evento que marcou o encerramnento da capitação oferecida a 30 mulheres ocorreu ontem (29), na Escola Municipal Fauze Scaff Gattass Filho.

As mulheres participantes são da Associação de Pais e Mestres (APM) da Escola Municipal Fauze Scaff Gattass Filho, catadoras da cooperativa Coopernova e moradoras da região. O Projeto “Reciclarte – Mulheres que reciclam com arte” foi promovido por Termo de Cooperação Mútua estabelecido pelas secretarias da administração municipal.

A coordenadora do projeto Reciclarte, Cristina Piccolo da Semadur informou que os cursos de capacitação continuarão sendo oferecidos na região do bairro Dom Antônio Barbosa. “Seguindo a mesma estrutura e carga horária, serão oferecidos cursos de artesanato, beleza e práticas sustentáveis, abrangendo o maior número de mulheres daquela região”, antecipa.

Para Mary Kelly Dias, 24 anos, dona de casa que participou do curso, esta ação irá auxiliar na ampliação do orçamento familiar. “Foi maravilhoso todo o curso. Aprendi muitas técnicas de artesanato que me ajudarão no sustento de minha família. Irei vender o artesanato que eu mesma fiz”, destaca.
 

Para a educadora Cleodete Vasques, 45 anos, projetos como estes desenvolvidos pela Prefeitura auxiliam toda a comunidade e devem ser cada vez mais executados. “Gostei muito do curso, sei que estou preparada. Foi uma oportunidade de aprender e ter o próprio ganho, além do certificado que nos ajuda no mercado de trabalho”, ressalta.

Durante a solenidade de encerramento, a titular da Semmu, Leyde Alves Pedroso ministrou palestra sobre o enfrentamento à violência contra a mulher de maneira à empoderar as participantes e destacar a importância de denunciar casos de agressão pelo Disque 180.
“O objetivo é ter um diálogo com elas sobre como enfrentar essa violência que muitas vivem diariamente. Devemos incentivá-las a relatar os casos de abusos psicológicos e físicos que podem sofrer dentro da própria casa”, explica Leyde.

 
Joana Lima DRT/MS 1540

Técnicos da Semadur participam de 4º Seminário Internacional de Acessibilidade em Curitiba



Técnicos do departamento de Controle Urbanístico e de Posturas da Semadur (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) participaram em Curitiba, no Paraná, do 4º Seminário Internacional de Acessibilidade: Uma Responsabilidade Profissional realizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia no Instituto de Engenharia do Paraná. O Seminário, que começou na última quarta-feira (28.06), teve como tema principal a Inovação Tecnológica Aplicada à Acessibilidade, além de discussões sobre gestão pública e boas práticas, legislação, saúde, acessibilidade e mobilidade urbana.

De acordo com os técnicos Miguel de Oliveira e Regina Célia de Alencar, os conteúdos apresentados irão auxiliar diretamente na atuação das atividades da Semadur. A Secretaria  é o órgão responsável pela fiscalização de projetos de acessibilidade em imóveis públicos e privados, e de práticas irregulares, por exemplo, calçadas sem a utilização de rampas, piso tátil, faixas de serviço e de imóveis públicos e privados.

Segundo o diretor do departamento de Controle Urbanístico e de Posturas da Semadur, Miguel de Oliveira, a participação da secretaria no seminário internacional é de extrema relevância nas ações que a Prefeitura de Campo Grande realiza. Miguel comenta que a acessibilidade deve ser tratada como um investimento tanto pelo poder público quanto pela iniciativa privada, principalmente considerando o alto número de pessoas que necessitam desse processo na rotina diária.

“No Brasil, temos por volta de 45 milhões de pessoas portadoras de algum tipo de necessidade especial e essas precisam ser atendidas no acesso ao transporte, nas calçadas, nos empreendimentos, nas lojas e por isso, temos o potencial de demanda que deve ser explorado se considerarmos, por exemplo, a necessidade de adaptações”, afirma.

Para a supervisora em acessibilidade da Semadur, Regina Célia de Alencar, as discussões são importantes para troca de ideias, de conhecimento de projetos e de soluções. “As cidades devem se preocupar cada vez mais com a acessibilidade. Este assunto deve ser ampliado para que toda a população tenha as informações corretas e as coloquem em prática”, destaca.

No primeiro dia do evento, Na quarta-feira (29), o evento iniciou-se com mesa redonda para discussão sobre acessibilidade pública com representantes jurídicos. Já no período vespertino o seminário teve continuidade com mesa redonda sobre tecnologias inclusivas, especialmente o projeto de óculos inteligentes para deficientes visuais, houve também debates e abertura ao público quanto a questionamentos sobre os assuntos abordados.

O Seminário encerrou na manhã desta quinta-feira (30.06), com a palestra do administrador do Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva, Roque Cruz que destacou a importância de todos os órgãos e instituições em promover ações práticas e divulgar maneiras de facilitar a qualidade de vida das pessoas que necessitam da acessibilidade.

Fonte/Autor: Joana Lima MTE-MS 1540, com SCS

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Semadur recebe profissionais da Prefeitura de Dourados para visita técnica





Os técnicos da Prefeitura de Dourados estiveram, nesta quarta-feira (29.06) na Central de Atendimento ao Cidadão e nas instalações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) para uma visita técnica. 

O encontro contou com a presença co secretário da Semadur, Rui Nunes que apresentou as atividades da pasta, entre elas o sistema de aprovação de projetos, parcelamento do solo, geoprocessamento, aprovação digital, numeração e cartografia de imóveis.

Os profissionais da Prefeitura de Dourados estudam a aplicação de referências e informações obtidas pela Semadur como forma de melhorar o desenvolvimento urbano naquela cidade. De acordo com o secretário Rui Nunes, o encontro estabeleceu conhecimentos práticos da gestão municipal realizada na administração e que podem gerar aprendizados às outras cidades de Mato Grosso do Sul. 

“Essa visita da equipe técnica de Dourados demonstra o espírito da cooperação que a gestão do prefeito Alcides Bernal tem para com os demais municípios de Mato Grosso do Sul, compartilhando experiências”, enfatiza.

Para Aline Sanabria, arquiteta e urbanista da Prefeitura de Dourados esta é a primeira visita realizada para troca de ideias e discussão de soluções urbanísticas. “Observamos a atuação da Semadur em sua prática administrativa e de fiscalização, pretendemos levar estas referências para Dourados”, destaca.

Já o arquiteto e urbanista Marcio Camilo comenta que os dados da tecnologia da informação com o sistema de Geoprocessamento contribui na melhoria das atividades, agilizando processos. “Conhecer o funcionamento está sendo muito proveitoso e irá auxiliar bastante em ações e projetos em Dourados”, afirma.


 Joana Lima MTE-MS 1540, com SCS


segunda-feira, 25 de julho de 2016

Prefeitura prorroga credenciamento de produtores rurais para Programa Manancial Vivo

A Prefeitura de Campo Grande prorrogou as inscrições do Edital n. 01/2016 do Programa Manancial Vivo da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) para apresentação de propostas de ações de preservação e conservação da Bacia do Guariroba e entorno.

Os produtores rurais poderão realizar inscrição até o dia 15 de agosto, já as datas máximas de apresentação de propostas são respectivamente: 2 de setembro, 30 de setembro, 28 de outubro e 16 de dezembro. Os resultados serão divulgados, respectivamente, em 27 de setembro, 25 de outubro, 18 de novembro e 17 de janeiro. Os interessados podem conferir estas datas atualizadas no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) da última quarta-feira (20.07).

Este é o quarto edital lançado para credenciamento dos proprietários rurais visando a seleção de propostas destinas à conservação do solo, água e florestas e, consequentemente ao recebimento do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) desenvolvido pelo Programa Produtor de Água da Agência Nacional de Águas (ANA).

Segundo o edital divulgado em junho serão atendidos proprietários pertencentes às sub-bacias dos Tocos, Rondinha e Reservatório, somando 34 proprietários rurais, totalizando 100% do território da bacia do Córrego Guariroba, adequados ambientalmente e contratados para o recebimento de serviços de ambientais. Os outros três editais anteriores contemplaram cerca de 30 proprietários rurais das sub-bacias do Guariroba e Saltinho.

Serviço: Para mais informações entrar em contato com o  - Programa Manancial Vivo no telefone  -3314-3288.

Fonte/Autor: Assessoria de Comunicação - Semadur

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Semadur e Infraero fazem fiscalização para prevenir acidentes aéreos

Foto :Francielle Floriano
Com vistas à prevenção de acidentes aéreos, provocados pela atração de aves em áreas de descarte incorreto de resíduos sólidos na região do entorno do Aeroporto Internacional de Campo Grande, foi realizada na tarde de ontem (12) uma visita técnica de campo na região sul do aeroporto. A ação teve a participação de agentes fiscais da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), apoio de reforço à fiscalização pela Patrulha Ambiental da Guarda Civil Municipal e técnicos da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária).


A ação teve por finalidade diagnosticar a situação das grandes áreas urbanas da região, como parte das estratégias previstas no projeto socioeducativo “Amigos do entorno da região do Aeroporto”, desenvolvido pela Semadur em parceria com a Infraero. Com este trabalho pretende-se contribuir para a redução dos casos de descarte de resíduos em terrenos baldios que também trazem risco a saúde da comunidade, conscientizar a população por meio da Educação Ambiental Itinerante sobre a destinação correta de resíduos sólidos e o uso de canetas a laser, balões e pipas com linhas de cerol que constituem um perigo para as aeronaves. 

Na atividade, fiscais da Semadur detalharam propostas para a instalação de lixeiras nos bairros da região, seguindo a Lei nº 5664 de 15 de janeiro de 2016 que estabelece as normas do programa “Adote uma lixeira”.

O patrulheiro ambiental Adeilson Valentim explica que o mutirão realizado pelo poder público irá beneficiar toda a comunidade campo-grandense. “Primeiramente, vamos fazer o levantamento das dificuldades que a região possui para que, assim, realizemos melhorias para a população”, afirma.

Na opinião da administradora da Infraero, Daniele Vória, a ação realizada é de extrema relevância e garante que irá atingir todo o entorno do aeroporto. “É importantíssimo essa ação para conscientizar a comunidade, estabelecendo assim a preservação da fauna e o combate a super população de pássaros que traz riscos a aviação”, destaca.

A ação de fiscalização terá continuidade. Nos meses de maio e junho, atingiu a região oeste do aeroporto. Na atuação de ontem (12), a ação abrangeu a região sul e tem previsão de abranger a região norte no mês de agosto.


Fonte/Autor: Assessoria Semadur

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Patrulheiros Ambientais e equipes do Manancial Vivo desenvolvem ações na APA do Guariroba



Ações de conscientização para preservação do córrego Guariroba foram realizadas por patrulheiros ambientais, técnicos do Programa Manancial Vivo e agentes fiscais da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), na tarde do último sábado (9), na Área de Proteção Ambiental dos Mananciais do Córrego Guariroba (APA Guariroba).

Guardas civis municipais patrulheiros ambientais deram orientações com palestra educativa e distribuição de cartilhas sobre práticas que prejudicam o entorno da APA Guariroba como, por exemplo, atividades de balneabilidade, fogueiras em acampamentos, desmatamento, entrada de veículos nas margens do córrego. Também ressaltaram que na região da APA do Guariroba é proibido deixar resíduos sólidos, realizar acampamento e utilizar estruturas físicas ao longo do leito do córrego e das estradas vicinais. Também participaram da ação de fiscalização a Companhia de Policiamento Metropolitano e o Grupo Especializado com Apoio de Motocicletas (Gecam) da Polícia Militar.




 Segundo Marcos Andrei Alves Meira, coordenador do Programa Manancial Vivo, a Semadur desenvolve ações de educação ambiental e os patrulheiros ambientais, por meio da Guarda Civil Municipal, fortalecem as autuações nas situações de combate à degradação do meio ambiente. “Houve denúncia de atividades de frequentadores do local para entretenimento e verificamos possível degradação por conta de mau uso da área. Orientamos os motociclistas na conservação dos pontos de cruzamentos das estradas e do córrego. A ação de fiscalização foi bem-sucedida”, pontua.

De acordo Adelson Valentim, patrulheiro ambiental, ações de conscientização auxiliam no trabalho executado pelos patrulheiros. “Nós somos capacitados a atuar em casos de crime ambiental, a ação de conscientizar as pessoas beneficia diretamente em atividades de preservação do meio ambiente”, afirma.

Para Ariane Borges, estudante, 18 anos, a palestra educativa da qual participou a orientou sobre a forma de agir na conservação do córrego. “Muito interessante essa atividade de conscientização. Agora, sabemos o que se pode ou não fazer e, assim, vamos contribuir para não degradar o ecossistema”, destaca.

Capacitação
No período de seis meses cerca de 90 guardas civis municipais foram capacitados para atuarem no apoio à fiscalização e notificação de crimes ambientais. Deste total, 14 guardas civis municipais foram selecionados para a formação do Projeto Patrulheiros Ambientais para reforço e combate a infrações ambientais.

Fonte/Autor: Assessoria de Imprensa Semadur- Joana Lima MTE-MS 1540

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Prefeitura discute mobilidade urbana em 16° Encontro Regional do CB27 em Cuiabá

Para conhecer outras experiências relacionadas à mobilidade urbana, mudanças climáticas e boas práticas implantadas pelos municípios, a Semadur (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) participou nesta terça-feira (05) e quarta-feira (06) do 16° Encontro Regional do CB27 (27 capitais brasileiras) ocorrido em Cuiabá, Mato Grosso.

O evento promovido pela Prefeitura de Cuiabá e CB 27 reuniu gestores das capitais brasileiras e do Distrito Federal com a finalidade de compartilhar boas práticas de desenvolvimento socioambiental, disseminar conceitos e ações de sustentabilidade, troca de saberes em práticas sustentáveis e projetos bem sucedidos em desenvolvimento urbano sustentável aplicados em cada capital, destinação correta dos resíduos sólidos, além de temas ligados ao combate das mudanças climáticas como o aquecimento global.

Durante a reunião, gestores de Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Goiânia (GO) e Brasília (DF) apresentaram projetos sustentáveis ativos como forma de melhoria e referência a outras cidades do país, possibilitando maior preservação ambiental.

A Prefeitura de Campo Grande apresentou o Programa Municipal de Educação Ambiental, estação de captação de água pluvial, criação da Patrulha Ambiental, Programa Manancial Vivo, Programa Córrego Limpo, atividades de sustentabilidade, coleta seletiva e desenvolvimento urbano.

Representando a Prefeitura de Campo Grande, o secretario municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Rui Nunes, ressaltou a união das cidades em torno de benefícios ao clima e à urbanização, visando proporcionar qualidade de vida à população e integrando o poder público nas iniciativas socioambientais que os municípios devem realizar.

“Encontros como estes são fundamentais para que possamos trocar experiências quanto à gestão ambiental e, no tocante ao desenvolvimento urbano, podendo assim expor nossos projetos e observar o que as demais cidades estão desenvolvendo”, afirma.

Segundo a chefe de Divisão de Fiscalização e Políticas Sustentáveis e Educação Ambiental da Semadur, Cristina Piccolo, pequenas ações de sustentabilidade tornam-se ações de grande proporção quando integram as dimensões da cidadania, cultura e meio ambiente. “A interação dos órgãos públicos, empresas, ONGs e universidades em torno do protagonismo e sustentabilidade nas cidades, amplia o sentimento de pertencimento e, assim, ganha força a concretização das mudanças, pois é a cidade o local que completa nossa existência e o espaço para a sustentabilidade nascer e a partir desta evoluir”, destaca.

A Semadur promove Educação Ambiental Itinerante por meio da Divisão de Fiscalização e Políticas Sustentáveis e Educação Ambiental (DFPE), as instituições interessadas poderão entrar em contato pelo telefone 3314-3294 ou 33143290.
Fonte/Autor: SCS com Assessoria da Semadur

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Ações dos Centros de Educação Ambiental no primeiro semestre atingem diferentes públicos


A Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) desenvolve trabalhos de conscientização por meio de Educação Ambiental realizado durante o ano. Os Centros de Educação Ambiental (CEAs) são referência na disseminação de práticas sustentáveis na Capital e tem como objetivo transmitir conhecimentos sobre conservação e preservação do meio ambiente. 

Para reforçar a luta contra ações que degradam a natureza, o CEA Florestinha organizou, no início do mês de junho, uma programação que contou com apresentação de vídeos, palestras, teatro e oficinas sobre práticas sustentáveis. Durante a semana de preservação ambiental, mais de 120 alunos de escolas públicas da Capital e integrantes do projeto Florestinha plantaram mudas de árvores e fizeram trilha ecológica.

Dentre as atividades ocorridas ainda no primeiro semestre, o CEA Polônes destacou-se com a implementação de composteira com cerca de 100 participantes entre jovens, crianças e idosos. Essa composteira irá gerar o substrato que será transformado em adubo orgânico visando minimizar, de maneira sustentável, os impactos ambientais e diminuir o volume de resíduos sólidos na cidade. 

Já no CEA Imbirussú, no mês de junho, 70 alunos das escolas Profª Clarinda Mendes de Aquino e Coronel Sebastião Lima assistiram à palestra educativa sobre prevenção de acidentes aéreos, ocasionados pelo uso constante de canetas a laser, pipas, balões e resíduos sólidos. Durante a palestra, os técnicos da Semadur e da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) destacaram a necessidade de conscientização quanto às conseqüências dos restos de lixo que atrai pássaros em torno da região do aeroporto, provocando prejuízos físicos às aeronaves e risco a tripulação. 

Além dos resíduos sólidos, destacaram o uso de canetas a laser que dificultam a visão dos pilotos, podendo assim ocasionar acidentes aéreos. A expectativa é de que, com estes conhecimentos, os alunos transmitam as informações a suas famílias.

Em 24 de junho, no CEA Anhanduí ocorreu a formação dos professores sobre Áreas de Preservação Permanentes (APPs), com cerca de 45 professores da Escola Municipal de Tempo Integral Ana Lucia de Oliveira Batista. Ocorreram debates sobre a Reserva Legal e participaram de trilha ecológica. A formação desses professores irá contribuir para uma educação prática nas salas de aulas onde lecionam.

Estes Centros de Educação Ambiental proporcionam aos visitantes contato direto com o meio ambiente, por meio de atividades lúdicas e dispõem de estruturas completas como espaço multiuso, trilha ecológica, centro de convivência, auditório, entre outros espaços.

Serviço: As instituições interessadas em agendar visitas orientadas nos CEAs, poderão entrar em contato com a Semadur, por meio da Divisão de Políticas Sustentáveis e Educação Ambiental (DFPE) pelo telefone 3314-3294.